28 de setembro de 2011

Baleia jubarte aparece pela terceira vez em Abrolhos

Da Redação
Uma baleia jubarte foi fotoidentificada pela terceira vez pelo Projeto Baleia Jubarte, num período de 14 anos, no Arquipélago de Abrolhos (BA), área de reprodução da espécie. A descoberta foi feita após análise comparativa das imagens, a partir de fotografias tiradas na última semana.
“Identificar pela 3ª vez uma mesma baleia jubarte, num grande espaço de tempo atesta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao trabalho com a pesquisa destes animais. A fotoidentificação nos permite acompanhar a utilização do Banco dos Abrolhos pelas jubartes. Ver que este animal continua a usar a área é um indicador da importância do Banco dos Abrolhos para a conservação da espécie”, explica o diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.
Essa baleia foi avistada e fotoidentificada pela equipe de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte pela primeira vez, em 1997, em Abrolhos. Ela foi reencontrada em 2004, quando fotografada novamente no local, por uma turista, que enviou a imagem para o Instituto. Este ano foi reavistada pelos pesquisadores.
“A colaboração dos turistas, nos enviando fotos de baleia jubarte, é uma forma de as pessoas ajudarem a conhecermos um pouco mais destes animais e também ajudarem na sua conservação”, afirma Marcondes.
Sobre o perfil do animal, o Instituto Baleia Jubarte acredita que a baleia em questão deve ser um macho, por ter sido flagrada acompanhando uma fêmea com filhote, comportamento típico do macho, e deve ter mais de 18 anos de idade.
O Arquipélago de Abrolhos é o maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. Cerca de 9000 indivíduos da espécie se destinam para lá, anualmente, de julho a novembro, onde permanecem para reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores