9 de agosto de 2011

Sema lança campanha Bahia sem Fogo


As comunidades da região da Chapada Diamantina receberam, na manhã da última quarta-feira (3), um reforço do Governo do Estado para prevenir e combater os incêndios florestais, comuns entre os meses de agosto a dezembro. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançou a campanha Bahia sem Fogo, no Auditório Afrânio Peixoto, em Lençóis, que visa sensibilizar o poder municipal e a sociedade que vive naquela região.
O coordenador do Grupo de Operações Especiais da Chapada Diamantina (Brigada Voluntária), Homero Vieira, ressaltou durante o evento que os incêndios florestais devem ser evitados e, em último caso, combatidos. “É importante a presença constante dos órgãos estaduais, a exemplo da fiscalização educativa com as comunidades para formamos uma forte corrente”, disse.
A partir desse mês, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema) inicia uma operação de fiscalização educativa na Chapada Diamantina, que contará com o suporte de um trailer, onde serão passadas informações e haverá distribuição de materiais. O contingente é formado por mais de 10 técnicos de fiscalização, 08 veículos, 10 policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (CIPPA), além do apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional que é desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer), com vôos diários de monitoramento das ocorrências de focos de calor.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a qualidade ambiental é feita através da fiscalização, mas também com o apoio das comunidades. “Pretendemos incluir um representante de brigadistas no Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Sema. Precisamos realizar mais capacitação com esses profissionais, mas não podemos esquecer da necessidade de aperfeiçoarmos os sistemas municipais de meio ambiente para que seja feita a gestão completa da Bahia”, destacou.
O presidente da União dos Prefeitos da Chapada Diamantina, João Hipólito Rodrigues, considera louvável a iniciativa do Governo do Estado em lançar uma campanha como a Bahia sem Fogo. “Quando há esse envolvimento dos poderes públicos, a presença do Ministério Público, da sociedade como um todo, fica mais fácil promover ações de preservação ambiental. Farei a minha parte, vou divulgar em meu município esta campanha”, pontuou.
Convênio – A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) está em fase de recebimento de documentação para realizar um convênio, que deve ser firmado com as prefeituras, para execução de um plano de trabalho que envolve a manutenção das ações das brigadas voluntárias de combate aos incêndios florestais.
Segundo o representante do órgão, Salvador Brito, o convênio sofre variações entre um município e outro por conta das características próprias, mas todos eles terão supridas as necessidades das brigadas. “Somente os municípios que constam irregularidades na documentação enviada podem não conseguir firmar o convênio”, ressaltou.
Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores