9 de agosto de 2011

PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO

EDITAL UESC Nº 099 – Data: 04/08/2011 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO. 1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS 1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento, de até 15 (quinze) vagas do curso acima citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa do curso: 1) Fisiologia e Morfologia Vegetal e 2) Botânica Aplicada. 1.2. Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes de curso de graduação plena em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e outras áreas de conhecimento consideradas afins à temática central do programa. 1.3. Haverá um quantitativo de vagas destinado a demanda interna que é estabelecida pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir: “Art. 92 - Todos os cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso. Parágrafo Único – Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC.” 1.4. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica. 1.5. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa. 2. DAS INSCRIÇÕES: 2.1. Período: 15/08/2011 a 16/09/2011. 2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00 pelo candidato, pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX (data máxima de postagem de 16/09/2011), endereçadas ao Programa de Pós-Graduação em Botânica, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900. 2.3. A inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será considerada válida a última. 2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos desse edital e da regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção. 2.5. Informações adicionais, podem ser encontrados na home Page do curso http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/ 3. DA DOCUMENTAÇÃO 3.1. Apresentar fotocópia dos documentos abaixo relacionados, ENCADERNADOS E NA SEGUINTE ORDEM:
1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo I).
2. Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos estrangeiros.
3. Título eleitoral (para candidatos brasileiros).
4. Certidão de casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a portadora seja casada);
5. Diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de concluinte de curso de graduação no segundo semestre de 2011.
6. Histórico escolar do curso de graduação.
7. Duas fotografias 3 x 4 recentes, originais e coloridas.
8. Declaração e termo de compromisso do candidato de que concorda com as normas previstas neste edital (Anexo II).
9. Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para candidatos estrangeiros).
10. Duas cartas de referência emitidas por professor ou pesquisador com título de Doutor ou equivalente, enviado em envelope lacrado para o endereço do Programa de Pós-graduação em Botânica da UESC (Anexo III).
11. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado. As fotocópias dos documentos que comprovem devidamente as informações contidas no Curriculum vitae, deverão ser apresentadas na mesma seqüência do barema (Anexo IV) e ENCADERNADAS.
4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 4.1 A Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da UESC (www.uesc.br) até o dia 23/09/2011, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação. 4.2 O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá encaminhar recurso (Anexo V) à Comissão, por e-mail (ppgbotanica@uesc.br), no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação estipulada no item anterior. 5. DA SELEÇÃO: 5.1. Data: 14/10/2011 Locais de aplicação das provas: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) Universidade de São Paulo (USP) Horário: 8:00 – Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa 14:00 – Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa Informações adicionais sobre local específico de aplicação das provas, podem ser encontrados na home Page do curso http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/. 5.2. O processo seletivo para ingresso no curso constará de:

Pontuação
Caráter
Análise de Curriculum vitae (itens a serem considerados no Anexo IV) e histórico escolar
0-10
Classificatório
Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa
0-10
Classificatório e eliminatório
Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa
0-10
Classificatório
5.3. A prova escrita constará do sorteio de dois pontos entre os dez listados no Anexo VI e terá 3 horas de duração. 5.4. O candidato que alcançar nota inferior a sete pontos na prova escrita de conhecimento relativo às linhas pesquisa será desclassificado. 5.5. Para a prova de inglês será permitido o uso do dicionário e terá duração de 3 horas. 5.6. O candidato que obtiver nota inferior a sete na prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa, cursará a disciplina sobre leitura e interpretação de textos científicos em inglês na área de Botânica. Caso não alcance nota igual ou superior a sete será desligado do programa. 6. DA AVALIAÇÃO: 6.1. A cada candidato será atribuída uma nota final, entre zero e 10, dada pela expressão (3C+5P+2I)/10, em que: ‘C’ é a nota obtida na análise de Curriculum vitae e histórico escolar; ‘P’ é a nota obtida na avaliação de conhecimento (prova escrita) e ‘I’ é a nota obtida na prova de Língua Inglesa. 6.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise de prova escrita e currículo, nesta ordem. 7. RESULTADO FINAL: Até o dia 31/10/2011. 8. DA MATRÍCULA 8.1 Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação. 8.2 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio www.uesc.br. 8.3 Caso o candidato apresente a certidão de conclusão ou declaração de concluinte do curso de graduação no ato da matrícula, será de sua inteira responsabilidade apresentar à Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) cópia autenticada do seu diploma no prazo de 12 meses. 8.4 Os candidatos diplomados no exterior deverão entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no Brasil. 8.5 Candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de estudante ou comprovante de tramitação para obtenção do documento.
Data
Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE
Horário
De 08h00 as 12h00 e de 13h30 as 15h30
Local
SEPOG na Torre Administrativa - 1o andar
Documento
Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada
8.8 As aulas serão iniciadas em data definida no Calendário Acadêmico da UESC. 9. DO RECURSO 9.1 Após a divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue prejudicado, poderá interpor recurso no prazo máximo de um dia útil, utilizando o formulário específico (Anexo V). 10. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção. 10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia. 10.3 O resultado final do processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e publicação pela Reitoria. 10.4 Os candidatos que não apresentarem a média mínima 7,0 (sete) no processo seletivo serão eliminados. 10.5 Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido no presente Edital. 10.6 O candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o prazo, estes não estarão mais disponíveis. 10.7 Os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do Programa. 10.8 Caso haja um número de candidatos aprovados superior ao número de vagas disponibilizado por Programa, será publicada uma lista de excedentes. 10.9 Os candidatos não selecionados terão prazo até o dia 01/03/2012 para retirar os documentos apresentados na inscrição. Os documentos serão devolvidos na Secretaria do Programa, após esse prazo, os documentos serão incinerados. (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/). EDITAL UESC Nº 100 – Data: 04/08/2011 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROIC/UESC) 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação Pesquisa e Sustentabilidade A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em conformidade com a Resolução Normativa N°. 017/2006 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Normas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Resolução CONSEPE/UESC N°. 23/2008 e com as decisões da Comissão de Organização do Evento, torna pública a abertura das inscrições para o 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade 1. O Evento 1.1. Data: 08 a 10 de novembro de 2011. 1.2. Horário: das 08:00 às 18:00 horas. 1.3. Local: Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto da UESC e em outros locais a serem divulgados de acordo com a programação. 1.4. Número de vagas: 1.200 (hum mil e duzentas). 1.5. Certificado: serão emitidos certificados de participação no evento e de apresentação de trabalho. 2. Objetivos do Evento 2.1. O 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade visa congregar estudantes, professores e pesquisadores da UESC, de outras Instituições de pesquisa e o público em geral, promovendo a difusão e estimulando o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas no âmbito da UESC e região. 2.1. Os objetivos específicos são: a) Divulgar e discutir as atividades de pesquisa realizadas na UESC, através de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. b) Favorecer a integração entre os diversos grupos de pesquisa da Instituição. c) Debater a situação da ciência e tecnologia no país, no Estado e na região de inserção da UESC. d) Discutir, divulgar e avaliar os trabalhos realizados pelos discentes vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROIC/UESC) nas modalidades PIBIC/CNPq, PIBIC/FAPESB, ICB/UESC e ICV/UESC e ao Programa de Iniciação Tecnológica PIBITI. e) Favorecer, ao estudante envolvido com pesquisa, a experiência de apresentar um trabalho científico. f) Fortalecer e divulgar os programas de Pós-Graduação da UESC. 3. Público alvo 3.1. Pesquisadores dos diversos campos do saber da UESC e de outras Instituições. 3.2. Discentes vinculados ao PROIC/UESC (orientados 20010/2011 e 2011/2012). 3.3. Discentes vinculados ao PIBITI (2010/2011 e 2011/2012). 3.4. Estudantes de Pós-Graduação da UESC. 3.5. Estudantes de graduação da UESC e de outras Instituições. 3.6. Comunidade em geral. 4. Cronograma 4.1. Período de inscrição: 08/08/11 a 14/10/11. 4.2. Período de submissão de resumos: 08/08/11 a 16/09/11, até às 15 horas. 4.3. Análise de resumos: 29/08/11 a 05/10/11. a) Em caso de solicitações de correções pelo parecerista, o resumo será enviado novamente ao autor, para que o mesmo as realize em no máximo três dias. b) O autor deve se adequar as sugestões do parecerista. Caso o resumo não seja corrigido, este será recusado. 4.4. Divulgação de resumos aceitos: 11/10/11. 4.7. a) O primeiro autor do resumo deverá retirar a camisa do seminário, no dia 07/11/11, no térreo da Torre Administrativa, sendo a prioridade para os bolsistas de Iniciação Científica. b) A distribuição das datas e horários das apresentações poderá ser acessada no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011. 4.5. Solenidade de premiação: 10/11/11, às 14 horas, no Auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto. 5. Submissão de resumos 5.1. A submissão do resumo será realizada no período de 08/08/11 a 16/09/11, até às 15 horas, no sistema: http://propp.uesc.br/sic2011. 5.2. Os inscritos poderão submeter apenas um resumo como primeiro autor. 5.3. Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágios) eliminam o autor da participação no 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade, independente das responsabilidades civil e criminal que possam advir desse ato. 6. Análise e julgamento dos resumos para aprovação 6.1. Os resumos encaminhados serão direcionados aos pareceristas e terão a aprovação final pela Comissão Organizadora do Evento. 6.2. Os requisitos a serem considerados no processo de avaliação serão: a) clareza e adequação de objetivo; b) coerência entre objetivos e metodologia; c) apresentação de resultados compatíveis com pesquisa em andamento ou finalizada; d) adequação às normas e formatação exigida pela Comissão Organizadora para submissão de resumos. 7. Formas de apresentação dos resumos 7.1. Todos os resumos vinculados a projeto de iniciação científica PROIC/UESC 2010-2011 (Modalidades PIBIC/CNPq, PIBIC/CNPq-AF, PIBIC/FAPESB, ICB/UESC e ICV/UESC), a projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) serão apresentados oralmente. Os coordenadores de cada programa de pós-graduação stricto sensu da UESC, poderão indicar até 3 resumos, por nível oferecido no programa (mestrado e doutorado), para apresentação oral. As normas para apresentação oral estarão disponíveis no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011 7.2. Os demais resumos serão apresentados na forma de pôster. As normas para confecção dos pôsteres estarão disponíveis no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011. 8. Análise e julgamento das apresentações para premiação 8.1. Cada trabalho será avaliado por, no mínimo, dois pareceristas definidos pela Comissão Organizadora, obedecendo aos seguintes critérios: a) formato da apresentação: estrutura, tamanho da letra, adequação do fundo do slide, disposição e quantidade de texto, figuras e/ou tabelas; b) objetividade e clareza na apresentação: poder de síntese do discente, o uso da linguagem técnico-científica. O apresentador deve comunicar com clareza, precisão e consistência o desenvolvimento da pesquisa; c) domínio de conteúdo: domínio do assunto durante a explanação. Como o apresentador articula a teorização e/ou conceitos da área para discutir a pesquisa realizada; d) resultados: articulação dos resultados com os objetivos da pesquisa. 8.2. A distribuição das datas e horários de avaliação das apresentações será enviada por email e também poderá ser acessada no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011. 9. Premiações do Evento 9.1. O ranking dos trabalhos será definido pela média das avaliações recebidas por cada trabalho por ocasião do processo de avaliação realizado durante o Evento. 9.2. O cálculo das médias finais considera a soma dos descritores da ficha de avaliação e o número de avaliações. 9.3. Em caso de trabalhos com notas iguais utilizar-se-á como critério de desempate as maiores notas entre os descritores, considerando primeiro a nota de “Resultados”, seguida da nota do “Domínio de conteúdo”, “Objetividade e clareza na apresentação” e “Formato da apresentação”. 9.4. Os dez (10) “Melhores trabalhos de Iniciação Científica da UESC” serão premiados com uma viagem financiada pela UESC para participarem da Jornada Nacional de Iniciação Cientifica durante 64º Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) 2012. A UESC financia passagem e diárias conforme valor estabelecido pelo Decreto nº 5910, de 24/10/96. a) Serão premiados os dois (2) “Melhores trabalhos de Iniciação Científica da UESC”, de cada área (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes), totalizando seis (6) premiados. b) Serão premiados os quatro (4) “Melhores trabalhos de Iniciação Científica da UESC” independente da área. c) Receberão o certificado de “Destaque da Iniciação Científica da UESC” os trabalhos classificados entre 11° e 15° lugar. 9.5. Os três (03) “Melhores trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UESC” receberão o certificado de Destaque da Iniciação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. a) Será premiado um (1) “Trabalho de Iniciação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UESC”, de cada grande área (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes), totalizando três (3) premiados. 9.6. Os três (03) “Melhores Trabalhos de Pesquisa da UESC” serão premiados com certificados. a) Será premiado um (1) trabalho de cada grande área (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes), totalizando três (3) premiados. 9.7. Serão concedidos dois prêmios aos trabalhos de pós-graduação stricto sensu: um para o “Melhor trabalho de mestrado da UESC e um para o Melhor trabalho de doutorado da UESC”. O prêmio será a cobertura dos custos (especificados abaixo) de uma viagem para participação em congresso em território nacional, mas que tenha abrangência/escopo nacional ou internacional. Os custos cobertos serão: taxa de inscrição (até o limite de R$ 500,00), diárias (até o limite de sete diárias, conforme valor estabelecido pelo decreto 5910- 24/10/96) e passagem, desde que: i) o congresso ocorra até a data limite de 01 de dezembro de 2012; ii) o discente esteja regularmente matriculado no programa de pós-graduação em questão, na data de ocorrência do evento; iii) o discente seja aceito no congresso com apresentação de trabalho (forma oral ou pôster). Cabe à Coordenação do Programa de Pós-Graduação encaminhar, em data hábil, os dados do congresso à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, enfatizando a abrangência e relevância do mesmo. 9.8. O melhor trabalho de cada programa, em cada nível (mestrado e doutorado), receberá um certificado de “Destaque da Pós-graduação stricto sensu da UESC”. Apenas um certificado será emitido por programa (por nível), de modo que dois dos trabalhos apresentados acumularão o recebimento do certificado e do prêmio (mencionado na alínea 9.7). 9.9. O melhor trabalho de especialização receberá um certificado de “Destaque da Pós-Graduação lato sensu da UESC”. 9.10. A Solenidade de Premiação dos trabalhos apresentados será realizada no dia 10 de novembro de 2011, às 14 horas, no Auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto. 10. Disposições gerais 10.1. Os compromissos do discente, compromissos do orientador, bem como os itens referentes a submissão dos resumos e as formas de apresentação estão descritos nas normas complementares ao presente Edital e publicadas no endereço http://propp.uesc.br/proic/. 10.2. Esclarecimentos sobre este Edital e informações adicionais sobre 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade poderão ser obtidas na Secretaria da PROPP/UESC, pelo telefone (73) 3680-5129 ou pelo e-mail: seminarioic@uesc.br. 10.3. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora do evento. 10.4. Informações complementares estarão disponíveis em: http://propp.uesc.br/sic2011. (O anexo está disponível no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/).
FONTE:http://www.egba.ba.gov.br/diario/DO05/DO_frm0.html

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