28 de julho de 2011

Seminário de educação no campo inscreve para trabalhos até dia 15

Henrique Soares

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


O II Seminário Educação do Campo e Contemporaneidade está com inscrições de trabalhos abertas até o dia 15 de agosto.

O evento, que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro no Auditório Jurandyr Oliveira, sediado no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador), tem entre seus objetivos articular com os participantes a constituição de uma rede regional de pesquisadores e educadores do campo.

As inscrições devem ser solicitadas pelo e-mail seminarioeducacaodocampouneb2011@yahoo.com.br. São cobradas taxas de R$ 15 (estudantes) e R$ 30 (professores e demais profissionais).

O evento é uma promoção do grupo de pesquisa em educação do campo e contemporaneidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, o pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), José Cláudio Rocha, o diretor do DEDC, Antônio Amorim, e o coordenador do PPGEduC, Elizeu Clementino, estão convidados para a abertura do evento.

A conferência inicial, que traz como tema o campo como um espaço de vida, será ministrada pela professora de sociologia rural da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Maria Nazareth Wanderley.

Participam ainda da programação do evento os professores e pesquisadores Bernardo Mançano, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Eliane Dayse Furtado, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria do Socorro Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (Ufcg), Salomão Hage, da Universidade Federal do Pará (Ufpa), e Sônia Meire de Jesus, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Migração

A coordenadora do evento, professora Rosana Rodrigues, do PPGEduC, salienta que um dos pontos a serem discutidos no seminário é referente à migração de pessoas das zonas rurais para as urbanas.

“Geralmente são sujeitos expropriados do campo que levam para as periferias urbanas suas matrizes identitárias. Por isso dizemos que a educação no campo ultrapassa as fronteiras do campo”, diz Rosana.

Ela lembra que a educação praticada atualmente nas zonas rurais é deficiente, pois é pensada no modelo urbano-industrial. “As populações do campo se organizam em outras relações de trabalho. É uma educação contra-hegemônica”.

Rosana enfatiza que o fato de a UNEB ser multicampi favorece esse debate sobre a questão no estado, e lembra que a universidade possui curso de formação de professores para educação no campo em diversos campi, a exemplo de Itaberaba, Conceição do Coité, Teixeira de Freitas, Barreiras, Eunápolis e Irecê.

“Em Irecê, 70% dos nossos estudantes se originam do campo e, após se formarem, atuam no campo”, cita a docente.

Informações: PPGEduC/Campus I – tel. (71) 3117-2404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores