27 de julho de 2011

Projeto apoiado pelo Costa Atlântica contribui para criação de nova unidade de conservação em Ilhéus (BA)





Em junho, a prefeitura de Ilhéus criou o Parque Municipal Marinho dos Ilhéus. A unidade tem como objetivo fundamental a preservação do peixe Epinephelus itajara (Mero) e do ecossistema, proporcionando oportunidades controladas de visitação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica.

A criação do Parque teve, dentre outros parceiros, a contribuição do projeto “Apoio à criação e planejamento de uma unidade de conservação municipal marinha em Ilhéus-BA, destinada à preservação do mero-canapu (Epinephelus itajara Lichtenstein, 1822)”, que é financiado pelo Fundo Costa Atlântica, do Programa Costa Atlântica da Fundação. O projeto é executado pelo Consórcio Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Instituto Floresta Viva.

"Com a criação do Parque Municipal Marinho dos Ilhéus, a comunidade ilheense poderá, através do turismo submarino, apropriar-se do recurso ‘mero’ sem a necessidade de capturá-lo. Trata-se de uma mudança de paradigma", afirma o professor da UESC Gil Marcelo Reuss, que coordena o projeto.

Veja mais detalhes sobre o novo parque marinho e sua criação
aqui. Saiba mais sobre o Programa Costa Atlântica e suas atividades clicando aqui.

FONTE: SOS MATA ATLANTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores