30 de maio de 2011

PROGRAMA MARÉ DOS SABERES

REPASSANDO....

Olá pessoal
Como Monitora Maré dos saberes Madre Deus, passo o convite abaixo, antes conheça um pouco sobre Maré dos Saberes
Obrigada

Sandra Tereza

PROGRAMA MARÉ DOS SABERES

O programa MARÉ DE SABERES é um programa de Extensão Universitária da UFBA, financiado com recursos do Edital PROEXT 2010-2011 e tem como diretrizes fundamentais: o atendimento a demandas sociais de alfabetização de jovens e adultos, mulheres, pescadoras e marisqueiras que estejam em processo de formação educacional continuada de 04 municípios do Baixo Sul, 06 Recôncavo da Bahia, além da cidade de Salvador. Essas mulheres trabalhadoras da pesca notadamente possuem um baixo nível de escolaridade e demandam ações de cunho sócio-educacional.

À iniciação e formação de alfabetizadores entre as demandas discentes da universidade e a criação de formas de cooperação político-pedagógica no campo da Alfabetização de Jovens e Adultos, transformam o programa Maré de Saberes, numa ação que será o elo entre a Universidade Federal da Bahia e as comunidades pesqueiras. Trata-se de um programa que articula suas ações em três dimensões: formação de grupos de protagonismo social no universo feminino, valorização das práticas laborais da mulher trabalhadora da pesca e inclusão digital na perspectiva de uma intervenção didática e social pautada no desenvolvimento sustentável local.

Palavras-chave do programa: Educação, Troca de Saberes, Diversidade Cultural

Fazem parte do programa os municípios de Maraú, Camamú, Taperoá, Valença, Salinas das Margaridas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, Candeias-Passé e Salvador.

Foram selecionados estudantes de graduação da UFBA, para atuarem em cada um desses municípios, os selecionados são de diversas área do saber da UFBA. Esses estudantes desenvolverão sua prática de estágio em 360 h/aula, sendo 100h para formação inicial e continuada e 260h em comunidade.

Numa etapa posterior serão agregados os parceiros do programa, representantes das esntidades de pesca dos municípios acima listados. Será constituído um Núcleo de Gestão Acadêmica - NGA, composto por representantes dos alunos, da comunidades e da coordenação do programa, de modo que os encaminhamentos sejam gestados de maneira compartilhada.

O núcleo do Programa Maré de Saberes, está situado na Faculdade de Educação da UFBA

CONVITE

No Dia do Meio Ambiente, a cidade de Madre de Deus estará em atividades!!

Em parceria com o projeto Maré de Saberes da UFBA, a Associação de Mulheres Marisqueiras da cidade, promove a Ação de Educação Ambiental com as seguintes ações: Limpeza dos Manguezais e Plantio de Mudas de Mangue.

DATA: 05 de junho de 2011

Horário: A partir das 09:h

Local: Madre de Deus do Cação

VOCÊ É CONVIDADO!!!

A presidente da entidade organizadora do evento, srª. Maria Zilda e a monitora do projeto Maré de Saberes, desde já agradecem o empenho e apoio de todos nesta ação que é uma causa de todos nós!

CONTATO ATRAVÉS DO ENDEREÇO ELETRONICO: maredossaberes@gmail.com

visite o blog Madre Deus : http://maredosaber.blogspot.com/

Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Uilma Rodrigues de Matos Amazonas - FACED
e-mail do programa: ufba.maredesaberes@gmail.com

Postado por Maré de Saberes às 04:00

Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores