22 de dezembro de 2010

Salvador abrigará encontro sobre minério e metalurgia extrativa

Evento acontece em outubro de 2011 com apoio da UFBA

O mais importante evento científico do Brasil da área de Tratamento de Minério e Metalurgia Extrativa acontecera em Salvador, em outubro de 2011, organizado por professores e engenheiros da UFBA, IFBA, DNPM e empresas como a Paranapanema e CBPM. Este evento ocorreu em Salvador em 1978, sob a organização da CBPM, e em 1990, organizado pela ABM e Metais Especiais. Esta é a primeira vez que a UFBA se envolve diretamente na organização deste tradicional evento que congrega habitualmente entre 500 e mil interessados em caracterização de minérios e outros materiais inorgânicos, moagem e britagem, classificação por tamanho, separação de sólidos por métodos físicos, extração de metais de rochas e resíduos sólidos, reciclagem de metais e compostos inorgânicos, flotação, tratamento de efluentes e sólidos contaminados com compostos inorgânicos.

Os participantes do evento terão a rara oportunidade encontrar o premiado Prof. Fathi Habashi, professor Emérito de Metalurgia Extrativa da Universidade Laval (Canadá), doutor Honoris Causa pelo Instituto de Mineração de São Petersburgo (Rússia), autor de diversos livros na área de Metalurgia Extrativa, Química Industrial Inorgânica e História da Ciência e Tecnologia, como “Principles of Extractive Metallurgy”, em quatro volumes que foram traduzidos para o russo e o chinês; e “Handbook of Extractive Metallurgy”, também em quatro volumes. O Prof. Habashi ministrará um curso sobre Pirometalurgia com tradução simultânea e fará palestra sobre a metalurgia extrativa dos metais de terras raras e sobre a produção de pós-metálicos usando hidrometalurgia.

Já o Prof. Marcello Veiga, da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), fará a palestra intitulada “Small mine is beautiful”, enfocando o trabalho que vem desenvolvendo junto com a Organização das Nações Unidas sobre a redução da contaminação por mercúrio em vários garimpos de ouro do mundo através do uso de métodos mais modernos de extração. Participarão também do evento os professores Vlademiros Papangelakis, da Universidade da Toronto (Canadá), e Mario Sanches, da Universidad de Concepción (Chile).

Este evento será útil para gestores, engenheiros, técnicos, pesquisadores e estudantes envolvidos ou interessados no desenvolvimento e implementação de processos de tratamento de minérios e metalurgia extrativa para a produção de metais, o tratamento de resíduos sólidos ou a reciclagem de materiais inorgânicos. A submissão de resumos de contribuições técnicas para o evento encontra-se aberta até o dia 23 de janeiro de 2011 na homepage do evento (www.entmme2011.com.br). Para mais informações, entrar em contato com a secretaria exclusiva do evento (eventus@eventussystem.com.br – 2104-3477) ou com o presidente da comissão organizadora, Prof. Luiz Rogerio Pinho de Andrade Lima, DCTM/EP/UFBA (lelo@ufba.br ou 3283-9514).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores