22 de dezembro de 2010

DOWNLOAD - AMPLIE E RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


Cartilha Sistemas Agroflorestais
Cartilha O Latifúndio dos Eucaliptos Baixe Aqui.
.
Metrópole sustentável: é possível?

Artigo publicado na CH 274 (setembro/2010)

metropoles274.pdf — PDF document, 5453Kb

Metrópole sustentável: é possível?

Lixo, pobreza, engarrafamentos, poluição: as coisas não vão bem em nossas metrópoles. Apesar de alguma melhora nos últimos 10 anos em relação a problemas como favelização, moradia e pobreza, a desigualdade ainda é grande. No artigo de capa da CH 274, sociólogos, arquitetos, economistas, urbanistas e representantes de organizações internacionais discutem o assunto. Estamos fadados a um colapso ou a metrópole sustentável é um conceito viável?

FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/274/pdf_aberto/metropoles274.pdf

Divulgador, traidor?

A propósito: Divulgador, traidor?
A divulgação científica corrompe o conhecimento que quer transmitir, para alguns cientistas. Na CH 274, Franklin Rumjanek contesta esse ponto de vista, explica por que devemos fazer divulgação e discute o seu alcance para motivar o interesse pela ciência.

Coluna 'A Propósito' publicada na CH 274 (setembro/2010)

aproposito274.pdf — PDF document, 126Kb

FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/274/pdf_aberto/aproposito274.pdf

A revisão do Código Florestal e o desenvolvimento do país

Seção 'Opinião' publicada na CH 274 (setembro/2010)

opiniao274.pdf — PDF document, 1159Kb

Opinião: A revisão do Código Florestal e o desenvolvimento do país
O artigo de Opinião da CH 274 condena as alterações propostas no Código Florestal brasileiro. As autoras defendem que as mudanças ignoram o conhecimento científico sobre a importância da biodiversidade, contradizem compromissos assumidos pelo Brasil em tratados internacionais.

Mudanças climáticas: caçando indicadores no Nordeste brasileiro

Mudanças climáticas globais: Caçando indicadores no Nordeste brasileiro

Como avaliar a dimensão das mudanças climáticas e o impacto que terão na natureza e em nossa vida? Uma das formas é identificar e avaliar processos que confirmem essas alterações. O artigo de capa da CH de julho mostra que alguns desses indicadores vêm sendo encontrados no Nordeste. Lá, estudos no rio Jaguaribe e em trechos do litoral analisaram alguns deles e apontaram que, de fato, as mudanças climáticas vêm intensificando as alterações ambientais.

Artigo publicado na CH 272 (julho/2010)

mudancasclimaticas272.pdf — PDF document, 4357Kb


A nova ciência marinha: uso de veículos remotos no estudo do fundo do mar

Artigo publicado na CH 272 (julho/2010)

cienciamarinha272.pdf — PDF document, 3631Kb

A nova ciência marinha: uso de veículos remotos no estudo do fundo do mar

Os recursos minerais e biológicos existentes nos oceanos estimulam a realização de estudos sobre o ambiente marinho. Neste artigo, conheça as novas técnicas que vêm sendo usadas para tal – como o uso de minissubmarinos, tecnologia já utilizada no Brasil.

FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/272

Cnia/Ibama lança o livro Olhar Perceptivo: Teoria e Prática de Sensopercepção

Brasília (20/12/2010) – Na última quinta-feira (16), foi lançado o livro Olhar Perceptivo: Teoria e Prática de Sensopercepção, publicado pelo Centro Nacional de Informação Ambiental do Ibama - Cnia, durante evento realizado no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ, em prosseguimento às comemorações do cinquentenário de criação e ao sesquicentenário de reflorestamento da unidade.

O material tem foco nos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Ambiental do parque e busca valorizar o trabalho técnico-educativo empreendido nos últimos anos pela analista ambiental Denise Alves e pela professora Leide Marques Peralva.

A obra foi editada em dois volumes, um teórico e outro prático, para facilitar a consulta do educador nas atividades, e a concepção editorial é do analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente Luiz da Motta.

A metodologia de sensopercepção está sendo utilizada em educação no processo de gestão ambiental como uma atividade complementar. Contribuindo como uma ferramenta na ampliação da percepção do ambiente, o trabalho favorece a integração de grupo e facilita o processo de ensino-aprendizagem e a abordagem interdisciplinar e participativa. O livro será usado em cursos, oficinas e seminários, no parque e em outras unidades do ICMBio, do Ibama e de parceiros dessas instituições.

“A pesquisa realizada por Leide em Brasília, no Centro de Reelaboração Corporal, foi o que deu embasamento ao método da sensopercepção. Esse livro é fruto de intensa dedicação e vem demonstrar que a parceria entre Ibama e ICMBio continua profícua”, comentou Denise Alves.

As educadoras estão disponíveis para ministrar oficinas sobre a metodologia, e o livro pode ser adquirido no Cnia, na página eletrônica www.ibama.gov.br/cnia.

Luiz Motta
Ascom/Saic


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores