4 de agosto de 2010

Professor realiza documentário sobre município da Chapada Diamantina
Iza Florentino
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
nova_redencao_di

Reitor Valentim parabenizou professor Manoel Neto pela realização do documentário. Fotos: Cindi Rios/Ascom

O professor da UNEB Manoel Neto entregou ao reitor Lourisvaldo Valentim, em primeira mão, cópia do seu novo documentário Nova Redenção: A Terra do Poço Azul, que será lançado no dia 30 de julho, no município tema da obra.
O encontro na Reitoria, Campus I, em Salvador, aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 23. O docente, que faz parte do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec) da universidade, esteve acompanhado do compositor Fábio Paes, pesquisador musical do documentário.
Manoel compartilha a direção da obra cinematográfica com o cineasta Roque Araújo.
nova_redencao_p

Manoel (diretor) e Fábio Paes (pesquisador musical)
“Vimos agradecer ao reitor o apoio da universidade na realização desse documentário, que é resultado do nosso trabalho sobre a cultura, religiosidade, história e o potencial turístico de Nova Redenção”, disse Manoel Neto.
Para a produção do audiovisual os autores puderam contar com o apoio cultural do Ceec, que disponibilizou técnicos para trabalhar nas filmagens e edição do vídeo.

“A UNEB tem uma forte presença na região da Chapada Diamantina, onde fica Nova Redenção. Por isso, não poderíamos deixar de apoiar essa louvável iniciativa do professor Manoel, que resgata e valoriza a cultura do povo e a exuberância da natureza local”, afirmou Valentim.
Em Salvador, a exibição pública do documentário vai acontecer durante a 37ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que será realizada de 9 a 16 de setembro de 2010. Posteriormente, assegura Manoel Neto, a obra será disponibilizada para todos os campi da UNEB.
O trabalho foi financiado pela Prefeitura Municipal de Nova Redenção e contou com o apoio também da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), por meio da Diretoria de Imagens e Multimeios (Dimas).

Localizada a 420 quilômetros de Salvador, no centro do território baiano, na Chapada Diamantina, a cidade de Nova Redenção é banhada pelo Rio Paraguaçu. Alguns dos principais atrativos do municipio são o Poço Azul, que dá título à obra, e a Festa de Vaqueiros .

Em 2007, Manoel Neto dirigiu outro documentário, Vaqueiros Canudos. A obra, em codireção com Miguel Teles, conta a história da figura do vaqueiro, desde a colonização, passando pela ocupação do interior baiano até os dias atuais.

Foto (home): Reprodução de imagem da capa do DVD promocional da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores