18 de julho de 2010

Livro usa analogia criativa para defender Mata Atlântica do Nordeste


13/07/2010

Rogério Ippoliti

Perpetuar numa publicação todo o processo de sistematização do que foi vivenciado durante o projeto Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação da Mata Atlântica do Nordeste, realizado entre 2008 e 2010. Esta foi a ideia da Amane (Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste) ao escrever o livro Saberes e Fazeres da Mata Atlântica do Nordeste - Lições para uma Gestão Participativa, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A obra será apresentada, discutida e lançada nesta quarta-feira (14/7), às 19 horas, na Livraria Cultura, que fica na rua Madre de Deus, s/n, no Paço Alfândega, em Recife. O projeto Capacitação em Gestão Participativa, que contou com o apoio do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) do Ministério do Meio Ambiente, da Conservação Internacional e da Fundação SOS Mata Atlântica, se consolidou com a realização de seis cursos intensivos.

Neles, houve o envolvimento de 145 gestores de Unidades de Conservação dos oito estados que fazem parte do domínio da Mata Atlântica do Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia). O livro sintetiza boa parte do que foi debatido e continuará alimentando o processo iniciado com os cursos, que tiveram carga horária média de 76 horas. A obra faz o leitor percorrer por analogia um caminho que vai da preparação no plantio aos cuidados com uma planta que simboliza a Mata Atlântica.

No capítulo I, são semeadas a ideia, força e formação das parcerias para a construção e execução do projeto Capacitação em Gestão Participativa. Mas para que essa semeadura tenha sucesso, é necessário estabelecer procedimentos para manejar a terra e as sementes. Assim, o capítulo II discorre sobre a metodologia e as concepções empregadas nos cursos. O capítulo III se concentra no substrato, a terra fértil representada pelos gestores, onde serão depositadas as sementes.

As sementes são apresentadas logo em seguida no capítulo IV, que contempla todos os temas tratados nas capacitações, a partir dos textos dos educadores envolvidos no projeto. Preparado o terreno e lançadas as sementes com os devidos cuidados, é hora da germinação. E ela é exposta no capítulo V, com os resultados alcançados com a capacitação e a mobilização dos gestores.

Com a publicação de Saberes e Fazeres da Mata Atlântica do Nordeste - Lições para uma Gestão Participativa, a Amane e parceiros atingem o objetivo de disseminar os conhecimentos gerados ao longo da execução do projeto, apresentando os resultados para um público mais amplo e construindo uma ferramenta útil para ações futuras. Segundo os autores do livro, os resultados alcançados são concretos e com grande potencial de extrapolar os limites regionais, colocando o corredor Nordeste da Mata Atlântica na vanguarda de iniciativas semelhantes no Brasil.

A Amane tem como missão proteger e recuperar a Mata Atlântica do Nordeste e acredita que a criação e gestão participativa de Unidades de Conservação são as principais estratégias para a efetivação desse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores