1 de fevereiro de 2010

EDUFBA - Baía de Todos os Santos é abordada em publicação

O livro Baía de Todos os Santos: aspectos oceanográficos é fruto do empenho de uma equipe multidisciplinar, que incluiu pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, ao reunir o conhecimento científico gerado sobre a Oceanografia da Baía de Todos os Santos (BTS), a segunda maior baía da costa brasileira.

Os capítulos que compõem este livro remetem o leitor inicialmente à evolução geológica da BTS, passando, em seguida pela descrição dos processos físicos e condicionantes meteorológicas, até a ocupação da biota, descrito na obra em termos de ambientes bentônico e pelágico. A última parte do livro apresenta uma síntese dos trabalhos mais robustos sobre a contaminação da baía em termos de metais traço e hidrocarbonetos.

Este livro é um instrumento importante de agregação de dados, que fornecerá subsídios para o entendimento da Oceanografia da Baía de Todos os Santos, propiciando o embasamento científico para a interpretação de sua situação atual, para o planejamento de futuros projetos de pesquisa e de ações gerenciais que venham a garantir a recuperação e a preservação de sua riqueza natural, com seus recifes de corais, estuários, manguezais, bem como a promoção da qualidade de vida das populações do Recôncavo Baiano.

A obra, organizada por Vanessa Hatje e Jailson B. de Andrade, já pode ser adquirida nas livrarias da EDUFBA pelo preço de R$ 95,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores