15 de junho de 2015

Já está disponível a 14ª edição online da Revista Ornithologia, revista científica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) – centro administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

LANÇADA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA ORNITHOLOGIA

Papa-formiga-vermelho e choca-de-sooretama são temas de artigos da revista

Texto do site do ICMBIO

 © Todos os direitos reservados.
Brasília (29/05/2015) - Já está disponível a 14ª edição online da Revista Ornithologia, revista científica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) – centro administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A publicação tem periodicidade mínima semestral, em versão eletrônica (ISSN 1809-2969), por meio do endereço eletrônico http://cemave.net/publicacoes/index.php/ornithologia/issue/current.
De acordo com a analista ambiental do Cemave e uma das editoras da publicação, Patricia P. Serafini, a revista conta com a colaboração de mais de uma centena de especialistas de notório saber na Ornitologia atuando como revisores dos manuscritos submetidos.
"A edição 7(2) conta com interessantes artigos tratando da análise comparativa das abundâncias de papa-formiga-vermelho (Formicivora rufa) e choca-de-sooretama (Thamnophilus ambiguus) em uma área de restinga no sudeste do Brasil; de parâmetros biométricos de uma população de cigarra-bambu (Haplospiza unicolor) no Sul do Brasil e de dois manuscritos trazendo informações importantes sobre a pomba-de-bando (Zenaida auriculata), inclusive, com seu primeiro registro para o arquipélago de Trindade e Martin Vaz", descreveu Patricia.
Democratização do conhecimento
Lançada em 2005, a publicação destina-se a publicar artigos científicos ou comunicações científicas que abordem temáticas relacionadas às aves silvestres, visando subsidiar a conservação destas espécies e de seus ambientes.
Um dos principais objetivos da Ornithologia é a democratização do conhecimento científico. "Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e de sua aplicação prática", mencionou Patricia Serafini.
Aumento da periodicidade
Em junho de 2015, o periódico completa 10 anos de existência e em comemoração a esta importante data planeja-se aumentar a periodicidade da revista. Segundo Patricia Serafini, este desafio vai contar com o apoio de todo o corpo editorial da publicação bem como dos revisores.
"Isso, contudo, só será possível com o incremento do número e qualidade dos manuscritos submetidos por autores interessados em divulgar seu trabalho amplamente. Por este motivo, convidamos a todos para submeter seus resultados ao nosso periódico a fim de comemorarmos juntos estes 10 anos da Ornithologia", afirmou uma das editoras da publicação.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores