21 de fevereiro de 2015

Simpósio internacional vai discutir biotecnologia florestal para a agricultura familia


Estão abertas as inscrições para o Simpósio Internacional sobre Biotecnologia Florestal para Agricultura Familiar – Forest Biotech for Smallholders (FBS 2015), que acontece de 19 a 22 de maio de 2015, em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento é organizado pela Embrapa, FAO e Fetraf Sul e tem como objetivo compartilhar informações, conhecimentos e experiências sobre o uso de biotecnologias para melhorar a produtividade e o manejo florestal sustentável e apoiar a produção de madeira industrial por agricultores familiares.
O evento vai contar com palestras de posição e estudos de caso nos temas biotecnologia florestal, biotecnologia e comunidades tradicionais, florestas na agricultura familiar e fomento florestal, além de apresentação de trabalhos científicos em formato pôster.
Segundo o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, “a demanda mundial por produtos de origem florestal, como madeira, papel, energia e produtos não madeireiros está crescendo rapidamente e deverá dobrar até 2030 para alguns produtos. As florestas plantadas terão que desempenhar um papel cada vez maior para atender à demanda e evitar a sobre-exploração e degradação de florestas naturais”.
Estimativas apontam que a agricultura familiar participa com 32% do total dos 205 milhões de hectares de florestas plantadas manejadas para funções produtivas em todo o mundo. Eduardo Mansur, da FAO, explica que “a conferência da FAO realizada em junho de 2013 adotou o Plano de Ação Global para a Conservação, Uso Sustentável e Desenvolvimento de Recursos Genéticos Florestais, onde identifica o uso de novas tecnologias, no âmbito da bioeconomia, como uma área estratégica prioritária a ser apoiada pela comunidade internacional. O presente simpósio dará continuidade a estas iniciativas intergovernamentais e às atividades conduzidas pela FAO nas últimas três décadas”.
Para a Fetraf-Sul, “este evento vai reunir diversas informações e tecnologias para qualificar ainda mais a questão florestal junto aos agricultores familiares. Será um grande fórum para compartilhamento de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, geradores de políticas públicas, representantes de agricultores e técnicos que prestam assistência à agricultura familiar”, afirma Vilmar Agostinho Sergiki, Secretário Geral da Coordenação Estadual do Paraná/Fetraf-Sul.
O FBS 2015 é voltado para pesquisadores, estudantes, acadêmicos, gerentes, especialistas em políticas públicas, representantes do setor privado e da sociedade civil.


Serviço:
FBS 2015 - Simpósio Internacional sobre Biotecnologia Florestal para Agricultura Familiar – Forest Biotech for Smallholders
Data: 19 a 22 de maio de 2015
Local: Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil

Informações para imprensa:
Katia Pichelli (Jornalista – MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas
(41) 3675-5638
florestas.imprensa@embrapa.br
 

Simpósio internacional vai discutir biotecnologia florestal para a agricultura familia

 TEXTO DO SITE http://www.fbs2015.com.br/#!noticias/cr22


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Ainda dá tempo de participar do Simpósio Internacional em Biotecnologia Florestal na Agricultura Familiar! A data para envio de trabalhos é 20 de março. Para mais informações e orientações, visite o site do evento: http://j.mp/1AcaxuT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores