28 de abril de 2011

Semana Nacional da Caatinga

Responsável pela Diretoria de Unidades de Conservação e Biodiversidades (DUC) da Sema, Marianna Pinho destaca a importância de preservar a Caatinga. Ela também aponta algumas estratégias para melhor conservação do bioma.

20110427_marianna

A Caatinga é o principal ecossistema existente na Região Nordeste. É um bioma exclusivamente brasileiro apesar de estar localizado em área de clima semi-árido, apresenta grande variedade de fauna e flora.

Leia a entrevista na íntegra:

Intranet - O que significa a palavra Caatinga?
Marianna - Em tupi o termo significa Mata Branca.

I -O bioma pode ser encontrado em quais estados brasileiros?
M- Na Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e parte de Minas Gerais.

I – Durante a Semana Nacional da Caatinga está sendo desenvolvido alguma atividade? Quais são elas?
M - Está. A Semana Nacional da Caatinga está ocorrendo no Ceará, entre os dias 25 a 27 de abril. No encontro serão abordados temas fundamentais para o bioma: Unidades de Conservação, gestão sustentável da Caatinga, Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental do Ceará, Projeto Aguadas, Projeto Recaatingando, Hortas Pedagógicas e apresentação do Programa o Homem e a Biosfera pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga/BA. Durante o evento as pessoas vão poder participar de palestras, exposições fotográficas, mesas redondas, dentre outras atividades.
A comissão contará com a participação de instituições importantes como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), o Banco Mundial (BIRD), a Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM (CE), a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Já em Brasília, em 28/04/11 no Palácio do Planalto, haverá um evento para a assinatura de decretos de criação de novas Unidades de Conservação na Caatinga, lançamento dos dados de monitoramento do bioma no período de 2008-2009, dentre outras atividades

I – Existe algum tipo de Lei para preservação da Caatinga?
M -
Não. No entanto, existe uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a inclusão do bioma Caatinga e Cerrado como patrimônio nacional, o que pode garantir maior proteção ao bioma, que é genuinamente brasileiro. Este tema será apresentado em Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília, no dia 28/04/11, bem como apoio do Congresso para o direcionamento de recursos e ações para a conservação e uso sustentável da caatinga.


I – Existe alguma estratégia de melhorias sociais, ambientais e econômicas para a população residente no semiárido?
M- Temos as Unidades de Conservação que são no total dez APAS, duas Áreas de Relevante Interesse Ecológico, três Parques Estaduais, um Monumento Natural e um Refúgio de Vida Silvestre, além do Projeto Mata Branca. O objetivo das Unidades de Conservação, e principalmente, das APAS, é trazer melhorias e dar mais qualidade de vida para as comunidades residentes. O Projeto Mata Branca também apóia a gestão de UC deste bioma e a criação de novas UC, além de financiar projetos econômicos sustentáveis em diversas comunidades da região de Jeremoabo, Curaçá, Itatim e Contendas do Sincorá. Existem ainda outros projetos e programas, como o Programa de Combate a Desertificação e Efeitos da Seca, Projeto Água para Todos, Projeto Água Doce, etc

I- Qual o percentual de área preservada e degradada do bioma?
M-Hoje, a Caatinga possui cerca de 70% de área degradada e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida, através de Unidades de Conservação.

I -Quantas espécies de fauna e flora existem no bioma?
M- Apesar das pessoas acharem que é um bioma pobre em biodiversidade, a Caatinga é extremamente heterogênea, incluindo diferentes tipos de paisagens, sendo no entanto do ponto de vista científico, um dos biomas menos conhecidos do Brasil e também um dos mais ameaçados e transformados pela ação antrópica através dos séculos. Atualmente, há registro de cerca 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies de animais vertebrados, inclusive com ocorrência de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, que carecem de programas específicos para sua conservação.

Por Roberta Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores