17 de junho de 2011

UFBA tem novo Programa de Pós-Graduação sobre a Universidade



Inscrições começam no dia 20 de junho

No próximo dia 20 de junho, serão abertas as inscrições para o processo seletivo da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. O recém criado curso de pós-graduação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - IHAC integra o conjunto de inovações pedagógicas e de política de formação educacional que originaram os Bacharelados Interdisciplinares em Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia e Saúde, em funcionamento nessa unidade de ensino da UFBA e inicia selecionando candidatos para o Mestrado.

Coordenado pela professora Sonia Sampaio, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pretende cobrir importante lacuna, no Brasil, na formação de profissionais e na produção de saberes de alta qualidade, com foco na principal instituição de conhecimento contemporânea. Com desenho de base interdisciplinar, o programa enfatiza o papel decisivo da Universidade no desenvolvimento das sociedades, seu impacto nos domínios econômico, social, artístico, tecnológico e cultural e seu potencial em constituir importante fator do progresso da educação no seu conjunto.

O ambiente de debates sobre os rumos da educação superior que se instalou em muitas instituições brasileiras, ao longo dos últimos anos, reforçou a idéia de que era urgente tomar a universidade como objeto de conhecimento rompendo com o relativo silêncio da pesquisa sobre diferentes aspectos que afetam o cotidiano de estudantes, professores, funcionários e gestores. O caráter inovador da proposta reflete-se no desenho de base interdisciplinar e estrutura curricular leve, aberta, inspirada na interlocução com os outros programas da UFBA e de outras universidades e flexível para uma articulação produtiva com o ensino de graduação.

Calendário do processo seletivo:

Inscrições alunos regulares: 20/06 a 15/07
Realização Prova de Língua Estrangeira: 18/07 e 19/07
Matrícula dos aprovados: 25/07 a 29/07

Inscrições alunos especiais: 04/07 a 15/07
Período de matrícula: 16 e 17/08

Mais informações no site oficial do Programa: http://www.eisu.ihac.ufba.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores