9 de abril de 2011

UESC aprova projeto Reflora no CNPq


O Projeto “Reflora em Malpighiales no Leste Setentrional Brasileiro” da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi aprovado através do edital Reflora-56/2010 do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a as Fundações e Entidades de Amparo à Pesquisa (FAPs).

O projeto coordenado pelo Professor Dr. André M. Amorim terá a participação de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, além de parceiros como o Instituto de Botânica de São Paulo, o Herbário do Centro de Pesquisas do Cacau e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é auxiliar o CNPq, CAPES e FAPs na criação de uma base virtual de plantas da flora brasileira que será sediado no Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O edital selecionou 25 propostas de apoio financeiro a projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio da pesquisa, resgate e uso das informações e disponibilização no Herbário Virtual Autenticado de Espécies da Flora do Brasil - REFLORA, abrangendo as plantas coletadas nos séculos 18, 19 e 20 e depositadas nos herbários do Royal Botanic Gardens de Kew, Inglaterra, e do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, França.

Com isto, pretendem promover a ampliação do conhecimento, uso sustentável e conservação da flora brasileira, a validação da identidade taxonômica de todos os espécimes analisados, a designação das modalidades de materiais-tipo encontrados e a capacitação de estudantes brasileiros em Taxonomia de espécies da flora do país.

______________________________________________________________
* Malpighiales é uma ordem de plantas angiospérmicas** (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledôneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones).
** As Angiospermas ou angiospérmicas (do grego: angios - "urna" e sperma- "semente") são plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecidas por magnoliófitas ou antófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores