14 de fevereiro de 2011

Onças-pretas nascem no Zoo de Salvador

O Zoológico de Salvador obteve mais um sucesso reprodutivo, desta vez com a onça-preta (Panthera onça). Depois de uma gestação de 78 dias, a fêmea de nome “Tonha” deu luz a dois filhotes fêmeos, que se encontram sob os cuidados da equipe técnica do Zoo, para preservar e garantir a saúde dos recém-nascidos.

O coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, explica que a onça-preta é uma espécie ameaçada de extinção e, por esta razão, se torna tão importante a reprodução desse animal em cativeiro. “Este trabalho é um grande desafio técnico, pois requer minuciosos cuidados referentes à dieta, à ambientalização do recinto e sanidade, a fim de manter total controle sobre a saúde dos bichos”, disse.

A onça-preta, também conhecida como onça pintada melânica, pertence a mesma espécie da onça-pintada. O que diferencia as duas é a quantidade de melanina – substância responsável pela pigmentação do pelo -, sendo que a onça-preta possui mais melanina, o que confere uma tonalidade escura ao seu pêlo.

Sobre a espécie – Considerado o maior felino das Américas, a onça pode chegar a ter 3 metros de comprimento, da ponta da cauda até o focinho, e pesar mais de 140 quilos. Elas habitam as florestas tropicais, preferencialmente as densas ou pântanos com uma provisão de água. O padrão da pelagem, composto por rosetas negras com pintas dentro, é único para cada indivíduo da espécie, funcionando como uma impressão digital. É também um animal solitário e de hábito noturno.

O público que desejar conhecer as novas moradoras do Parque poderá visitar os filhotes junto com sua mãe, daqui a 30 dias, no recinto das onças, que está sendo re-ambientado para receber as novas hóspedes. Com os dois nascimentos, o Zoológico conta atualmente com quatro onças-pretas e duas onças-pintadas.

Os interessados em colaborar com sugestões de nomes para as onças recém-nascidas podem acessar o site do Zoo (www.zoo.ba.gov.br).

Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores