17 de novembro de 2010

Ibama inaugura novo Cetas em Porto Seguro

A superintendência do Ibama na Bahia ganhou o reforço de mais um espaço de recolhimento, acondicionamento, tratamento, avaliação e destinação de animais silvestres no estado. Na última sexta feria (12/11) foi inaugurada a 1ª etapa do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no município de Porto Seguro, região do extremo sul baiano.

O novo centro está localizado no interior da Estação Ecológica Pau-Brasil (ESPAB), uma unidade de conservação da CEPLAC, situada às margens da rodovia Eunápolis/Porto Seguro (BR 367).

Segundo informações prestadas pela equipe técnica do novo Cetas, a área total construída em Porto Seguro é de 437,66m², apresentando 15 recintos, dos quais sete são destinados para aves; dois para répteis; dois para primatas;um para felinos; e três para os demais mamíferos. Além desses espaços, o Cetas dispõe ainda de uma sala de técnicos; uma cozinha; dois depósitos distintos; uma enfermaria; uma sala cirúrgica; uma sala para necropsia; um ambulatório; um biotério; um banheiro e dois lavabos.

Com capacidade para abrigar até 5 mil espécimes de animais silvestres por ano, o Cetas de Porto Seguro é o primeiro construído na Bahia dentro da categoria A, o maior tipo de Cetas gerenciado pelo Ibama no país.

Os Cetas são unidades de manejo de fauna criadas pelo poder público e/ou por particulares. Seu objetivo é recepcionar animais silvestres apreendidos, resgatados, feridos ou entregues pela população. Neles, os animais silvestres retirados da natureza são examinados, recebem cuidados médico-veterinários e são preparados para voltar a viver em liberdade, protegendo suas populações e mantendo suas funções ecológicas.

O trabalho em um Cetas é conduzido por uma equipe multidisciplinar que, com a ajuda de instalações médicas e de grandes viveiros de treinamento e exercício, preparam os animais para sua devolução à natureza.

Atualmente, a Bahia possui três Cetas em funcionamento: o Chico Mendes, em Salvador, e outros dois, em Barreiras e Vitória da Conquista. O recebimento, entretanto, da maior quantidade de animais silvestres ocorre na região do extremo sul da Bahia, obrigando a transferência periódica de grandes lotes de animais para os Cetas ao norte do estado. Para se adequar a esta situação, o Ibama decidiu pela criação, na cidade de Porto Seguro, de uma nova unidade de recepção e triagem de animais silvestres.

A cidade foi escolhida para receber este Cetas graças a sua localização estratégica, em uma área de grande visibilidade social, próxima à rota de tráfico de animais silvestres e perto de universidades e aeroportos, facilitando não só o transporte de animais mas também a realização de pesquisas e a divulgação social dos resultados alcançados.

O Ibama assinou termo de cessão do terreno com a CEPLAC para a implantação do Cetas no interior da Estação Ecológica do Pau-Brasil, ao lado da RPPN Veracel, o que também demonstra a aceitação, por aquele órgão público, desta relevante realização.

Carlos Garcia
Ascom/Ibama/BA

Um comentário:

  1. Parabéns ao IBAMA e CEPLAC , VERACEL pela iniciativa,; quanto mais CETAS existirem, maior a preservação de nossa flora e fauna e da especie humana .
    Renato Ariboni, biologo
    ariboni.renato@gmail.com Bahia

    ResponderExcluir

Seguidores