13 de maio de 2010

EDITAL UESC Nº. 051
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA A TURMA DE 2010/2012, 2º SEMESTRE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL – MESTRADO (PPGPV).

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal - Mestrado, turma 2010/2012, 2º semestre, circunscritas às seguintes normas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento, de até 10 (dez) vagas do curso acima citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das quatro linhas de pesquisa do curso: Cultivos em Ambiente Tropical Úmido, Melhoramento de Plantas e Biotecnologia, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas e Ambiente Tropical Úmido.

Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes (no 1º semestre de 2010) de curso de graduação plena em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras áreas de conhecimento consideradas afins à temática central do programa.
Das 10 vagas, uma será institucional, aberta a docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC, conforme Resolução CONSU 08/2007.

2. DAS INSCRIÇÕES:


Período De 26 de abril a 11 de junho de 2010
Horário Das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00
Local Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho.

2.1. Documentos exigidos: (organizados e encadernados)
Formulário de inscrição preenchido e assinado.
Fotocópia do diploma de graduação plena, ou certidão ou certificado de conclusão ou de concluinte (1º semestre de 2010) de curso de graduação plena (autenticada).
Fotocópia do histórico escolar (autenticada).
Curriculum vitae completo e comprovado, impresso diretamente da Plataforma Lattes no site do CNPq (http://lattes.cnpq.br/pl/).
Fotocópia da Carteira de Identidade, do Título de Eleitor e do CPF.
Proposta da pesquisa cientifica do candidato, compatível com as linhas de pesquisa do curso e com as especialidades dos docentes indicados para orientador neste processo seletivo (Anexo I).
Declaração e termo de compromisso do candidato de dedicar-se em condições exclusivas ao curso.
Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para candidatos estrangeiros de língua não portuguesa).

Além dos documentos acima, deverão ser entregues também:
Duas fotografias 3 X 4 recentes;
Duas cartas de apresentação do candidato por profissionais da área, em especial ex-orientadores e ex ou atuais chefes imediatos. As cartas deverão ser enviadas ou entregues em envelope lacrado junto com a documentação.

2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo candidato, por procuração ou pelo serviço dos correios, via SEDEX, desde que atendam às exigências de documentação. Inscrições feitas via SEDEX somente serão efetivadas quando a documentação exigida for recebida completa e de uma só vez (data máxima para postagem dia 11 de junho de 2010), e encaminhadas para o endereço: PROTOCOLO GERAL – Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado em Produção Vegetal, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km16, Ilhéus, BA, CEP: 45662-900.

2.3. A não entrega de qualquer documento e o não atendimento ao prazo de entrega dos mesmos inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.

2.4. As inscrições serão homologadas até 18/06/2010 e divulgadas na home page (http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgpv/) da UESC, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação.

2.5. Informações adicionais, bibliografia sugerida, modelos, formulários de inscrição, etc., podem ser encontrados na home page http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgpv/ (Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal – Mestrado).

3. DA SELEÇÃO: O processo de seleção constará das seguintes etapas:

Dia 07.07.2010, das 8h30 às 12h30, na UESC, sala 114 do Pavilhão do Juizado Modelo. Prova Discursiva (30% da nota) constando duas questões, sendo uma geral, sobre o tema central do programa e outra específica da linha de pesquisa escolhida.
Dias 08 e 09.07.2010 Análise do Curriculum vitae, conforme Anexo II.
Até o dia 14.07.2010 Divulgação do Resultado Final.

3.1. O não comparecimento do candidato no dia e horário de realização da prova escrita no dia 07 de julho de 2010 às 8h30, inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção. Em caso de dúvidas sobre local de realização da prova entrar em contato com a secretaria do curso.

4. DA AVALIAÇÃO:
Para cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média dos pontos obtidos em cada item considerado, conforme abaixo:



ETAPA NOTA PESO
Currículo zero a dez 70%
Prova escrita zero a dez 30%
4.1. A média mínima para aprovação no processo seletivo é de 7,0 (sete).

4.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise de prova escrita e currículo, nesta ordem.

4.3. Em caso de recurso, o candidato terá até 48 horas após a data de divulgação do resultado final para dar entrada no Protocolo da UESC.

4.4. Os candidatos não selecionados terão prazo até o dia 30 de agosto de 2010 para a retirada dos documentos apresentados na inscrição. Os documentos estarão disponíveis no Colegiado do Curso. Após esse prazo, os documentos serão incinerados.

5. DA MATRÍCULA:


Período Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE -
Dia 19 a 23 de julho de 2010.
Horário Das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h30.
Local Secretaria de Pós-Graduação – SEPOG – Torre Administrativa – 10 andar
Documentos Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada.
Cópia autenticada do diploma de graduação ou de certidão de conclusão do curso. Para esta última hipótese o documento deverá ser substituído pelo diploma, no prazo de 12 meses, contados a partir da primeira matrícula, como condição imprescindível para a obtenção do título de Mestre.

Obs.: Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação, por orientador.

6. DO INÍCIO DAS AULAS:

As aulas terão inicio em data definida no Calendário Acadêmico da UESC 2010, no Pavilhão do Juizado Modelo, 1º andar, sala 114.


7. LÍNGUA INGLESA

Os alunos aprovados no processo seletivo e matriculados no PPGPV deverão submeter-se ao teste de interpretação de texto em inglês técnico-científico, em data a ser definida pelo Colegiado do Programa. Caso o aluno não seja aprovado no teste, ele poderá submeter-se a um novo exame até o final do 1º semestre de 2011. Não obtendo aprovação nessa segunda oportunidade, o aluno será automaticamente desligado do programa.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS: os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do PPGPV.




Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 12 de abril de 2010.




ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA
REITOR







ANEXO I
ORIENTADORES / LINHAS DE PESQUISA

1. Arlete José da Silveira. Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/Jaboticabal/ 2000)- Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/Jaboticabal/ 2002). Área: Controle Biológico (2001/2002). Vínculo atual: Prof. Titular II (DE) do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidades: controle biológico de fitonematóides por fungos nematófagos; nematologia; fitopatologia de cultivos tropicais. E-mail: arletesilveira@uesc.br

2. Edna Dora Martins Newman Luz. Doutorado em Patologia de Plantas pela University of Florida (UF/Gainesville/EUA/1989). Vínculo atual: Pesquisadora, Seção de Fitopatologia, Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC)/CEPLAC/BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidade: Micologia. E-mail: ednadora@cepec.gov.br

3. Eduardo Gross. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2002). Vínculo atual: Prof. Adjunto B (DE) do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linhas de pesquisa: Solos e nutrição de plantas em ambiente tropical úmido; micorrizas, fixação biológica de nitrogênio, nodulação de leguminosas e micorrizas arbusculares. e-mail: egross@uesc.br

4. Eusinia Louzada Pereira. Doutorado em Ciências /Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2006). Vínculo atual: Professor Visitante do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC/Ilhéus/BA. Linha de pesquisa: Cultivos em Ambiente Tropical Úmido. E-mail: eusinialp@yahoo.com.br

5. José Luiz Bezerra. Doutorado em Patologia de Plantas pela University of Florida (UF/Gainesville/EUA/1976). Vínculo atual: Professor visitante Titular do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidade: Micopatologia. E-mail: jlbezerra@cepec.gov.br

6. Margarete Magalhães de Souza. Doutorado em Produção Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/2002). Vínculo atual: Prof. Titular A (DE) do Departamento de Ciências Biológicas, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Melhoramento de Plantas e Biotecnologia. Especialidades: Citogenética aplicada ao estudo de evolução cromossômica de espécies da Mata Atlântica; melhoramento de plantas. E-mail: souzamagg@yahoo.com.br

7. Maria Aparecida Leão Bittencourt. Doutorado em Ciências (Entomologia) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP/1999) – Pós-doutorado em Entomologia (ESALQ/USP/2004). Vínculo atual: Prof. PLENO do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, UESC /Ilhéus /BA. Linha de Pesquisa: Proteção de Plantas. Especialidades: Manejo Integrado de Pragas; Controle biológico de insetos; moscas-das-frutas. E-mail: malbitte@uesc.br

8. Norma Eliane Pereira. Doutorado em Produção Vegetal (Melhoramento de Plantas) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) (1998). Vínculo atual: Prof. Adjunto B (DE) do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), UESC /Ilhéus /BA. Linha(s) de pesquisa: Melhoramento de Plantas e Biotecnologia; diversidade genética e melhoramento de espécies ornamentais e hortaliças; resistência a insetos; Recursos Genéticos Vegetais. E-mail: norma@uesc.br
ANEXO II
BAREMA DE JULGAMENTO DO CURRÍCULO
CANDIDATO: ______________________________________________________
Linha de pesquisa: _______________________________________________________________


Grupo (peso) Descrição de atividades, certificadas pelo órgão competente da Instituição de origem. Limite Pontos obtidos Nota*
Histórico (3) 1. Histórico escolar (coeficiente de rendimento ou média das notas de todas as disciplinas). -
Atividades em pesquisa (4) 2. Bolsista de iniciação científica ou de apoio técnico (6 pontos por ano - carga horária de pelo menos 20h/semana); estágio em pesquisa, remunerado ou não; iniciação científica voluntária, com total de 60 a 360 horas (1 ponto a cada 60 horas ou 6 pontos por ano - carga horária de pelo menos 20h/semana). livre
3. Artigo científico ou capítulo de livro na área ou área correlata, publicados nos últimos cinco anos (10 por unidade). livre
4. Resumos, resumos expandidos ou artigos apresentados ou publicados nos últimos cinco anos em eventos científicos na área de ciências agrárias ou biológicas (2 pontos por unidade). 20
Outras atividades diversas (3) 5. Atividades de extensão realizadas nos últimos cinco anos na área de Ciências Agrárias ou Biológicas como mini-cursos, eventos, oficinas, etc. (1 ponto a cada soma de 30 horas de atividades como ouvinte ou organizador, e 1 ponto a cada soma de 10 horas de atividades como ministrante). 20
6. Monitoria na graduação, tutoria presencial ou no ensino à distância, estágio profissional não-curricular e similares (2 pontos por semestre com carga horária de pelo menos 20h/semana). 12
7. Docente de ensino superior (1 ponto a cada 10h/aula) 18
8. Curso de Pós-graduação Lato sensu na área ou em área correlata (6 pontos por curso). 12
9. Exercício profissional em outras atividades ou estágio profissional na área de Ciências Agrárias (2 pontos por ano). 10
10. Atividade docente no ensino médio (4 pontos por ano). 8
Totais - -
*Os pontos obtidos serão transformados pela comissão de seleção em nota de 0 a 10, atribuindo-se nota máxima ao candidato com maior pontuação (em cada bloco de atividades) e aos demais candidatos as notas serão atribuídas comparativamente a esse padrão.

AVALIADORES ASSINATURA OU RUBRICA DATA
1-
___/___/______
2-

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