8 de maio de 2010

Órgão ambiental presta esclarecimentos sobre empreendimento turístico

06.05.2010 - A pedido das comunidades do distrito de São Bráz, em Santo Amaro, e de São Francisco do Conde, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou nesta quinta-feira (6), uma reunião pública no Colégio João Clímaco, para esclarecimentos a respeito do empreendimento turístico imobiliário Eco Resort Ilha de Cajaíba. Representantes da empresa Property Logic, realizadores da obra, apresentaram um estudo aprofundado sobre os impactos positivos e negativos.

Segundo o diretor de engenharia da Property Logic, André Beringue, o investimento será de R$ 2 bilhões para a construção de um complexo com área de 521,74 hectares, composto por 2.296 unidades residenciais, aproximadamente 786hoteleiras, 76 comerciais, campo de golfe com 18 buracos e uma marina para 100 embarcações. O empreendimento aguarda a licença de localização para ser construído na Ilha particular de Cajaíba, em São Francisco do Conde.

Preocupações- As comunidades questionam, principalmente, sobre os impactos ambientais e temem que a pesca e mariscagem – atividades principais da região – sejam prejudicadas. Além disso, eles solicitam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) façam os estudos necessários para delimitação do território onde vivem as comunidades remanescentes de quilombos.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que participou da reunião, destacou que empreendimentos como este, devem incorporar, além das questões econômicas, questões sociais e ambientais locais. “A chegada desse complexo não deve significar o fim das tradições culturais e a degradação do meio ambiente. Qualquer grande obra traz impactos, mas eles precisam ser minimizados e nós estamos atentos a isso”, enfatizou.

André Beringue disse que está otimista em relação a concessão da licença ambiental, pois segundo ele, o projeto já foi reduzido em aproximadamente 70%. “Tivemos uma grande evolução desde o primeiro projeto apresentado até o atual em termos ambiental e social, atendendo as solicitações das comunidades e do IMA”, afirmou.

A técnica de coordenação de avaliação de impacto ambiental do Instituto do Meio Ambiente, Maria Auxiliadora Costa, informou que após o recebimento das novas contribuições da comunidade para o projeto, o órgão vai preparar um parecer técnico que será enviado para o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), responsável por conceder ou não a licença de viabilidade ambiental que trata da licença de localização.

Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores