- Direito
- Relações Internacionais
- Ciência Política
- Biologia
- Ecologia
- Economia
- Engenharia Florestal, Ambiental ou Agronômica
- Jornalismo
Pré-requisitos:
- Inglês e espanhol fluentes;
- Habilidade para trabalho em equipe;
- Disponibilidade para viagens;
- Disponibilidade para residir em Brasília DF;
- Experiência ou interesse em trabalhar com Povos Indígenas e Populações Tradicionais é preferível;
- Desejável conhecimentos e experiência sobre o tema das mudanças climáticas, mercado de carbono e REDD (redução de emissões por desmatamento e degradação florestal).
Atividades a desempenhar:
1. Auxiliar no acompanhamento das negociações no âmbito da Convenção-Quadro de Mudança Climática da ONU; das instâncias bilaterais e multilaterais; dos processos de elaboração de políticas nacional e estadual de mudança climática; no fortalecimento da participação da sociedade civil nos debates sobre o tema, articulando as comunicações e a rede Latina Americana e Caribenha da ONU sobre a questão da compensação por redução de emissões de desmatamento e degradação REDD.
2. Auxiliar nas atividades e projetos do Programa Mudanças Climáticas; na logística de viagens; organizar reuniões, oficinas, seminários e eventos em geral; ajudar na execução de tarefas gerais de escritório.
3. Auxílio em pesquisa técnica, elaboração de artigos a publicar e apresentações sobre o tema.
Documentação exigida - Imprescindível à seleção
- Carta de apresentação, descrevendo sua experiência profissional, aspirações e pretensão salarial;
- Curriculum vitae resumido (máximo 2 páginas);
Envio de CV e documentação:
Os (as) interessados (as) deverão encaminhar os referidos documentos para os seguintes endereços eletrônicos: paulamoreira@ ipam.org. br, andrenahur@ipam. org.br e zanella.rodrigo@ ipam.org. br com o título do e-mail "Seleção Assistente de Pesquisa".
Processo de Seleção:
1. Recebimento de documentação até 08/06/2010;
2.Pré-seleção de currículos - até 10/06/2010;
3.Anúncio dos pré-selecionados por e-mail ou telefone (apenas estes serão comunicados) - até 16/06/2010;
4.Entrevistas e avaliação por escrito entre 21/06/2009 a 24/06/2010
5.Anúncio do selecionado por e-mail ou telefone até 28/06/2010
Contratação imediata, com integração a equipe e início dos trabalhos para o dia 05/07/2010.
Maiores informações sobre o IPAM e sua área de atuação poderão ser pesquisadas na página da Internet www.ipam.org. br
O IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (www.ipam.org. br), é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1995 com a missão de contribuir para um processo de desenvolvimento da Amazônia que atenda as aspirações sociais e econômicas da população e, ao mesmo tempo, mantenha a integridade funcional dos ecossistemas da região. Para tanto, tem como objetivo determinar as conseqüências ecológicas, econômicas e sociais do desenvolvimento da região
Semana do Meio Ambiente reúne atividades para todos os públicos
31.05.2010 – Criações de Unidades de Conservação, Congresso, palestras, exposição fotográfica, lançamento de livros ambientais, oficinas ambientais, minicursos, apresentações artísticas. Essas são algumas das atividades promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em comemoração a Semana do Meio Ambiente.
As ações serão realizadas em todo o estado, entre os dias 2 e 11 de Junho, e são promovidas pela Sema, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), além de outros parceiros.
Durante a semana, a Bahia dará um grande passo em relação às políticas ambientais, quando o estado ganhará 60 mil hectares de áreas de Unidades de Conservações (UCs), com cerimônia de assinatura no dia 10 de junho.
A Bahia apresenta um déficit com relação à extensão de Unidades de Conservação de Proteção Integral e diante disso, o Governo realizou estudos e pesquisas para a ampliação e criação de UCs. As Unidades de Conservação Federais do Parque Nacional do Pau Brasil, no município de Porto Seguro, e do Parque Nacional do Descobrimento, em Itamaraju e Prado, serão ampliadas.
Já as UCs Refúgio de Vida Silvestre Boa Nova e do Parque Nacional de Boa Nova (localizadas entre os municípios de Boa Nova, Dario Meira e Manuel Vitório), além do Parque Nacional Serra das Lontras (nos municípios de Una e Arataca) e do Parque Nacional Alto do Cariri (que fica em Guaratinga) serão as criadas.
O lançamento da ordem de serviço do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), também será um dos grandes acontecimentos pela celebração do Meio Ambiente, no Ano da Biodiversidade. A assinatura acontecerá em uma solenidade, no dia 08 de junho.
Feira Ambiental - Em Salvador, uma das principais atrações é a Feira Ambiental, que acontecerá durante todo o dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Jardim dos Namorados, na Pituba. Em parceria com Instituto Röerich, a feira contará com oficinas de educação ambiental, de hortas orgânicas, oficina de cadernos artisticamente ecológicos, apresentações artísticas, entre outras atividades.
No Shopping Iguatemi uma exposição do fotógrafo Rui Rezende. renomado pelas imagens da Chapada Diamantina, mostrará imagens dos diversos biomas existentes no Brasil. O artista, natural de Amargosa, centro sul do estado, mora há sete anos na cidade de Iramaia, na Chapada, onde se dedica a fotografar a natureza silvestre da Bahia.
A exposição será composta por 34 imagens. Entre os locais fotografados, lugares da Chapada, como Morro do Chapéu, e de Amargosa, a exemplo da Região do Timbó. As fotos abordam a fauna e flora das localidades e confronta a riqueza ambiental com áreas ameaçadas pela ação do homem.
A Semana - As comemorações têm início na manhã do dia 02 de Junho, com uma palestra sobre Biosfera e Ecossistema no Parque de Pituaçu. Até o dia 05, serão realizadas, no Parque, palestras, atividades educativas, caminhada ecológica, plantio, jogos ecológicos e coral.
Outro projeto é o lançamento da edição 2010 das “Quintas Ambientais”. Realizado pelo Instituto do Meio Ambiente. O evento tem o tema “Avanços e Perspectivas da Gestão Ambiental Compartilhada da Bahia – GAC”.
Na ocasião será lançado o Mapa do GAC. A ferramenta eletrônica será disponibilizada no site da Sema e no Portal de Informações Ambientais - (Seia) e vai conter dados sobre o programa, a exemplo dos municípios que estão com a estrutura municipal de meio ambiente organizada.
O mapa é uma maneira de divulgar e facilitar as informações aos municípios que aderiram ao programa. O evento acontecerá no dia 10 de Junho, no Auditório da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama).
Ainda na agenda da Semana do Meio Ambiente, entre os dias 07 e 11 de Junho, no hotel Pestana, Salvador vai sediar o XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. Na ocasião, pesquisadores, técnicos e especialistas dos zoológicos brasileiros irão discutir o tema Zoológico, ferramenta para conservação.
Fonte: Ascom/Sema
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COA-BA completa em junho, 25 anos de sua fundação!
O Clube de Observadores de Aves da Bahia, COA-BA, foi fundado em 08 de junho de 1985, durante o 1º Curso de Observação de Aves da Bahia, com o apoio do IBDF (Instituto Brasileiro de Defesa Florestal). O curso foi ministrado por Pedro Scherer, que
era o presidente nacional do COA, com sede em Curitiba, na época. O boletim
informativo do IBDF apresentou uma matéria com a fundação do Clube e uma
entrevista com Pedro Scherer sobre a atividade de observação de aves. Este
boletim é considerado a “certidão de nascimento” do COA-BA.
O COA-BA conta atualmente com 30 membros efetivos e seu coordenador atual é Édson Rui Félix que também foi eleito como delegado do clube em sua fundação. São organizadas viagens regulares aos diversos biomas do Estado, durante as quais se realizam as reuniões ordinárias da entidade.
Como parte das comemorações, os membros do Clube estarão promovendo uma viagem que inclui os municípios de Maracás, Contendas do Sincorá e Ituaçu entre os dias 03 e 06 de junho. Nesta viagem, terão como base a Floresta Nacional Contendas do Sincorá,
importante área de caatinga no Estado e as florestas e campos de altitude de
Ituaçu. Como o IBDF foi parceiro na criação da entidade é simbolicamente
representativo que o COA-BA possa festejar seus 25 anos numa unidade de
conservação federal administrada pelo ICMBio, herdeiro do legado do IBDF.
Longa vida ao COA-BA!
Mais informações no
e-mail aves_da_bahia@ yahoo.com. br ou pelo fone (77) 3416 2435 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3416 2435 end_of_the_skype_highlighting.
Osmar Barreto Borges
ICMBio
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Floresta Nacional Contendas do Sincorá - BA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONCURSO - PROFESSOR DO ESTADO/ BA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Educação Ambiental : Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiental serão discutidas nestas terça e quarta | |
| |
Ascom/INGÁ |
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ano Internacional da Biodiversidade
As 18 escolas da Fundação Bradesco que possuem miniviveiros estão contribuindo com a campanha global do Ano Internacional da Biodiversidade.
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o ano Internacional da Biodiversidade, que se traduz numa campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Trata-se de um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores a nível mundial.
O Brasil é o primeiro país em biodiversidade do mundo e nesse contexto, em que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda de habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas, os esforços de conservação são cada vez mais urgentes e necessários.
Desde 2001, a Fundação Bradesco, enquanto instituição educadora e atenta a essas necessidades, tem contribuído por meio de 18 unidades escolares que, estão localizadas no bioma Mata Atlântica, e que possuem miniviveiros implantados a partir da parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, com a disseminação de conhecimentos que contribuam para a preservação do meio ambiente e apoio ao resgate da natureza original. Os miniviveiros são utilizados como espaços de aprendizagem para proporcionar estudos diagnósticos sobre realidades locais e têm instigado a fecundação de projetos e ações significativas relacionadas às questões ambientais, formando professores e alunos para o mapeamento das necessidades de revegetação de áreas urbanas e rurais, bem como matas ciliares, reservas e parques, para que em parceria com municípios e ONGs possam organizar ações de plantio nesses espaços, a partir do cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica de cada região.
Neste sentido, nos meses de janeiro a abril de 2010, essas unidades escolares já doaram 31.208 mudas para órgãos públicos, ONGs, pequenos produtores e pessoas da comunidade de modo geral. Trata-se de uma pequena parcela para incentivar a preservação do meio ambiente e contribuir com a formação da consciência ecológica dos alunos e, consequentemente, da própria comunidade onde essas escolas estão localizadas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Edital da Fapesb: término das inscrições
TAGS: Eduneb, Fapesb, publicação científica
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário