7 de março de 2010

Conferência de Ciência e Tecnologia vai discutir TIC e desenvolvimento sustentável

Elieser César - Secti) - Inovação tecnológica nas empresas, matriz energética, ações eficientes de popularização da ciência, capacitação profissional, formação e permanência de doutores, inclusão digital e desenvolvimento social. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável da Bahia”, será realizada, de 15 a 17 de março próximo, a III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o evento vai debater também o cenário nacional e estadual das políticas de CT&I, a proposição de políticas públicas da área para a Bahia e o papel da Fapesb na consolidação do sistema nacional de CT&I.

A III Conferência Estadual de CT&I é etapa preparatória para a I Conferência Regional, que acontece em Maceió (AL), em 15 e 16 de abril, e a IV Conferência Nacional, marcada para 26 e 28 de maio, em Brasília (DF). Os conferencistas devem também aprofundar as discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste, como forma de alavancar o desenvolvimento sustentável da região e combater as perdas de recursos dos Fundos Setoriais. Essas perdas são decorrentes da falta de capacitação de alguns Estados para elaborar projetos consistentes para captar financiamentos dos editais nacionais do setor de C&T.

Aprovado pelos 153 deputados que compõem a bancada nordestina na Câmara Federal, o plano prevê a criação do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste (FDCTN) e do Conselho de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Nordeste (CDCTN), que decidirá sobre a aplicação dos recursos, respeitando as especificidades e demandas de cada Estado.

Em 8 de fevereiro passado, o Plano dominou as discussões do Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional de Fundações estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), realizado em Salvador.

A III Conferência Estadual de CT&I será aberta às 17h30, do próximo dia 15, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos. Os trabalhos em grupos começam no dia seguinte, com painéis subdivididos em eixos temáticos, como inovação, inserção brasileira na nova geopolítica, educação e ciência básica, sistema nacional de CT&I, financiamento e infraestrutura, ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, dentre outros assuntos.

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Contatos: Sandro Lobo (71) 3116-5814 / 9988-0183

sandro.lobo@secti.ba.gov.br

Tel: 3116-5814 Fax: 3116-5804

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores