7 de dezembro de 2009

Área líder em desmatamento no Brasil tem nova gestora

Morro Santo (Apa do Rio Preto)

Foi publicada pela SEMA – Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, a Portaria nº 91 de 22 de outubro de 2009 (DOE – de 24 e 25 de outubro de 2009) que nomeia Berenice Lima Paes como gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Preto, região oeste do Estado da Bahia.

A APA do Rio Preto tornou-se umas das unidades de conservação do oeste baiano que mais sofrem com a destruição da sua biodiversidade. Localizada no extremo oeste e que vai ao encontro do Rio Grande, a APA do Rio Preto ocupa uma área, de 1,1 milhões de hectares e abrange os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão.

Dados da Conservação Internacional Brasil, apontam a região como líder no ranking do desmatamento ilegal do cerrado brasileiro. Segundo a organização, se o desmatamento não diminuir o cerrado corre o risco de ter 95% de sua área destruída até 2030. Serão pelo menos 340 espécies de animais em extinção, sem falar nos 90 mil hectares de área já desmatada, sendo que um dos principais motivos do desmatamento no Oeste da Bahia é a expansão agrícola e pecuária.

Apesar da importância desta unidade de conservação, a APA do Rio Preto enfrenta muitas dificuldades. Além da necessidade do plano de manejo e o plano gestor, existe um déficit de pessoal e transporte para atender as demandas de fiscalização.

Esperamos que a nova gestora possa minimizar os problemas hoje enfrentados naquela regiã, e que seja capaz de manter a APA do Rio Preto preservada.

fonte:http://blog.eco4planet.com/2009/12/area-lider-em-desmatamento-no-brasil-tem-nova-gestora/#more-3402

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores