13 de maio de 2015

Museus para uma sociedade sustentável: Semana de Museus 2015


Museus para uma sociedade sustentável: Semana de Museus 2015

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
Neste ano, a sua 13ª edição ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus para uma sociedade sustentável. Saiba mais sobre o tema.
Foi encerrado o período para realização de inscrições e alterações nos eventos da 13ª edição da Semana de Museus. Um total de 1.387 instituições estão participando com 4.570 atividades inscritas. Confira a programa completa no guia online (em formato .pdf).
Formando parcerias – ampliando ações
O Ibram vem avançando na promoção de sua imagem institucional e também na dos museus e processos museológicos. Uma de suas estratégias é o alinhamento com produtos e serviços de empresas públicas e privadas sem o repasse de recursos financeiros. Para tanto, apresentamos algumas possibilidades de parceriaspara ampliação e desenvolvimento das ações dos museus no âmbito da 13ª Semana Nacional de Museus.
Material de divulgação disponível para downloadCartaz no formato pdf.
Cartaz no formato jpg.
Spot para veiculação em rádio no formato mp3. Veiculação de forma facultativa, gratuita e aleatória na programação.
Vídeo (30′)
Publicações sobre o tema
MUSEUS E A DIMENSÃO ECONÔMICA: DA CADEIA PRODUTIVA À GESTÃO SUSTENTÁVEL
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Museus e a dimensão econômica: da cadeia produtiva à gestão sustentável. – Brasília, DF: Ibram, 2014. (Coleção Museu, Economia e Sustentabilidade, 2) – disponível em:http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Museus_DimensaoEconomica_Ibram2014.pdf.
ECONOMIA DE MUSEUS
NASCIMENTO JUNIOR, José do (Org.). Economia de Museus. Brasília: MinC/Ibram, 2010. (Coleção Museu, Memória e Cidadania)
MARKETING AND PUBLIC RELATIONS FOR MUSEUMS, GALLERIES, CULTURAL AND HERITAGE ATTRACTIONS FRENCH
Ylva; RUNYARD, Sue. Marketing and Public Relations for museums, galleries, cultural and heritage attractions. USA-New York: Taylor & Francis Group; Routledge, 2011.
MUSEUM VOLUNTEERS: GOOD PRACTICE IN THE MANAGEMENT OF VOLUNTEERS GOODLAND
Sinclair; MCIVOR, Stephanie. Museum Volunteers: Good Practice in the Management of Volunteers. Inglaterra, Oxon: Taylor & Francis Group; Routledge, 1998.
MANUAL DE GESTIÓN DE MUSEOS LORD
Barry; LORD, Gail D. Manual de Gestión de Museos. Barcelona: Editorial Planeta; Ariel – Arte y Patrimonio, 2010.
ARTE, MUSEOS Y NUEVAS TECNOLOGÍAS GANT
María Luisa B.. Arte, Museos y Nuevas Tecnologías. Astúrias, Esapanha: Ediciones Trea, 2001.
CronogramaPeríodo de inscrição: 5 de dezembro de 2014 a 8 de março de 2015 – encerrado
Realização da 13ª Semana de Museus: 18 a 24 de maio de 2015.
TEXTO DO SITE MUSEUS.GOV.BR
Contato(61) 3521-4214
semana@museus.gov.br

DESTAQUE DA SEMANA

  • Banner_Vertical_13SM

Seguidores