1 de novembro de 2014

Circuito Tela Verde recebe vídeos socioambientais para a 6ª edição



Circuito Tela Verde recebe vídeos socioambientais para a 6ª edição

    Interessados devem enviar suas produções até o dia 20 de dezembro

    Por: Tinna Oliveira - Edição: Marco Moreira

    O Ministério do Meio Ambiente (MMA) já está recebendo vídeos com a temática socioambiental para compor a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, do Circuito Tela Verde. As produções podem ser enviadas até 20 de dezembro. A proposta da mostra nacional é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual.

    Os vídeos podem ser documentários, curtas, vinhetas, animações e produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, entidades da sociedade civil, comunidades e produtores podem participar. Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto também por cartazes e orientações para realização da mostra. Receberão este material as instituições interessadas em exibir os filmes, chamadas de espaços exibidores, que são cadastradas por meio de chamada pública no site do MMA.

    CRITÉRIOS

    Os interessados devem entrar na página do Circuito Tela Verde e preencher as fichas de cadastro e dados dos filmes. Também deverão assinar um Termo de Cessão de Direitos. Esse termo, juntamente com o vídeo em formato DVD (extensão .VOB), devem ser enviados ao Departamento de Educação Ambiental do MMA (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º andar, sala 953, CEP: 70.068-901, Brasília-DF). A participação no programa é voluntária. Não serão selecionados vídeos que já participaram de outras edições. Serão escolhidos, no máximo, dois vídeos por instituição, exceto curtas.

    Os critérios de classificação dos filmes incluem: clareza nas informações sobre o vídeo, impacto do filme, abordagem crítica, qualidade de áudio e vídeo, potencial do vídeo para ser aproveitado em processos de educação ambiental, com duração de até 30 minutos, produzido nos últimos dois anos e filmes que possuam legenda ou outros recursos que contribuam para a inclusão de públicos específicos.

    INOVAÇÃO

    O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura. A ação atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. Cada mostra contou com mais de mil espaços exibidores em todo o país, além de algumas localidades no exterior. 

    As edições anteriores já exibiram 200 filmes e já foram distribuídos cerca de cinco mil Kits. O público do circuito é composto, em geral, por estudantes de todos os níveis - fundamental, médio e superior - professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas.

    Assessoria de Comunicação (61) 20281227
    TEXTO DO SITE MMA.GOV.BR

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seguidores