2 de janeiro de 2013

ONU DECLARA 2013 ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA


Apesar de 70% da Terra ser constituída de água, apenas 2% estão disponíveis na superfície para ser utilizada pelo homem. Os números que representam o uso e desperdício da água são alarmantes e se as pessoas não mudarem seu comportamento com relação a esse recurso natural, o futuro da humanidade pode ser comprometido.
Para a ONU, a quantidade de água existente no planeta é mais do que suficiente para atender as necessidades de toda a população mundial, no entanto, 11% dos habitantes da Terra, cerca de 783 milhões de pessoas, não tem acesso à água potável e 37% vivem sem esgoto.
Poluição e desperdício aumentam a cada dia e comprometem a qualidade da água doce utilizável no planeta. Segundo a ONU, o ser humano necessita de apenas 50 litros de água por dia para utilizar em suas necessidades diárias como o banho, higiene pessoal e consumo mas os números atuais estão muito distante desse ideal. No Canadá por exemplo, cada habitante consome, em média, 600 litros de água por dia. No Brasil, 187.
Para tentar mudar essa realidade cruel, a ONU decidiu que 2013 será o Ano internacional da Cooperação pela Água. O objetivo é divulgar mundialmente dados sobre a água, forma de utilizar, respeito pelo recurso, informações sobre desperdício e poluição e promover, de forma planetária, a sensibilização pela causa.
A Campanha mundial terá multipla dimensão, incluindo aspectos culturais, educacionais, éticos, sociais, institucionais, econômicos, científicos e até religiosos. Segundo a ONU, a abordagem multidisciplinar será essencial para entender conceitos e promover a conscientização global de maneira holística.
Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013.

Fonte ONU



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores