15 de julho de 2012

Pesquisadores da UFBA vão testar biodiesel em viagem interoceânica

Pesquisadores da UFBA vão testar biodiesel em viagem interoceânica


Veículos trafegarão 13 mil km entre Salvador e Peru
Entre os dias 11 e 31 deste mês de julho o Laboratório de Energia e Gás da Universidade Federal da Bahia (LEN) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A), em parceria com Instituto Surear para a Promoção da Integração Latino-Americana, realizarão a Travessia Interoceânica B100. O projeto utiliza dois veículos Ford Ranger XLT 3.0 Diesel, cedidos pela Ford Motor Company Brasil, um deles abastecido com B100, combustível renovável de origem vegetal (o combustível convencional, B5, utiliza apenas 5% de biodiesel na mistura) para percorrer a distância entre as cidades de Salvador, na Bahia, e Ilo, na Costa do Peru.
Durante o trajeto serão coletados dados sobre a performance, rendimento e emissões do motor com o biocombustível, além das condições das estradas, através de vídeos, fotografias, mapeamento eletrônico, relatórios escritos, etc. Quando do retorno, os veículos serão submetidos a estudos e testes para avaliar o desgaste e desempenho após a jornada de 13.000 km.
Através da realização desse projeto, os pesquisadores esperam dar início à formação de um grupo de pesquisa regional sul-americano sobre a temática da bioenergia (BIO10), além de chamar a atenção para o potencial de expansão dos biocombustíveis na matriz energética regional, através do incentivo a pesquisas na área. Em segundo plano, busca-se incentivar o desenvolvimento de técnicas e tecnologias sustentáveis, eficientes e inovadoras, que estejam em consonância com a perspectiva da integração regional sul-americana, notadamente nos países da região amazônica e nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores