2 de julho de 2011

CENAP lança guia de predadores e animais silvestres

CENAP lança guia de predadores e animais silvestres


Brasília (29/06/2011) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), centro vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de lançar o Guia Prático de Convivência: Predadores Silvestres e Animais Silvestres, baseado no Guia de Convivência: Gente e Onça, que já está na segunda edição. O guia foi elaborado pelos pesquisadores Sílvio Marchini, Sandra Cavalcanti e Rogério de Paula.

O guia reúne, em linguagem acessível à população, questões relacionadas à predação e técnicas preventivas, recomendações para se evitar acidentes com grandes felinos, informações a respeito da ecologia e conservação de carnívoros e dicas sobre o manejo de animais domésticos, sendo uma referência para os interessados no tema.

O guia, que se constituiu numa ampliação do projeto original, contou com a colaboração de diversos pesquisadores. O objetivo foi levantar o tema “conflitos com carnívoros”, apresentar casos de predação envolvendo outras espécies de animais silvestres e, de forma inédita, tratar dos acidentes envolvendo pessoas e esses grandes felinos, com foco na prevenção para que não ocorram.

Além da inclusão de outras espécies de carnívoros, tratadas no guia em capítulos separados por tipo de predação (predadores de peixes, aves domésticas, animais domésticos de maior porte, entre outros), a edição incorporou fotos e diversas ilustrações de folhetos explicativos, que são utilizados pelo Cenap em campanhas educativas.

O guia estará disponível no site do Cenap no endereço: www.icmbio.gov.br/cenap. As Unidades de Conservação que tiverem interesse em adquirir a versão impressa podem entrar em contato com o centro pelo telefone: (11) 4411-6633 ou e-mail: cenap@icmbio.gov.br

Confira o Guia, clicando aqui.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores