4 de março de 2011

BAHIA MINERAÇÃO: EM TOM DE AMEAÇA, EMPRESA DIZ QUE PODE FECHAR AS PORTAS


|


A discussão sobre a localização do Porto Sul na região de Ilhéus está acirrando os ânimos e gerando declarações apressadas.

O vice-presidente da Bahia Mineração, Clóvis Torres, empresa diretamente interessada em exportar minério de ferro pelo novo porto, afirmou neste domingo no jornal A Tarde, em tom de ameaça velada, que a instalação do porto em outra localidade que não a Ponta da Tulha, seria economicamente inviável e que se a licença ambiental for negada a empresa fecharia as portas no Estado.

Ora, além de descabida, a declaração tem ares de bravata. A Bahia Mineração não pode fechar suas portas no Estado, afinal aqui está a grande jazida de ferro de Caitité e sem ela não existe Bahia Mineração. A implantação do Porto Sul é um anseio de toda a Bahia, especialmente da região sul, mas isso não significa que o vice-presidente da empresa empurre goela abaixo dos baianos a localização que parece lhe mais viável.

A localização do Porto Sul deve ser a mais viável, não apenas para a empresa, mas para a Bahia e, nesse sentido, tem razão o Ibama, ao afirmar que existem outras possibilidades de localização além da Ponta da Tulha, como, por exemplo, o Porto de Malhado, o Distrito Industrial e a localidade de Aritaguá.

Declarações como essas não ajudam o governo, pelo contrário, criam um clima que não condiz com um projeto que busca o desenvolvimento da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores