12 de abril de 2011

ICMBio lança revista científica eletrônica

Revista traz infomações sobre manejo e conservação de espécies ameaçadas e das Unidades de Conservação federais

José Roberto Lima
jroberto.lima@icmbio.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Brasília (11/04/2011) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio está lançando a revista eletrônica Biodiversidade Brasileira, voltada para a divulgação de informações técnico-científicas relativas ao conhecimento, manejo e conservação das unidades do Instituto e das espécies ameaçadas.

A meta do ICMBio é estabelecer um processo de comunicação e debate com a comunidade científica e com a sociedade, tanto na composição do conselho editorial como no envio e avaliação de trabalhos.

O primeiro número da revista traz uma avaliação do estado de conservação de cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além de artigo que apresenta as etapas técnicas do processo de avaliação das espécies da fauna.

A Diretoria de Conservação da Biodiversidade- Dibio, do Instituto, responsável pela política editorial da publicação, prepara ainda um número temático intitulado Manejo do Fogo em Áreas Protegidas, com 4 editores, sendo 2 do ICMBio e 2 de instituições de ensino e pesquisa: Heloisa Miranda, da Universidade de Brasília, e Helena França, da Universidade Federal do ABC.

O interesse pela revista já pode ser medido pelo número de publicações enviadas. Mesmo com prazo final de envio dos trabalhos fixado para 15 de abril, 12 manuscritos já se encontram em análise por meio do processo duplo-cego, consagrado entre as revistas científicas.

Com o lançamento da Biodiversidade Brasileira o ICMBio acrescenta mais um veículo de comunicação entre processos, que certamente contribuirá para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, reduzir o risco de extinção de espécies, implementar a estratégia de conservação das espécies ameaçadas, estimular o desenvolvimento da pesquisa, compatibilizar o desenvolvimento local, regional e nacional com a conservação da biodiversidade, conservar e promover práticas e conhecimentos associados ao uso sustentável da biodiversidade e envolver a sociedade na conservação da biodiversidade.

Acesse aqui a revista eletronica - BIO BRASIL

Ascom/ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores