EDITAL UESC NO 192
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO
O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO.
1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS
1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento, de até 15 (quinze) vagas do curso acima citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa do curso: 1) Fisiologia e Morfologia Vegetal e 2) Botânica Aplicada.
1.2. Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes de curso de graduação plena em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e outras áreas de conhecimento consideradas afins à temática central do programa.
1.3. Haverá um quantitativo de vagas destinado a demanda interna que é estabelecida pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir:
“Art. 92 - Todos os cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso.
Parágrafo Único – Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC.”
1.4. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica.
1.5. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa.
2. DAS INSCRIÇÕES:
2.1. Período:13/12/2010 a 24/01/2011.
2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00 pelo candidato ou pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX (data máxima de postagem de 24/01/2011), endereçadas ao Programa de Pós-Graduação em Botânica, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900.
2.3. A inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será considerada válida a última.
2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos desse edital e na regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.
2.5. Informações adicionais, bibliografia sugerida, modelos, etc., podem ser encontrados na home page http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/
3. DA DOCUMENTAÇÃO
3.1. Apresentar os seguintes documentos, encadernados e na seguinte ordem:
1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo I). |
2. Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos estrangeiros. |
3. Título eleitoral (para candidatos brasileiros). |
4. Fotocópia autenticada da certidão de casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a portadora seja casada); |
5. Cópia do diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de concluinte de curso de graduação no segundo semestre de 2010. |
6. Histórico escolar do curso de graduação. |
7. Duas fotografias 3 x 4 recente, original e colorida. |
8. Declaração e termo de compromisso do candidato de que concorda com as normas previstas neste edital, conforme Anexo II |
9. Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para candidatos estrangeiros). |
10. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado. As fotocópias dos documentos que comprovem devidamente as informações contidas no Curriculum vitae, deverão ser apresentadas na mesma seqüência do barema (Anexo III) e encadernadas separadamente dos demais documentos |
11. Duas cartas de referência* emitidas por professor ou pesquisador com título de Doutor ou equivalente, enviado em envelope lacrado para o endereço do Programa de Pós-graduação em Botânica da UESC. |
* disponível em http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/
4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
4.1 A Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da UESC (www.uesc.br) até o dia 03/02/2011, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação.
4.2 O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá encaminhar recurso (Anexo IV) à Comissão, por e-mail (ppgbotanica@uesc.br), no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação estipulada no item anterior.
5. DA SELEÇÃO:
5.1. Período: 09 a 11/02/2011, de acordo com a tabela abaixo. Local: Centro de Microscopia Eletrônica (ao lado do Restaurante Universitário - RU).
Análise do Curriculum vitae e histórico escolar |
09/02/2011 às 8:00 – Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa |
09/02/2011 às 14:00 – Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa |
10 e 11/02/2011 a partir das 8:00 - Entrevista |
5.2. O processo seletivo para ingresso no curso constará de:
| Pontuação | Caráter |
Análise de Curriculum vitae (itens a serem considerados no Anexo III) e histórico escolar | 0-10 | Classificatório |
Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa | 0-10 | Eliminatório e classificatório |
Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa | 0-10 | Classificatório |
Entrevista | 0-10 | Classificatório |
5.3. A prova escrita constará do sorteio de dois pontos entre os dez listados no Anexo V.
5.4. O candidato que alcançar nota inferior a sete pontos na prova escrita de conhecimento relativo às linhas pesquisa será desclassificado.
5.5. Para a prova de inglês será permitido o uso do dicionário.
5.6. O candidato que obtiver nota inferior a sete na prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa, cursará a disciplina sobre leitura e interpretação de textos científicos em inglês na área de Botânica. Caso não alcance nota igual ou superior a sete será desligado do programa.
6. DA AVALIAÇÃO:
6.1. A cada candidato será atribuída uma nota final, entre zero e 10, dada pela expressão (2C+4P+2I+2E)/10, em que: ‘C’ é a nota obtida na análise de Curriculum vitae e histórico escolar; ‘P’ é a nota obtida na avaliação de conhecimento (prova escrita); ‘I’ é a nota obtida na prova de Língua Inglesa; ‘E’ é a nota obtida na entrevista.
6.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise de prova escrita e currículo, nesta ordem.
7. RESULTADO FINAL: Até o dia 18/02/2011
8. DA MATRÍCULA
8.1 Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação.
8.2 O resultado do processo seletivo terá validade, para efeito de matrícula, até o lançamento de um novo edital de seleção do programa específico.
8.3 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio da UESC na Internet (www.uesc.br).
8.4 Caso o candidato apresente a certidão de conclusão ou declaração de concluinte do curso de graduação no ato da matrícula, será de sua inteira responsabilidade apresentar à SEPOG cópia autenticada do seu diploma no prazo de 12 meses.
8.5 Os candidatos diplomados no exterior deverão entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no Brasil.
8.6 Para candidatos estrangeiros deverá haver a apresentação do visto de estudante ou comprovante de tramitação para obtenção do documento.
Data | Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE |
Horário | De 08h00 as 12h00 e de 13h30 as 15h30 |
Local | Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) Torre Administrativa - 1o andar |
Documento | Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada |
8.8 As aulas serão iniciadas em data definida no Calendário Acadêmico da UESC 2011
9. DO RECURSO
9.1 Após a divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no prazo máximo de um dia útil, utilizando o formulário específico (Anexo IV).
9.2 Não caberá recurso à avaliação da entrevista.
10. DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção.
10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia.
10.3 O resultado final do processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e publicação pela Reitoria.
10.4 Os candidatos que não apresentarem a média mínima 7,0 (sete) no processo seletivo serão eliminados.
10.5 Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido no presente Edital.
10.6 O candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o prazo, estes não estarão mais disponíveis.
10.7 Os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do Programa.
10.8 Caso haja um número de candidatos aprovados superior ao número de vagas disponibilizado por Programa, será publicada uma lista de excedentes.
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 3 de dezembro de 2010.
ANTONIO JOAQUIM BASTOS DA SILVA
REITOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário