6 de setembro de 2010

Uefs desenvolve projeto de revitalização das praias de Saubara

A Universidade Estadual de Feira de Santana está desenvolvendo um projeto de extensão no município de Saubara, localizado no Recôncavo Baiano, com o objetivo de melhorar as condições socioambientais do local.

O projeto beneficia os 14 quilômetros de praia que mais sofrem com a ação predatória de turistas e com a atividade pesqueira e marisqueira dos moradores locais. Em destaque, estão as praias de Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, as mais procuradas em épocas de veraneio.

O projeto, iniciado em março deste ano, já vem trazendo alguns resultados. Entre eles, a criação da Cooperativa de Badameiros de Saubara (COOBASA) através da intervenção do sistema de coleta do lixo com uma ação direta junto aos catadores de lixo e técnicos da Prefeitura. A perspectiva é transformar parte do lixo coletado em renda para as famílias envolvidas e reduzir a quantidade de resíduos sólidos despejados no meio ambiente.

Além disso, está sendo realizado um trabalho de educação ambiental no município - através de realização de reuniões, oficinas e seminários em escolas e envolvendo também agentes de saúde e lideranças comunitárias – e já foram instalados coletores seletivos nas praias para reduzir a quantidade de material poluente sugado pelas águas.

O projeto representa um investimento de 180 mil reais através do financiamento da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Todo o trabalho é realizado através de uma equipe articulada por seis professores da Uefs, dois estudantes de pós-graduação, três estudantes de graduação e quatro estudantes do ensino médio.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Ildes Ferreira, a degradação ambiental nas praias de Saubara representa uma ameaça a toda a comunidade. “É necessário que a comunidade que usufrui das belezas do local se articule com a organização local para que se faça o sentido inverso dessa degradação”, salienta.

Saubara possui 12 mil habitantes que vivem da pesca, da mariscagem e do turismo, mas em épocas de veraneio sua população chega a 40 mil pessoas, grande parte de Feira de Santana, segundo técnicos da Prefeitura Municipal.


Vívian Servo Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores