10 de novembro de 2010

Testes e palestras na Semana do Dia Mundial do Diabetes

Felipe Amorim l A TARDE

A caneta de aplicação substitui as seringas de insulina

Cerca de 50% dos portadores de diabetes não sabem que possuem a doença. É para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce que as unidades básicas de saúde da capital iniciaram na segunda-feira a Semana de Comemoração do Dia Mundial do Diabetes.

As atividades vão até o dia 18 de novembro, em unidades de todos os 12 distritos sanitários de Salvador. Nesta terça-feira, 9, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou a programação das sete unidades básicas de saúde (UBS) do Centro Histórico.

Serão feitos testes gratuitos de glicemia e apresentadas palestras voltadas a diversos aspectos da vida do portador de diabetes, como gravidez, qualidade de vida e alimentação saudável, principais sintomas, fatores de risco, importância de exercícios físicos e tabagismo.

Nesta sexta-feira, 12, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) realiza uma palestra sobre o tema Hipoglicemia – como prevenir e tratar. O evento será das 9 às 12 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), e vai reunir pacientes matriculados na unidade, familiares e integrantes de associações de portadores de diabetes.

Prevenção - O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data foi instituída em 1991, devido à constatação do crescimento do diabetes em todo o mundo. Em 2007, a ONU aprovou resolução declarando o diabetes um problema de saúde pública e pedindo que os países tracem políticas de saúde voltadas para o tratamento e a prevenção da doença.

Estima-se que este ano 285 milhões de pessoas no mundo vão sofrer de diabetes, número que em 2030 deverá chegar a 438 milhões. Na Bahia, dados de 2009 apontavam uma prevalência de diabetes autorreferido em 6,5% da população acima de 18 anos, o que representa cerca de 635 mil pessoas.

Os principais sintomas da doença são cansaço, sede e fome excessivas, grande quantidade de urina, perda de peso e visão turva. Os portadores da enfermidade podem viver com qualidade de vida, sobretudo quando o diagnóstico é feito precocemente e são mantidos hábitos como a alimentação saudável, prática de exercícios e evitando-se o estresse.

Programação no Centro Histórico

Gamboa - Teste de glicemia e palestras sobre os sintomas e tratamento. Nesta quarta-feira até sexta, na Unidade de Saúde da Família

Pelourinho - Palestras educativas sobre os diferentes tipos de diabetes e qualidade de vida e alimentação saudável para o portador da doença. Nesta quarta e quinta, na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Santo Antônio - Teste de glicemia nos dias 14 e 17. Palestra sobre gravidez e diabetes, no dia 15, e sobre odontologia e diabetes, no dia 18, na UBS do bairro

Carlos Gomes - Teste de glicemia e palestra sobre diabetes e saúde bucal, nesta quarta e quinta, na UBS

Terreiro de Jesus - Palestras sobre prevenção ao pé diabético, tabagismo e diabetes, alimentação e exercícios físicos. Nesta quarta até sexta. Na sexta,
serão oferecidos brindes e café da manhã na UBS do bairro

Ramiro de Azevedo - Teste de glicemia, nesta quarta e quinta, na UBS do Campo da Pólvora

Barbalho - Teste de glicemia e palestras sobre: tipos e sintomas de diabetes, fatores de risco e alimentação. Nesta quarta a sexta, na UBS do bairro

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5648203

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores