6 de janeiro de 2010

UFBA -Caravana de pesquisa da UFBA vai a nove países latino-americanos

Na manhã de sexta-feira (8), uma expedição terrestre, composta por 17 estudantes da UFBA e seis documentaristas - quatro da produtora Tempo e Movimento, a serviço do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef), e dois da TV UFBA – deixa Salvador para percorrer, de ônibus, nove países da América do Sul durante aproximadamente dois meses.

Trata-se da Caravana da Integração 2010, uma promoção da Iniciativa UFBA Latina (Inulat), com o objetivo de proporcionar aos jovens um contato direto com a realidade histórica, cultural, social, política e econômica vivenciada pelos povos latino-americanos para que compreendam melhor a comunidade latina. Uma solenidade marcará a saída do ônibus – às 9h, na entrada principal do campus de Ondina –, com a presença do reitor Naomar de Almeida Filho, representantes dos governos estadual e municipal e das empresas patrocinadoras da iniciativa.

A caravana, composta por estudantes de pós-graduação e de graduação de diversas áreas, tendo à frente, o professor do Departamento de Sociologia e especialista em Relações Internacionais, Felippe Silva Ramos, e o idealizador do projeto, Fabrizzio Cedraz Gaspar, licenciado em Ciências Sociais, visitará instituições acadêmicas, órgãos diplomáticos e instituições que estejam dispostas a colaborar e discutir o processo de integração e aproximação dos laços entre o Brasil e os demais países da América Latina.

A viagem de ônibus proporcionará uma maior percepção do cotidiano de cada país. A expectativa é de que, ao final do percurso, a caravana seja recebida por representantes do governo federal, em Brasília, com o intuito de transmitir um relato acerca da experiência. Após o retorno estão previstas diversas atividades, com o propósito de relatar as experiências e compartilhar o conhecimento adquirido com a comunidade.

“Essas atividades têm o objetivo de disseminar a identidade latina, amenizar o desconhecimento sobre a realidade dos países vizinhos e, principalmente, estimular o debate sobre questões pertinentes ao processo, irreversível, a nosso ver, de integração dos países latino-americanos”, explica o professor Felippe Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores