O Café Científico Salvador,
promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das
Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi, pela Tribuna da Bahia e
pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, continua neste mês de Setembro de
2013 com o evento a seguir:
13 de Setembro de 2013 – 18:00
Desenvolvimento infantil em situações adversas: das
situações de risco à intervenção através da arte
José Eduardo Ferreira Santos (Instituto de Psicologia, UFBA,
Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD)
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca
dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.
O Café Científico é um local em
que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências
e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o
público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas,
numa atmosfera agradável.
DESENVOLVIMENTO
INFANTIL EM SITUAÇÕES ADVERSAS:
DAS
SITUAÇÕES DE RISCO À INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA ARTE
José Eduardo Ferreira
Santos (Instituto de Psicologia, UFBA, Programa Nacional de Pós - Doutorado -
PNPD)
Diversas têm
sido as situações de risco em relação à infância e adolescência que vivem em
situações adversas, caracterizadas pelas condições de risco e mesmo a
existência de violência e negligência. Privadas de direitos fundamentais e
expostas às situações de vulnerabilidade, crianças e adolescentes sofrem
cotidianamente com as condições de risco existentes nos mais diversos contextos
sociais. Em pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de adolescentes na
periferia de Salvador (Santos, 2005, 2010, 2013), encontramos uma miríade de
situações que se constituem em recorrentes danos ao desenvolvimento humano,
dentre eles: maus tratos, negligência, abandono, inserção em trajetórias de
marginalização, tráfico de drogas, assim como a violência em suas diversas
manifestações - doméstica - física, sexual, psicológica e negligências -
e estrutural (Minayo, 2002). Decerto essas situações provocam danos ao processo
de desenvolvimento e muitas vezes também essas crianças e adolescentes são
privados no direito de encontro com a arte e a cultura, dimensões importantes
para o estabelecimento de projetos de vida e acesso a um universo simbólico que
pode contrapor-se e, ao mesmo tempo, possibilitar a superação das adversidades.
Neste sentido, propomos que profissionais e instituições que lidam com a
infância e adolescência em situações adversas possam contar com os recursos
simbólicos presentes na arte para possibilitar novas significações nas
trajetórias de desenvolvimento, conforme temos desenvolvido na periferia de
Salvador, em Novos Alagados, Plataforma, ao propor o encontro de crianças e
adolescentes com a arte produzida na periferia através do Acervo da Laje, um
espaço com centenas de obras artísticas e históricas, cujo objetivo é analisar
os impactos da arte como possibilidade de intervenção frente às situações
adversas, cuja fundamentação teórica remete à Psicologia Cultural (Valsiner,
2012).
O evento é
inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.
Para mais
informações, ligue 71 3283-6568.
Maiores informações sobre o café
científico de Salvador podem ser encontradas em
http://cafecientificossa.blogspot.com
Informações gerais sobre a
iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio:
http://www.cafescientifique.org.
Att
Comissão Organizadora do Café
Científico:
Charbel Niño
El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA. Programa de Pós-Graduação em
Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Programa de Pós-Graduação
em Ecologia e Biomonitoramento, UFBA).
Primo Maldonado
(LDM).
Luana Maldonado
(LDM)
Liziane Martins
(Faculdades Jorge Amado)
Nei de Freitas
Nunes Neto (Instituto de Biologia, UFBA).
Sidarta
Rodrigues (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA)
Valter Alves
Pereira (Colégio da Polícia Militar. Programa de Pós-Graduação em Ensino,
Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Anna Cassia
Sarmento (Colégio da Polícia Militar)
Maria Aparecida
Santana (Instituto de Biologia, UFBA).
Frederik Moreira
dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das
Ciências, UFBA/UEFS)
Ricardo Santos
do Carmo (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das
Ciências, UFBA/UEFS)
Patricia
Zucoloto (Faculdade Ruy Barbosa).
Luciana Fiuza
(Instituto de Biologia, UFBA).
Jailson Alves
dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das
Ciências, UFBA/UEFS, professor assistente do Dexa, UEFS)
Para saber mais:
Minayo, Maria Cecília de Souza. O significado social e para a saúde da
violência contra crianças e adolescentes. In Westphal, Marcia Faria (Org.).
Violência e criança. São Paulo: EDUSP, 2002, p. 95 -114.
Santos, José Eduardo Ferreira. Travessias: a adolescência em Novos
Alagados. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2005.
Santos, José Eduardo Ferreira. Cuidado com o vão: repercussões do
homicídio entre jovens da periferia. Salvador: Edufba, 2010.
Santos, José Eduardo Ferreira. Nascente da beleza. São Paulo:
Scortecci, 2013.
Valsiner, Jaan. Fundamentos da Psicologia Cultura. Tradução Ana
Cecília de Sousa Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário