11 de maio de 2013

10 de maio de 2013

Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU)


O programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1970 como um órgão subsidiário das Nações Unidas para funcionar como um programa operacional na cooperação para o desenvolvimento. Administrado pelo PNUD, o programa promove o voluntariado para a paz e o desenvolvimento, o que significa abordar o voluntariado em suas várias formas – ajuda mútua, filantropia e campanhas – sempre com o intuito de apoiar iniciativas alinhadas à agenda da ONU.

O programa VNU reconhece o voluntariado dentro da sua diversidade e entende que ele é universal e inclusivo, além de enaltecer os valores que o envolvem: escolha própria, compromisso, engajamento e solidariedade. Os efeitos do voluntariado beneficiam o conjunto da sociedade, assim como aumentam a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre cidadãos, por sua vez geradoras de oportunidades de participação.

No Brasil, o VNU atua desde 1998. É um programa em crescimento, de cooperação com projetos de diferentes parceiros em todo o país. O VNU está sempre em busca de pessoas qualificadas que cumpram serviços voluntários nesses projetos de desenvolvimento. Milhões de pessoas em todo o país já estão engajadas como voluntários em clubes, ONGs, igrejas, escolas, etc., e milhares de voluntários participam em projetos sociais de empresas privadas com o objetivo de melhorar as condições de vida em comunidades carentes, proteger o meio ambiente ou contribuir para atividades específicas.

9 de maio de 2013



Página incial
Submissão de trabalhos - prorrogado para 15/05/2013
Mensagem à comunidade espeleológica
O Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE) teve sua primeira edição em 1964, sendo desde então realizado com a possibilidade de reunir pessoas interessadas no estudo e proteção das cavernas e do meio na qual se inserem. Buscando uma vez mais semear e espalhar o conhecimento acerca desse tema, se propõe realizar a 32ª. edição do CBE no município de Barreiras, oeste do estado da Bahia.
É a primeira vez que o CBE é realizado nesse estado, e mesmo no Nordeste brasileiro. Embora o patrimônio espeleológico dentro desse recorte político tenha sua riqueza reconhecida a tempos por todo o país, esperamos assim incentivar essa ciência e as pessoas que a realizam, em áreas nas quais se enfrentam os mais diversos (e adversos) desafios.
Diante do panorama “desenvolvimentista” vivido no cenário nacional, refletido no oeste baiano principalmente pelo avanço da agricultura e construção de obras de infraestrutura, e partindo da premissa que, para se preservar ou até mesmo explorar de modo sustentável um determinado bem, é necessário conhecimento e informação, o 32º. CBE vem também com uma proposta de aproximar as comunidades regionais de seu acervo de grutas, “buracos” ou lapas, que muitos ouvem falar, mas poucos o conhecem de fato e o admiram como tal. Essa proposta pode ecoar pelas diversas regiões cársticas do restante do estado ou mesmo do país, sem, claro, perder de vista as discussões pertinentes às especificidades das diversas localidades, envolvendo os mais variados aspectos da Espeleologia brasileira.
Desse modo, o mote para o 32º. CBE se traduz na ideia de se formar multiplicadores do conhecimento espeleológico, esperando que o congresso permita disseminar, intercambiar, desmistificar e transformar os saberes entre os vários atores que convivem com as cavernas, as exploram e/ou lutam pela sua conservação, seja entre os espeleólogos, acadêmicos ou não, as comunidades locais, os empreendedores ou os órgãos regulatórios e de fiscalização, ultrapassando o âmbito isolado de cada um deles, e tornando-nos parceiros efetivos e co-defensores do patrimônio espeleológico.
Para tanto, precisamos do apoio de toda a comunidade espeleológica e contamos com sua presença!
Comissão Organizadora do 32º CBE

Comissão Organizadora do 32º CBE

UNESCO abre candidatura para prêmio que contempla trabalhos de divulgação científica


Estão abertas as inscrições para o Prêmio UNESCO Kalinga de Popularização da Ciência, que pretende recompensar os esforços de escritores, editores, professores, diretores ou produtores de cinema, rádio ou TV que ajudaram a divulgar pesquisas científicas e tecnológicas para o público comum.

O prêmio é uma parceria entre o governo da Índia, o governo local da região da Orissa, a Fundação Kalinga Trust e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO[1]).

As candidaturas devem ser apresentadas ao Diretor-Geral designado pelos governos dos Estados-Membros, em consulta com suas Comissões Nacionais, e por organizações não governamentais que mantêm parcerias oficiais com a UNESCO. Clique aqui para acessar os contatos no Brasil[2].

O premiado leva um cheque de 20 mil dólares e uma medalha, além de ser convidado a passar de duas a quatro semanas na Índia com tudo pago e participar de encontros com membros da comunidade científica indiana para conhecer um pouco sobre a cultura do país. É necessário inglês fluente. O prazo é dia 15 de junho de 2013[3].

Para todas as informações, clique aqui[4].
 
Notas:
  1. UNESCO: http://www.unesco.org.br
  2. Clique aqui para acessar os contatos no Brasil: http://www.unesco.org/ncp/index.php?lc=E&rid=282&module=national_commissions
  3. prazo é dia 15 de junho de 2013: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/science-technology/sti-policy/global-focus/science-popularization/prizes/kalinga-prize/how-to-apply/
  4. clique aqui: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/science-technology/sti-policy/global-focus/science-popularization/prizes/kalinga-prize/
Link permanente: http://www.onu.org.br/unesco-abre-candidatura-para-premio-que-contempla-trabalhos-de-divulgacao-cientifica/

ONU Brasil entra para a ‘blogosfera’



ONU Brasil entra para a ‘blogosfera’ 

A ONU está lançando esta semana mais um espaço de diálogo com o público brasileiro e falante da língua portuguesa em geral.

A Organização conta agora com um blog, que semanalmente publicará informações adicionais às que são disponibilizadas no seu portal oficial.

Com este espaço, a ONU no Brasil pretende ampliar seu vínculo com o público, ao trazer de maneira leve e ágil informações sobre os temas que fazem parte do cotidiano dos trabalhadores humanitários da Organização em todo o mundo, como os direitos humanos, a paz e a segurança internacionais e a cooperação entre seus Estados-Membros e povos.

Atualmente, quem quiser se conectar às Nações Unidas já conta com diversas possibilidades, como perfis no Facebook, Twitter e Google+, além de canais no YouTube e Flickr e boletins por email — diários ou semanais. Por mês, a ONU se comunica em português — idioma não oficial — com quase 2 milhões de pessoas. A lista completa das redes está disponível em www.onu.org.br/redes

Assim como nas demais redes sociais, o público pode comentar os textos, adicionando informações ou dando sua opinião.

Acesse agora mesmo o blog da ONU no Brasil em www.onu.org.br/blog

Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano reforça campanha contra o desperdício de alimentos


Celebrado em 5 de junho, data é comemorada em todo o mundo para incentivar ações positivas para o meio ambiente. Segundo a FAO, 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano.

Mongólia, país-sede das celebrações em 2013
Mongólia, país-sede das celebrações em 2013

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado em 1972, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo, e se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas.

Por meio da comemoração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pode sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário.

As iniciativas de qualquer perfil são importantes para favorecer a sustentabilidade, e o PNUMA convida todos a se juntar a esta celebração. Organize a limpeza comunitária de um espaço público, reduza o uso de sacolas plásticas, combata o desperdício de alimentos, procure formas alternativas de transporte… Tudo isso conta!

E a sua ação pode fazer parte do esforço global do PNUMA para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Saiba como registrá-la aqui: www.unep.org/wed/activities/register

Sem ideias? Acesse o guia rápido para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e busque inspiração: www.unep.org/wed/WEDpack

Pensar.Comer.Conservar

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha “Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício”, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. 

Isso é equivalente ao produzido na África Subsaariana no mesmo período. Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.

Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastantes no meio ambiente, Pensar.Comer.Conservar incentiva as pessoas a pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação. Enquanto o planeta luta para garantir recursos para sustentar uma população de 7 bilhões de pessoas – que deve chegar a 9 bilhões até 2050 – a FAO estima que um terço da produção de comida é perdida. O desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e um contribuinte para impactos negativos no meio ambiente.

Se a comida não é consumida, isso significa que todos os recursos usados na sua produção também são perdidos. Por exemplo, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado. E gases estufas são emitidos ao longo em toda a cadeia de produção.

A produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas.

A campanha deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente convida você a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes.

Então Pense antes de Comer e ajude a Conservar o meio ambiente!

Mongólia, país-sede das celebrações em 2013

A Mongólia, que está priorizando a transição para uma Economia Verde nos principais setores da sua economia e promovendo a conscientização ambiental dos seus jovens, irá sediar as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2013.

O anúncio foi feito na última sessão do Conselho de Administração do PNUMA, em fevereiro. Tsakhia Elbegdorj, atual presidente do país, foi um dos seis eleitos como Campeões da Terra do PNUMA em 2012.

“A Mongólia está enfrentando um desafio imenso, incluindo uma pressão crescente sobre sua segurança alimentar, o estilo de vida nômade de alguns dos seus povos e as reservas hídricas por conta das mudanças climáticas”, afirmou o Subsecretário-Geral da ONU e Direto Executivo do PNUMA, Achim Steiner, no anúncio.

“A temperatura média no país subiu 2ºC nos últimos 70 anos e as chuvas diminuíram bruscamente em algumas regiões. Ainda assim o governo se mostra determinado em enfrentar essas adversidades e aproveitar as oportunidades para criar um futuro mais sustentável. Tenho certeza que, ao receber a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Mongólia vai mostrar ao mundo que a transição para uma Economia Verde é possível, mesmo para os setores mais desafiadores da sua indústria, quando liderança, visão, políticas eficientes e vontade política são traduzidas para a ação”, completa Steiner.

As mudanças na Mongólia já estão se tornando realidade. O país aprovou uma lei contra a poluição atmosférica impulsionado pelo crescimento populacional e o uso de carvão na capital, Ulã Bator. Desde 2010, a Mongólia suspendeu todos os pedidos de criação de minas até que uma legislação atualizada seja estabelecida, com o argumento de proteger o ambiente mineral e o meio de subsistências de povos tradicionais.

Missão da ONU chega ao Brasil para divulgar oportunidades de emprego na Organização


Share

Missão da ONU chega ao Brasil para divulgar oportunidades de emprego na Organização

Entre os dias 13 e 17 de maio, uma missão da ONU estará no País, a convite do Governo brasileiro, para divulgar as oportunidades de carreira nas Nações Unidas.

Os profissionais da ONU vão proferir palestras sobre suas áreas de atuação, bem como explicar como funcionam os processos de seleção e quais são as melhores chances de se fazer carreira dentro da Organização.

Três capitais foram escolhidas para receber as palestras: Brasília (13 e 14 de maio), Porto Alegre (15 e 16 de maio) e Salvador (16 e 17 de maio). Para participar basta se inscrever através dos emails abaixo, lembrando que a inscrição é totalmente gratuita e que as palestras são em inglês.

Veja como se inscrever em cada local e a programação completa das palestras.

Em Brasília, o evento ocorrerá no Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho. As inscrições poderão ser realizadas clicando aqui.

Para se inscrever em mais de uma palestra, basta preencher novamente o formulário, clicando mais uma vez no link acima.

As inscrições em Porto Alegre são feitas pelo email eresul@itamaraty.gov.br

Em Salvador, os interessados devem se inscrever pelos emails: palestraonu.universitarios@gmail.com e palestraonu.profissionais@gmail.com

Em caso de dúvidas, escreva para o e-mail: inscricoesonubrasilia@itamaraty.gov.br

Programação dos eventos

13 de maio – segunda-feira – Brasília
MRE, Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho
  • 15h-17h30 – Briefing para jovens profissionais
  • 18h-20h30 – Briefing para profissionais experientes (mais de 5 anos)
14 de maio – terça-feira – Brasília
MRE, Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho
  • 10h-13h – Palestra sobre especialistas civis em missões da ONU
15 de maio – quarta-feira – Porto Alegre
Unisinos, Auditório Santander (Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744- Bairro Três Figueiras)
  • 10h-12h30 – Briefing para jovens profissionais
  • 14h-16h30 – Briefing para profissionais experientes (mais de 5 anos)
  • 19h-20h30 – Briefing para profissionais experientes (mais de 5 anos)
16 de maio – quinta-feira – Porto Alegre/Salvador
Unisinos, Auditório Santander (Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744- Bairro Três Figueiras)
  • 10h-12h – Briefing para jovens profissionais
17 de maio – sexta-feira – Salvador
Auditório da Universidade Jorge Amado
  • 09h-12h – Briefing para jovens profissionais
  • 14h-17h – Briefing para profissionais experientes (mais de 5 anos)
Ouça um programa da Rádio ONU sobre trabalho no Sistema ONU clicando aqui ou abaixo:

ONU abre consulta sobre metas sustentáveis

Data: 09/05/2013

São Paulo - Quase um ano após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, uma de suas principais promessas está começando a se desenrolar: a definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, metas que devem substituir os Objetivos do Milênio a partir de 2015.

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou anteontem sugestão de dez objetivos que o mundo pode adotar. A proposta foi desenhada por um grupo internacional de especialistas de diversas áreas e ficará aberta a consulta pública até o dia 22. As sugestões poderão ser incorporadas em um texto que será analisado na Assembleia Geral da ONU, em setembro.

As metas eram esperadas como resultado da conferência do Rio no ano passado, mas, sem acordo entre os países, o documento final não chegou a listar os temas que deveriam ser contemplados. Aflito com a lentidão do processo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon lançou logo após a Rio+20 a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável. O documento traz objetivos bem genéricos, sem metas concretas com prazos de cumprimento.
 
Coordenador do tema “florestas” da Rede, o brasileiro Virgílio Viana afirma que esse tom mais genérico era de se esperar nesta etapa do processo. “Com o amadurecimento dos temas, esperamos que sejam estabelecidas metas.” 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Prêmio ODM Brasil 5ª Edição - Inscrições
 




A partir de 9 de maio começam as inscrições para a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil. Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais: ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais.

Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br. As inscrições são gratuitas e terminam em 2 de agosto de 2013. Os critérios utilizados para a escolha dos inscritos são: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico - no Palácio do Planalto, em Brasília - e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014.

A coordenação do Prêmio ODM Brasil é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

Prêmio ODM Brasil - O Prêmio foi lançado em 2004 para dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir as Metas do Milênio. O objetivo do governo brasileiro, ao criar o Prêmio, foi incentivar, valorizar e reconhecer publicamente os esforços feitos pelas prefeituras e organizações da sociedade civil, além de subsidiar a construção de um banco de práticas que sirva de referência para a sociedade e para os gestores públicos. Nas quatro edições anteriores foram apresentados 5.097 projetos, dos quais 80 foram premiados.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplam direitos básicos de cidadania. São eles:
• Acabar com a fome e com a miséria;
• Educação básica de qualidade para todos;
• Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
• Reduzir a mortalidade infantil;
• Melhorar a saúde das gestantes;
• Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
• Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
• Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.
Mais informações no site www.odmbrasil.gov.br

Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013

A Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, parceria entre a Conservação Internacional e a Fundação SOS Mata Atlântica, divulgou termo aditivo prorrogando as inscrições para a 12ª edição do Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica. Jornalistas que ainda não se inscreveram no Prêmio agora podem fazê-lo até o dia 7 de junho de 2013, através do site www.premioreportagem.org.br . Neste endereço também está disponível o regulamento com todas as informações.

O objetivo da iniciativa é promover o jornalismo ambiental no Brasil, fomentar a produção de reportagens sobre o bioma Mata Atlântica e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais. O patrocínio é do Bradesco Capitalização.

Podem se inscrever jornalistas brasileiros, residentes no país, atuantes na imprensa escrita e televisiva nacional. Necessariamente, a matéria inscrita deverá ter sido publicada ou veiculada no período de 1° de abril de 2012 a 31 de março de 2013. As reportagens podem ter diferentes temáticas, como: Rio+20 e a Mata Atlântica; Código Florestal e a Mata Atlântica; economia verde; crimes ambientais e denúncias; ecoturismo; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); restauração florestal e ambiente urbano, entre outros.

Mais informações

Coleção de Bijuterias de Luxo ajuda a conservar as aves do Brasil

A renomada marca de semijoias e acessórios de luxo Estela Geromini desenvolveu uma linha de bijuterias finas inspiradas nas araras brasileiras

A grife Estela Geromini, que surgiu em 2003 com coleções de bijuterias e acessórios de design diferenciado e atual, está contribuindo com a conservação da rica biodiversidade brasileira. Para isso, desenvolveu a coleção Araras, inspirada nas lindas aves que representam um ícone brasileiro. Parte do faturamento da coleção será revertida aos programas de preservação da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE Brasil.

Para sabe mais sobre a coleção acesse:
http://www.estelageromini.com.br/
https://www.facebook.com/EstelaGeromini
Ou visite o showroom da loja na Rua Bandeira Paulista, 1009, Itaim Bibi| São Paulo-SP, Brasil | Tel.: 55 11 5542 7861.
Clique aqui para fazer download do catálogo da coleção!

Financiamento para organizações e fotógrafos que atuem em conjunto para a utilização da fotografia como ferramenta para mudança social


A Fundação Open Society, com base nos Estados Unidos, está com edital aberto para financiar com até 30 mil dólares (quase 60 mil reais) projetos que reúnam organizações da sociedade civil e fotógrafos (as) e tenham trabalhos fotográficos como ferramenta para a transformação social. Serão apoiados projetos que atuem como intervenções em problemas sociais e proporcionem maneiras concretas para fotógrafos (as) e organizações a criar um impacto positivo e o público a quem eles se dirigem.

O edital, de título Engajamento da Audiência",visa encontrar fotógrafos (as) que tenham trabalhos já desenvolvidos com referência em justiça social ou questões de direitos humanos e utilizá-los como ferramenta para a mudança social. Profissionais da fotografia e organizações deverão aliar-se para se conectar com o público que se buscará alcançar com o financiamento.

Serão concedidos de cinco a oito financiamentos que variam de 10 mil a 30 mil dólares (20 mil a 60 mil reais) e que não poderão ser utilizados para a produção de novos trabalhos fotográficos. A data final para envio das propostas, em inglês, é dia 18 de junho, no horário americano "EST" (atentar para o fuso correto).
Mais informações estão disponíveis aqui.

Fundo apoia projetos de proteção a espécies ameaçadas de extinção


O Fundo de Conservação de Espécies The Mohamed bin Zayed, organização sem fins lucrativos criada e financiada pelo Sheik de Abu Dabi Mohamed bin Zayed Al Nahyan, recebe propostas de organizações de todo o mundo para apoiar, com até 25 mil dólares (quase 50 mil reais), projetos de proteção a espécies animais e vegetais que estejam sob risco de extinção.

Não há restrição geográfica para o envio de propostas, mas o fundo usa a "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como base primária para acompanhamento do status das espécies ameaçadas.

Propostas devem ser enviadas em inglês, online, no site da organização. Para este ano há três prazos para envio de propostas, sendo que o primeiro encerrou-se em fevereiro, e os próximos são 30 de junho e 31 de outubro. Mais informações aqui.
MMA    Agendada consulta pública para elaboração de projeto de instrução normativa que aprova o manejamento técnico pré-abate e abate humanitário

PORTARIA Nº 61, DE 7 DE MAIO DE 2013

O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe conferem os arts.
10 e 42 do Anexo I do Decreto nº 7.127, de 4 de março de 2010, tendo em vista o disposto na Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, e o que consta do Processo nº 21000.009859/2012-04, resolve:

Art. 1º Estabelecer nova consulta pública, pelo prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação desta Portaria, o Projeto de Instrução Normativa que aprova o Regulamento Técnico de Manejo
Pré-Abate e Abate Humanitário, bem como os Métodos de Insensibilização Autorizados conforme Anexo.

Parágrafo único. O Projeto de Instrução Normativa e seus anexos, previstos no caput, estão disponíveis na rede mundial de computadores, na página eletrônica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA na internet: www.agricultura. gov.br, em Legislação, submenu Consultas Públicas.

Art. 2º O objetivo da presente consulta pública é permitir a ampla divulgação da proposta de Instrução Normativa constante do art. 1º desta Portaria, visando receber sugestões de órgãos, entidades
ou de pessoas físicas interessadas.

Art. 3º As sugestões de que trata o art. 2º desta Portaria, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas, por escrito, para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal -
DIPOA da Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA, situado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, Sala 401-A, CEP
70.043-900, Brasília - DF, ou para o endereço eletrônico comissao. bea@ agricultura. gov. br.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



RICARDO DA CUNHA CAVALCANTI JUNIOR

8 de maio de 2013

Faça a sua inscrição para o "Domingo no PESC"!

No último domingo (05/maio) aconteceu mais um Domingo no PESC!
.
Domingo no PESC 2 50
.
O projeto Amigos do PESC, em parceria com a Prefeitura de Uruçuca, está promovendo passeios ao Parque Estadual da Serra do Conduru. Se você ainda não conhece o Parque, venha conhecer!
 O passeio é gratuito e inclui transporte (fornecido pela Prefeitura), lanche e distribuição de camisetas do projeto. As inscrições devem ser feitas no Centro de Informações do PESC que fica no Espaço Box, na Vila de Serra Grande, na Travessa Pedro Gomes nº42, de terça-feira à sexta-feira, das 15:00 às 17:30 horas – fale com os estagiários do CI do PESC. O próximo passeio está programado para o dia 26 de maio!
Agora, confira o último Domingo no PESC.
Antes de embarcar para o Parque, que tal conhecer e prestigiar a Feira dos Pequenos Produtores de Serra Grande?
.
05 05 1
.
05 05 2
.
05 05 3  Chegando ao PESC, os guardas-parques contam tudo pra gente sobre o Parque e como é o trabalho deles.
.
05 05 4  Na trilha da sede, a gente não consegue baixar a cabeça... como a floresta é linda!
.
05 05 14  Você já viu a árvore do “Óleo Copaíba”?  e a “Gindiba”?
.
05 05 12  Se você olhar bem atentamente, vai encontrar minúsculos moradores nas teias...
.
05 05 13  ... e outras tantas formas de vida coloridas!
.
No meio da trilha encontramos um grupo de pesquisadores, estudantes de biologia da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz, com a Professora de Ecologia de Florestas Tropicais Talita Fontoura. Claro que demos uma paradinha pra perguntar o que eles estavam fazendo lá... Advinha se não aprendemos mais um pouquinho?
.
05 05 6 
.
05 05 7

.
05 05 8  Que tal esse "Cipó Escada de Macaco"?
.
E as cores da floresta?
.
05 05 9
.
05 05 10
.
05 05 16  A Professora Débora não resistiu à beleza que a floresta transforma.
.
05 05 15  Sementes fantásticas!
.
O PESC é assim, cada vez que a gente passa lá aprende uma coisa diferente!
.
05 05 17

.
.
.
Click on the slide!
As aves são excelentes indicadores da qualidade de nosso ambiente























BirdLife International completa 90 anos!

Idéias podem mover o mundo, mas isso acontece apenas quando pessoas agem sobre elas. Foi exatamente isso o que aconteceu no dia 20 de junho de 1922, quando um grupo notável de pessoas de diferentes países se reuniu em Londres na casa do ministro das Finanças do Reino Unido.
            

       Unidos devido sua paixão pelas aves, eles concluíram que a única resposta eficaz para o crescente comércio de penas de aves selvagens ou as ameaças às aves migratórias que atravessam os continentes seria uma ação coordenada internacional.

    Este foi o nascimento da primeira organização de conservação internacional, como o professor Kay Curry-Lindahl décadas mais tarde descreveu no Conselho Internacional para a Preservação das Aves (que mais tarde evoluiu para BirdLife International).

       Nas décadas seguintes o mundo ficou mais povoado e industrializado, o que resultou em problemas maiores e mais complexos em relação à natureza. Esses problemas necessitavem de uma resposta coordenada ainda maior - uma visão que os líderes mundiais presentes na Cúpula da Terra da Rio + 20 devem seguir.

    Essa necessidade resultou na criação da BirdLife International, em 1993, hoje a maior parceira de organizações nacionais de conservação em 116 países.Unidos por uma visão comum, a Birdlife representa hoje uma parceria global para ações locais e impactos globais.

      “O 90º aniversário da BirdLife International é uma oportunidade para refletir sobre o que conseguimos juntos e ajudar-nos a focar no futuro que queremos", ressalta o Dr. Marco Lambertini, executivo-chefe da BirdLife.

    "Muita coisa mudou em noventa anos, mas os fundamentos são os mesmos. A justificativa para a colaboração internacional só tem crescido e por isso a necessidade crucial de fortalecer a capacidade local de conservação em todo o mundo. Hoje parece tudo tão lógico, mas isso foi realmente visionário", completa Dr. Lambertini.

     Conservacionistas ativos, antes numerados em dezenas, hoje são contados em milhões. Nós todos temos uma dívida com essas pessoas que se uniram para formar esse grupo ao meio-dia de 20 de junho de 1922.


Mais de mil animais serão devolvidos à natureza pelo Ibama na Bahia
Salvador (07/05/2013) –- Cerca de 1.300 aves serão soltas nesta quarta-feira (08) pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama na Bahia, em uma área localizada no bioma Caatinga, distante cerca de 300 quilômetros de Salvador. Entre elas, espécies como sofrê, pássaro-preto, papa-capim, brejal, asa-branca, tico-tico, pintassilgo-do-nordeste (ameaçado de extinção), entre outras. Foram incluídos ainda neste  lote 100 jabutis, que também ganharão liberdade na região.

Os animais, que foram levados na segunda-feira (06) pela manhã para o local da soltura, serão libertados em duas áreas de caatinga preservada no interior da Bahia. Assim que chegaram ao local, as aves foram colocadas em um viveiro grande, que é importante para descanso e aclimatação. Na quarta pela manhã, será realizada a soltura. Durante todo o trabalho, elas serão monitoradas pelos analistas e técnicos do Cetas.

Além disso, serão realizados trabalhos de educação ambiental nas comunidades do entorno das áreas de soltura. Segundo o analista ambiental Josiano Torezani, “esse trabalho é  fundamental para o sucesso e a reinserção desses animais na natureza, pois, com a comunidade conscientizada, teremos mais cidadãos responsáveis, admiradores e protetores da natureza”.

Josiano informou que as aves são provenientes de ações de fiscalização de vários órgãos, como Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar (COPPA) e outros. 

“Assim que chegaram ao Cetas, as aves foram identificadas, receberam tratamento médico-veterinário e foram soltas em um recinto para que pudessem diminuir a carga de estresse e melhorar o condicionamento físico”, disse ele.

Muitas delas chegaram em péssimo estado de saúde devido às condições a que foram submetidas, tanto no transporte por parte dos traficantes de animais silvestres quanto pelo cidadão que mantinha a posse ilegal de algumas aves engaioladas. Por esse motivo, das mais de 1.300 aves que chegaram ao Cetas, em torno de 50 foram a óbito”, acrescenta.

Se elas tivessem continuado na rede do tráfico, até o consumidor final, 90% (mais de 1.000) morreriam uma vez que os traficantes não se preocupam com o bem-estar do animal mas apenas com o lucro a qualquer preço. É importante frisar que o tráfico só existe porque há quem compre”, completa o analista.

Carlos Garcia
Ibama/BA

Foto: Ricardo Maia
Ascom/Ibama

 

Parque de Sauipe ganha título da Unesco

Cátia Lima
Luciano da Matta | Ag. A TARDE
  • Em Mata de São João, parque conta com lagoas, nascentes, vales, riachos e mais de 60 mil aves
O Parque de Sauipe passou a ser considerado pela Unesco como Posto Avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Mantido com recursos das empresas  Braskem, Cofic e Cetrel, o parque é conhecido por desenvolver programas ambientais na Bahia e pelos 66 hectares de mata atlântica conservada.

O título foi concedido pelo Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Também receberam a honraria, a Reserva Sapiranga e a Sede do Instituto Baleia Jubarte,  outras instituições que atuam na preservação ambiental no Estado.

Segundo o diretor do Instituto Fábrica de Florestas, Álvaro Oyama, que coordena o Parque de Sauipe, a distinção foi concedida pela prática de educação ambiental que o parque desenvolve. "O Parque de Sauipe é um exemplo de  conservação da fauna e da  flora brasileira. Temos o primeiro  Museu de História Natural da Bahia que desenvolve um dos  maiores programas ambientais do Estado", disse.

Projetos - Álvaro Oyama falou, ainda, sobre  projetos que serão implantados no Parque de Sauipe. "No começo do segundo semestre, vamos promover o projeto Estação Ambiental, com um viveiro  com cerca de 100 mil espécies nativas. Iremos promover palestras e projetos de pesquisa relacionados com as atividades do viveiro ecológico e da estação meteorológica", disse.

O projeto Estação Ambiental beneficiará  mil estudantes das escolas públicas dos municípios de Camaçari, Dias D´Ávila e Mata de São João e será construído com materiais de origem plástica, reciclados e reaproveitáveis.

Outro projeto que o parque realiza é o Fábrica de Florestas. Criado em 2008,  promove o desenvolvimento sustentável e  a preservação ambiental da região ao longo do Litoral Norte e do Anel Florestal de Camaçari, por meio de plantio de mudas.

No ano passado, o Fábrica de Florestas plantou mais de 40 mil mudas em Camaçari, Simões Filho e Dias D´Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, além de promover palestras, cursos de combate a incêndios florestais e seminários de restauração ecológica de áreas degradadas.
Localização - O Parque de Sauipe fica  no município de Mata de São João, na área de proteção ambiental do Litoral Norte. Coberto por vegetação típica da mata atlântica, conta com mais de 60 mil aves de 250 espécies, além de quatro lagoas, nascentes, dois vales e riachos.

A área exibe,  ainda, um exuberante cenário natural, onde o visitante tem mais de quatro trilhas internas disponíveis, com estrutura para diversos tipos de eventos. Também é disponibilizado um  espaço para a exibição de vídeos e filmes e local para exposição. 

Em cinco anos, o parque já  recebeu  mais de 50 mil estudantes, sendo a  maioria da rede pública de ensino, para passeios. Os interessados em conhecer o Parque de Sauipe podem agendar uma visita pelo site www.fabricadefloresta.org.br.

Expedição acha 'continente perdido' a 1.500 km do litoral do Brasil

Vinícius Lisboa
Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro
Ampliar

Imagens do mês (maio/2013)28 fotos

19 / 28
 
A expedição geológica Iatá-Piuna confirmou a existência de um "continente perdido" no Atlântico Sul, a 1500 quilômetros de distância do litoral Sudeste do Brasil. A "Atlântida brasileira" se desprendeu da plataforma continental e afundou no mar com o movimento das placas tectônicas, segundo pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil. A conclusão foi feita após o submergível japonês Shinkai 6500 encontrar granito (material associado aos continentes e que é menos denso do que as rochas do fundo do mar) na Elevação do Alto Rio Grande (detalhe à esquerda) Ussami et al. 2012
 
Uma expedição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com a cooperação da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec), deixou pesquisadores mais perto de concluírem que a Elevação do Alto Rio Grande, região mais rasa localizada a cerca de 1.500 quilômetro da costa Sudeste do país, é uma parte da Plataforma Continental Brasileira que se desprendeu e afundou com o movimento das placas tectônicas.

O anúncio foi feita no dia 06/05/2013 no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, onde representantes da Jamstec, da Embaixada do Japão no Brasil e do governo brasileiro se reuniram  para celebrar a cooperação entre os dois países e para dar início à exposição A Nova Fronteira do Conhecimento.

As novas conclusões foram obtidas a partir do apoio do submergível japonês Shinkai 6500, capaz de chegar a 6.500 metros de profundidade e que foi usado para coletar material da região do Alto Rio Grande. Por meio de dragagem, pesquisadores brasileiros já tinham encontrado granito na região e, agora, confirmaram a presença da rocha com os mergulhos possibilitados pelo veículo. Menos denso que as rochas normalmente do fundo do oceano, o granito está mais associado aos continentes. O Pão de Açúcar, por exemplo, é feito de granito.

"O fato de haver um continente naquela região nos abre outras possibilidades. Até que ponto [o achado] foi uma extensão de São Paulo que se desgarrou e ficou para trás? Isso nos leva a pensar no que fazer para a região. Não só conhecer, mas requerer essa área", disse Roberto Ventura, diretor de Geologia e Recursos Minerais do CPRM. Ele conta que o Alto Rio Grande tem sido chamado de "Atlântida" no órgão em referência ao mitológico continente que teria afundado no oceano.

O tamanho do Alto Rio Grande ainda não foi definido com clareza, mas Ventura estima que seja comparável ao estado de São Paulo. O diretor conta que países como Rússia e França já reivindicam áreas no Atlântico Sul, onde a China também realiza pesquisas, o que torna o estudo estratégico para o Brasil, que tem a maior costa do oceano. A longo prazo, segundo o geólogo, a região pode se tornar um ponto de mineração submarina, com a perspectiva de extração de ferro, manganês e cobalto.

O Shinkai 6500 custou cerca de US$ 130 milhões ao governo japonês e faz pesquisas em águas profundas desde 1991. Também foram investidos US$ 100 milhões no navio Yokosuka, para adequar a embarcação para transportar o submergível. Hiroshi Kitazato, pesquisador japonês que coordenou os trabalhos da Jamstec na expedição, destacou o interesse do país asiático em pesquisar o oceano: "Essa é a região que menos foi explorada no mundo inteiro. Então, acreditamos que é muito importante pesquisá-la. Antes, o Shinkai fez expedições mais próximas ao Japão, no Índico e no Pacífico".

Roberto Ventura conta que um submergível como o Shinkai e um navio como o Yokosuka são tecnologias que "não podem ser compradas em prateleiras", pois precisam ser desenvolvidas e operadas por pessoal capacitado, condições de que o Brasil ainda não dispõe. O pesquisador criticou a burocracia a que estão submetidas pesquisas científicas, que precisam de importações de peças. "O nosso amadurecimento precisa ser na questão burocrática também. Para a gente competir, do ponto de vista tecnológico, em ciência, a gente precisa ser muito mais ágil", destacou.

O pesquisador do CPRM Eugênio Frazão esteve em um dos sete mergulhos em grande profundidade. Ele levou cerca de uma hora e meia para atingir a profundidade de 4.200 metros - o mergulho durou cerca de oito horas. Ele destaca que, além de rochas continentais, foram encontradas espécies não conhecidas em situações muito adversas e até um coral com caraterísticas específicas de águas profundas.

A expedição Iatá-Piuna (navegando em águas profundas e escuras, em tupi-guarani) teve início em 13 de abril, na Cidade do Cabo, na África do Sul e percorreu, no primeiro trecho, a Elevação do Rio Grande e a Cordilheira de São Paulo. No segundo trecho, será explorado o Platô de São Paulo. Seis pesquisadores brasileiros acompanham o navio que depois de pesquisar o Atlântico Sul, segue para o Mar do Caribe.

FONTES:  http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/
www.iberoamerica.net  
www.newsbcc.com/ 

Seguidores