9 de agosto de 2011

Embasa convoca 79 candidatos classificados em concurso público

Convocados devem comparecer nesta quinta (11), às 8h, na Universidade Corporativa da Embasa (UCE)


Mais 79 candidatos classificados no último concurso público da Empresa Baiana de Águas e Saneamento estão sendo convocados pela empresa, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

As vagas são para Salvador e unidades regionais de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

Os convocados devem comparecer nesta quinta-feira (11), às 8h, na Universidade Corporativa da Embasa (UCE), localizada no Parque Dep. Paulo Jackson, av. Juracy MagalhãesJr., s/n, Lucaia, Rio Vermelho, com a documentação requisitada em edital.

Na ocasião, os candidatos serão encaminhados para exames médicos admissionais. Mais informações no site www.embasa.ba.gov.br

OESTE BAIANO GANHA UNIVERSIDADE FEDERAL


A Bahia ganhará mais uma instituição de ensino superior. A presidenta Dilma Rousseff assina na próxima terça-feira (16), o documento de criação da Universidade Federal do Oeste Baiano, com campus nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Barra. A informação foi anunciada pela deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça (9). De acordo com a parlamentar, a notícia foi confirmada pela assessoria da Casa Civil da Presidência da República à prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PR). “Esta é uma luta histórica, um sonho que começa a ser concretizado. Antes mesmo da criação do campus da UFBA em Barreiras, diversas forças políticas da região já se uniam em torno de um só objetivo: interiorizar o ensino superior no estado da Bahia, sobretudo na região oeste”, afirmou a comunista.

34 animais silvestres são apreendidos na BR 324



Em mais uma ação de combate ao crime ambiental, agentes do Posto PRF de Simões Filho apreenderam ontem 34 animais silvestres, no Km 604 da BR 324.

Os animais (1 canário da terra, 7 preás , 1 pombo e 25 periquitos da Austrália) estavam sendo transportados no veículo VW/Saveiro, placa JLA-1031/BA, por Jucimar Borges dos Santos, 36 anos e Edmilson Pereira de Jesus, 29 anos, que foram presos e encaminhados à DEPOL local aonde responderão pela prática de crime ambiental.

Principais Mosquitos de Importância Sanitária no Brasil


Rotraut A. G. B. Consoli e Ricardo Lourenço de Oliveira
Traz informações concisas e atualizadas sobre os mosquitos vetores de doenças no Brasil. Inclui morfologia e biologia das fases evolutivas de adulto, ovo, larva e pupa, abordando aspectos referentes à nutrição, reprodução, comportamento e ecologia. Com referência às medidas de controle, são abordados os métodos químicos, a questão da resistência aos inseticidas e a perspectiva dos métodos biológicos. Possui, ainda, técnicas de trabalho e uma vasta lista de referências bibliográficas para um conhecimento mais detalhado de cada item tratado.
Este livro está disponível na íntegra em formato PDF sem custos para acesso:parte 1 ; parte 2 ; parte 3 ; parte 4 ; parte 5 ; parte 6 ; parte 7 ; parte 8
ISBN 85-85676-03-5. 1a reimpressão: 1998. (1a edição: 1994). 228p. il. ESGOTADO. Disponível em PDF

Extração ilegal de areia devasta área em Barra de Pojuca


Franco Ada
ilton e George Brito
Por volta das 13h30 desta quinta-feira, 4, duas caçambas abastecidas de areia branca chegaram a dois pontos distintos da capital: uma na Boca do Rio e outra no Parque São Cristóvão. A carga vem sendo extraída diariamente de forma ilegal em uma jazida localizada no loteamento Joia de Itacimirim, em Barra de Pojuca, distrito de Camaçari (Grande Salvador). A ilegalidade é atestada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Um especialista em recursos minerais do órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia – que, por questão de segurança, pediu para não ser identificado – afirma que a prática da exploração clandestina tem se configurado em crimes de ordem ambiental, fiscal e contra o patrimônio, uma vez que o Estado deixa de recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Constituição Federal, por meio da Lei 8.176/1991, no artigo segundo, institui “crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matérias-primas pertencentes à União, sem autorização legal”. As penalidades variam desde multa a detenção de um a cinco anos.
Já o artigo 21 da Lei 7.805/1989 diz que “a realização de trabalhos de extração de substâncias minerais, sem a competente permissão, concessão ou licença, constitui crime, sujeito a penas de reclusão de três meses a três anos além de multa”.
Segundo o especialista do DNPM, o órgão ainda não identificou o proprietário do loteamento Joia de Itacimirim. Para conhecer a escritura do terreno, explica o geólogo do DNPM, seria preciso recorrer aos registros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou aos cartórios de Camaçari. “As pessoas que atuam [na jazida] estão sob investigação”, afirmou o geólogo.
Veja vídeo com flagrante da extração ilegal de areia
Destino - Terça-feira passada, A TARDE tentou falar com o responsável pela alimentação das caçambas, mas, ao chegar ao campo de extração, os veículos e um trator debandaram por rota de fuga na mata fechada.
“Eles [os clandestinos] têm um olheiro na entrada da cidade, com um celular, para avisar a presença da fiscalização. Por isso, ninguém foi pego ainda”, contou um morador local, que fez a denúncia e pediu o anonimato.
Parte da areia tirada da jazida Joia de Itacimirim vai parar em depósitos de lojas de material de construção em Salvador, onde é utilizada para fabricação de pré-moldados, ao ser misturada com cimento.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta-feira, 5, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

concurso

EDITAL DE CONCURSO Nº 001/2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
EDITAL Nº 001/2011
A Prefeita do Município de Lauro de Freitas, Estado da Bahia, no uso das atribuições legais, com suporte no Art. 37 da Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal,
TORNA PÚBLICO que realizará CONCURSO de provas e títulos, para o provimento efetivo de cargos do Quadro de Servidores da Prefeitura Municipal, de acordo com as Leis Municipais Nº 623/90, 1.374/2010 e 1.415/2011, sob execução técnica e coordenação da empresa LIBRI – Capacitação de Recursos Humanos Ltda., certame que se regerá pelas regras Especiais contidas neste Edital e pelas demais disposições legais vigentes.
PASMEMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!
Biólogo
ATRIBUIÇÕES
BIOLOGO
Etudar seres vivos, desenvolver pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia,
biologia ambiental e epidemiologia e inventariar biodiversidade; organizar coleções biológicas;
manejar recursos naturais; desenvolver atividades de educação ambiental; realizar diagnósticos
biológicos, moleculares e ambientais, além de análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Portuguesa
Estudo e Interpretação de textos. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico).
Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos
e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais
e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação
Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.
Conhecimentos Específicos
Teorias da origem da vida. Classificação dos seres vivos. Teorias evolucionistas. Estrutura e
composição da célula. Funções celulares. DNA, reprodução e hereditariedade; trocas genéticas.
Introdução à microbiologia e sua importância em engenharia ambiental. Bactérias, fungos e vermes.
Microorganismos e sua identificação. Microbiologia médica, sanitária e de alimentos. Botânica;
diversidade e reprodução; sistemática vegetal. Relações ecológicas; eutrofização e seus efeitos;
sucessão ecológica; biomas brasileiros; fatores bióticos e abióticos.Microbiologia ambiental.
Microorganismos como indicadores de poluição. Biocorrosão, biofilmes e
microbiologia do petróleo. Laudos, pareceres e relatórios. Perícias e avaliações.

Sema lança campanha Bahia sem Fogo


As comunidades da região da Chapada Diamantina receberam, na manhã da última quarta-feira (3), um reforço do Governo do Estado para prevenir e combater os incêndios florestais, comuns entre os meses de agosto a dezembro. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançou a campanha Bahia sem Fogo, no Auditório Afrânio Peixoto, em Lençóis, que visa sensibilizar o poder municipal e a sociedade que vive naquela região.
O coordenador do Grupo de Operações Especiais da Chapada Diamantina (Brigada Voluntária), Homero Vieira, ressaltou durante o evento que os incêndios florestais devem ser evitados e, em último caso, combatidos. “É importante a presença constante dos órgãos estaduais, a exemplo da fiscalização educativa com as comunidades para formamos uma forte corrente”, disse.
A partir desse mês, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema) inicia uma operação de fiscalização educativa na Chapada Diamantina, que contará com o suporte de um trailer, onde serão passadas informações e haverá distribuição de materiais. O contingente é formado por mais de 10 técnicos de fiscalização, 08 veículos, 10 policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (CIPPA), além do apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional que é desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer), com vôos diários de monitoramento das ocorrências de focos de calor.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a qualidade ambiental é feita através da fiscalização, mas também com o apoio das comunidades. “Pretendemos incluir um representante de brigadistas no Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Sema. Precisamos realizar mais capacitação com esses profissionais, mas não podemos esquecer da necessidade de aperfeiçoarmos os sistemas municipais de meio ambiente para que seja feita a gestão completa da Bahia”, destacou.
O presidente da União dos Prefeitos da Chapada Diamantina, João Hipólito Rodrigues, considera louvável a iniciativa do Governo do Estado em lançar uma campanha como a Bahia sem Fogo. “Quando há esse envolvimento dos poderes públicos, a presença do Ministério Público, da sociedade como um todo, fica mais fácil promover ações de preservação ambiental. Farei a minha parte, vou divulgar em meu município esta campanha”, pontuou.
Convênio – A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) está em fase de recebimento de documentação para realizar um convênio, que deve ser firmado com as prefeituras, para execução de um plano de trabalho que envolve a manutenção das ações das brigadas voluntárias de combate aos incêndios florestais.
Segundo o representante do órgão, Salvador Brito, o convênio sofre variações entre um município e outro por conta das características próprias, mas todos eles terão supridas as necessidades das brigadas. “Somente os municípios que constam irregularidades na documentação enviada podem não conseguir firmar o convênio”, ressaltou.
Fonte: Ascom/Sema

Espécies da flora brasileira ganham estratégias de proteção


Thaís Alves thais.lima@icmbio.gov.br Brasília (04/08/2011) - Com o objetivo de conservar e reduzir o risco de extinção de espécies de cactáceas no país, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) elaborou o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação de Cactáceas. Coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e da Caatinga (CECAT) o Plano abrange 28 espécies ameaçadas de extinção. O PAN foi consolidado com a participação de diversas instituições como Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), universidades, organizações não governamentais e centros de pesquisa internacionais. É composto por três metas que incluem a ampliação do conhecimento sobre as espécies, a divulgação e proteção de áreas de ocorrência de Cactáceas ameaçadas e o aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas relacionadas às Cactáceas. Com incidência maior das Cactáceas nos biomas do Cerrado e da Caatinga, o plano estabelece ainda estratégias para proteção de outras espécies consideradas em risco de extinção e as respectivas ações possuem validade até dezembro de 2015. Ações contidas no PAN já estão sendo executadas. O PAN das Cactáceas terá duração de cinco anos, porém revisado anualmente com o apoio do Grupo Estratégico Assessor que irá desenvolver atividades para contribuir no acompanhamento e na implementação das ações propostas. Para a coordenadora de Plano de Ação Nacional do ICMBio, Fátima Toledo, os grupos são operacionais e funcionam como um mecanismo de controle social para checar o andamento das ações para a recuperação e conservação das espécies e seus habitats. Algumas das espécies que integram o PAN Cactáceas possuem registros em unidades de conservação tais como o Parque Nacional da Tijuca (RJ), o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e a Floresta Nacional de Contendas do Sincorá (BA). Segundo Suelma Ribeiro Silva, coordenadora do PAN Cactáceas, outros Planos de Ação Nacional para a conservação da flora brasileira estão sendo elaborados. “O PAN de Eriocaulaceae deve ser lançado nos próximos dias. O PAN Orquidáceas tem previsão de lançamento para 2012 e terá ações para 30 espécies e também para o próximo ano teremos o lançamento do PAN Solanaceae.”Cactáceas A família Cactaceae é representada por aproximadamente 1.300 espécies, todas, com exceção de Rhipsalis baccifera, são endêmicas das Américas. O Brasil abriga o terceiro centro de diversidade das Cactáceas, após o México e sul dos Estados Unidos e a região dos Andes que inclui a Bolívia, Argentina e o Peru. No país ocorrem cerca de 230 espécies incluídas em 34 gêneros, das quais 184 são endêmicas do território nacional. Em diversidade, as regiões mais importantes no contexto brasileiro são o leste do Brasil (Bahia e Minas Gerais) e o Sul do Brasil (Rio Grande do Sul). O Sumário Executivo do PAN Cactáceas já esta disponível no site do ICMBio. Para acessar, clique aqui. Ascom ICMBio (61) 3341-9280

OPORTUNIDADE

CHAMADA PÚBLICA
Vaga de Professor Visitante no Programa de Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM)
O Vice-Reitor no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso das suas atribuições, convida os interessados em ocupar uma (01) vaga para PROFESSOR VISITANTE a apresentarem currículo e o Plano de Trabalho ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana - Área de Geociências, para atuar no Programa de Pesquisa e Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente - PPGM. Poderão se candidatar apenas professores com Titulo de Doutorado ou equivalente.
O PPGM é um programa interdisciplinar em Meio Ambiente, apresenta as linhas de pesquisa em Geotecnologias e Estudos Ambientais, com as seguintes características:
GEOTECNOLOGIAS - Desenvolver a modelagem do meio físico e biótico, com enfoque em técnicas de análise integrada de parâmetros espaciais, sob a ótica da organização do espaço.
ESTUDOS AMBIENTAIS – Compreender, a partir de estudos do meio físico-biológico, aqui inclusa a ação humana e histórica, os ambientes atuais e pretéritos na busca de modelos ou simulações que contribuam para ações mais adequadas de garantia à sobrevivência do homem, desde o uso dos diversos recursos naturais e culturais, até a sustentabilidade da vida. Inclui a gestão de poluição química e a criação de protótipos e modelos para limpeza ambiental.
Espera-se dos interessados que cumpra as seguintes funções em qualquer uma das linhas acima citadas, de acordo com sua formação e Plano de Trabalho:
1. Auxiliar na melhor estruturação e organização dos laboratórios ligados a linha para qual se apresenta, junto com professores da mesma.
2. Desenvolver linha de pesquisa multi/interdisciplinar, formando profissionais via orientação nos diversos níveis acadêmicos, em especial no PPGM.
3. Contribuir para consolidação do Mestrado e a criação do nível de Doutorado do Programa.
A contratação se dará na condição de professor visitante, em regime de 40h, com salário equivalente ao de Professor Adjunto. Poderá ser apresentado projeto para uma das linhas exclusivamente ou envolvendo ambas. O contrato inicial se estenderá por até 18 meses, a depender do plano de trabalho, podendo ser prorrogado tantas vezes forem necessárias, até completar o prazo máximo de 48 meses.
A UEFS está desenvolvendo a estrutura adequada para as duas linhas de pesquisa, e consolidando atualmente quatro laboratórios: Processamento de Informações Georeferenciadas (LAPIG), Espectroradiometria (LABESPECTRO), Geoquímica e Química Ambiental (LAGQA) e Estudos Ambientais (LEA).
O Professor Visitante deve se envolver em outras atividades na instituição, como implantação de laboratórios, pesquisa ou extensão, projetos de ensino, além de ministrar disciplinas na Graduação e, especialmente, na Pós-Graduação. O referido professor será automaticamente credenciado no PPGM, preferencialmente como permanente, devendo iniciar orientação e ministrar disciplinas já em 2012.
O PPGM está na quinta turma (2011), que iniciou atividades em abril. O trabalho do professor visitante está diretamente ligado à implantação deste Programa e da(s) linha(s) de pesquisa onde se propuser a desenvolver seu trabalho. A proposta pedagógica do PPGM é inovadora e sua grade de disciplinas é flexível, com apenas 04 disciplinas obrigatórias. As demais são acionadas pelos projetos dos alunos ou professores, a partir da proposição pelos docentes envolvidos.
Os interessados deverão até o dia 15/08/2011, enviar os seguintes documentos, para o e-mail ppgmpos@gmail.com:
a) Curriculum Vitae (plataforma Lattes);
b) Carta de apresentação justificando sua motivação em se agregar ao corpo docente da UEFS, ao Programa, a afinidade com trabalhos e pesquisas Multi/Interdisciplinar e a(s) linha(s) em que deseja se envolver, bem como, a sua disponibilidade de horário.
Em seguida, será solicitado dos pré-selecionados apresentação de Plano de Trabalho, que pode incluir Projeto de Pesquisa.
A comissão avaliadora será indicada pelo Colegiado do Programa.
Calendário do processo seletivo:
- Envio de currículo e carta de apresentação: até 15 de agosto de 2011
- Pré-seleção: 16 a 18 de agosto de 2011
- Envio do plano de trabalho: 22 e 23 de agosto de 2011
- Avaliação do Plano de Trabalho: de 24 a 25 de agosto de 2011
- Resultado: 26 de agosto de 2011
- Recursos: 29 a 31 de agosto de 2011
- Homologação do Resultado: 01 de setembro de 2011
Endereço para envio de Documentos:
Avenida Transnordestina s/n, Campus Universitário, PPGM, sala 07, Bairro Novo Horizonte, CEP 44.036-900 Feira de Santana – Bahia - Tel (75) 3616-8371 / Fax (75) 3616-8086 - home page: http://www.uefs.br.
Para maiores informações acesse: ppgmpos@gmail.com.
Feira de Santana, 05 de agosto de 2011.
Genival Corrêa de Souza - Vice-Reitor no Exercício da Reitoria
FONTE:http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

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A Escola de Formação Complementar do Exército anualmente realiza concurso público, de âmbito nacional, para ingresso na carreira militar.
O concurso é voltado para profissionais, de nível superior, nas áreas de interesse do Exército, definidas pelo Estado-Maior do Exército, para a formação de oficiais do Quadro Complementar e de Capelães Militares.
INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO
14. INSCRIÇÕES ABERTAS. (de 25 JUL a 15 AGO 11)

PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO

EDITAL UESC Nº 099 – Data: 04/08/2011 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO. 1. DAS VAGAS E REQUISITOS DOS CANDIDATOS 1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento, de até 15 (quinze) vagas do curso acima citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa do curso: 1) Fisiologia e Morfologia Vegetal e 2) Botânica Aplicada. 1.2. Podem candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes de curso de graduação plena em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e outras áreas de conhecimento consideradas afins à temática central do programa. 1.3. Haverá um quantitativo de vagas destinado a demanda interna que é estabelecida pela RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir: “Art. 92 - Todos os cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso. Parágrafo Único – Só poderão candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro efetivo da UESC.” 1.4. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista específica. 1.5. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa. 2. DAS INSCRIÇÕES: 2.1. Período: 15/08/2011 a 16/09/2011. 2.2. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00 pelo candidato, pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX (data máxima de postagem de 16/09/2011), endereçadas ao Programa de Pós-Graduação em Botânica, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho, Térreo, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900. 2.3. A inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será considerada válida a última. 2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos desse edital e da regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção. 2.5. Informações adicionais, podem ser encontrados na home Page do curso http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/ 3. DA DOCUMENTAÇÃO 3.1. Apresentar fotocópia dos documentos abaixo relacionados, ENCADERNADOS E NA SEGUINTE ORDEM:
1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo I).
2. Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos estrangeiros.
3. Título eleitoral (para candidatos brasileiros).
4. Certidão de casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a portadora seja casada);
5. Diploma de graduação, certificado de colação de grau ou declaração de concluinte de curso de graduação no segundo semestre de 2011.
6. Histórico escolar do curso de graduação.
7. Duas fotografias 3 x 4 recentes, originais e coloridas.
8. Declaração e termo de compromisso do candidato de que concorda com as normas previstas neste edital (Anexo II).
9. Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para candidatos estrangeiros).
10. Duas cartas de referência emitidas por professor ou pesquisador com título de Doutor ou equivalente, enviado em envelope lacrado para o endereço do Programa de Pós-graduação em Botânica da UESC (Anexo III).
11. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado. As fotocópias dos documentos que comprovem devidamente as informações contidas no Curriculum vitae, deverão ser apresentadas na mesma seqüência do barema (Anexo IV) e ENCADERNADAS.
4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 4.1 A Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da UESC (www.uesc.br) até o dia 23/09/2011, sendo de inteira responsabilidade do candidato a obtenção desta informação. 4.2 O candidato que se julgar insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá encaminhar recurso (Anexo V) à Comissão, por e-mail (ppgbotanica@uesc.br), no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação estipulada no item anterior. 5. DA SELEÇÃO: 5.1. Data: 14/10/2011 Locais de aplicação das provas: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) Universidade de São Paulo (USP) Horário: 8:00 – Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa 14:00 – Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa Informações adicionais sobre local específico de aplicação das provas, podem ser encontrados na home Page do curso http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/. 5.2. O processo seletivo para ingresso no curso constará de:

Pontuação
Caráter
Análise de Curriculum vitae (itens a serem considerados no Anexo IV) e histórico escolar
0-10
Classificatório
Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa
0-10
Classificatório e eliminatório
Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa
0-10
Classificatório
5.3. A prova escrita constará do sorteio de dois pontos entre os dez listados no Anexo VI e terá 3 horas de duração. 5.4. O candidato que alcançar nota inferior a sete pontos na prova escrita de conhecimento relativo às linhas pesquisa será desclassificado. 5.5. Para a prova de inglês será permitido o uso do dicionário e terá duração de 3 horas. 5.6. O candidato que obtiver nota inferior a sete na prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa, cursará a disciplina sobre leitura e interpretação de textos científicos em inglês na área de Botânica. Caso não alcance nota igual ou superior a sete será desligado do programa. 6. DA AVALIAÇÃO: 6.1. A cada candidato será atribuída uma nota final, entre zero e 10, dada pela expressão (3C+5P+2I)/10, em que: ‘C’ é a nota obtida na análise de Curriculum vitae e histórico escolar; ‘P’ é a nota obtida na avaliação de conhecimento (prova escrita) e ‘I’ é a nota obtida na prova de Língua Inglesa. 6.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise de prova escrita e currículo, nesta ordem. 7. RESULTADO FINAL: Até o dia 31/10/2011. 8. DA MATRÍCULA 8.1 Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de classificação. 8.2 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio www.uesc.br. 8.3 Caso o candidato apresente a certidão de conclusão ou declaração de concluinte do curso de graduação no ato da matrícula, será de sua inteira responsabilidade apresentar à Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) cópia autenticada do seu diploma no prazo de 12 meses. 8.4 Os candidatos diplomados no exterior deverão entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no Brasil. 8.5 Candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de estudante ou comprovante de tramitação para obtenção do documento.
Data
Seguirá o calendário acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE
Horário
De 08h00 as 12h00 e de 13h30 as 15h30
Local
SEPOG na Torre Administrativa - 1o andar
Documento
Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada
8.8 As aulas serão iniciadas em data definida no Calendário Acadêmico da UESC. 9. DO RECURSO 9.1 Após a divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue prejudicado, poderá interpor recurso no prazo máximo de um dia útil, utilizando o formulário específico (Anexo V). 10. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 O não comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de seleção. 10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de documento oficial de identidade com fotografia. 10.3 O resultado final do processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e publicação pela Reitoria. 10.4 Os candidatos que não apresentarem a média mínima 7,0 (sete) no processo seletivo serão eliminados. 10.5 Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido no presente Edital. 10.6 O candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o prazo, estes não estarão mais disponíveis. 10.7 Os casos omissos serão definidos pelo Colegiado do Programa. 10.8 Caso haja um número de candidatos aprovados superior ao número de vagas disponibilizado por Programa, será publicada uma lista de excedentes. 10.9 Os candidatos não selecionados terão prazo até o dia 01/03/2012 para retirar os documentos apresentados na inscrição. Os documentos serão devolvidos na Secretaria do Programa, após esse prazo, os documentos serão incinerados. (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/). EDITAL UESC Nº 100 – Data: 04/08/2011 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES – Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROIC/UESC) 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação Pesquisa e Sustentabilidade A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em conformidade com a Resolução Normativa N°. 017/2006 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Normas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Resolução CONSEPE/UESC N°. 23/2008 e com as decisões da Comissão de Organização do Evento, torna pública a abertura das inscrições para o 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade 1. O Evento 1.1. Data: 08 a 10 de novembro de 2011. 1.2. Horário: das 08:00 às 18:00 horas. 1.3. Local: Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto da UESC e em outros locais a serem divulgados de acordo com a programação. 1.4. Número de vagas: 1.200 (hum mil e duzentas). 1.5. Certificado: serão emitidos certificados de participação no evento e de apresentação de trabalho. 2. Objetivos do Evento 2.1. O 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade visa congregar estudantes, professores e pesquisadores da UESC, de outras Instituições de pesquisa e o público em geral, promovendo a difusão e estimulando o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas no âmbito da UESC e região. 2.1. Os objetivos específicos são: a) Divulgar e discutir as atividades de pesquisa realizadas na UESC, através de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. b) Favorecer a integração entre os diversos grupos de pesquisa da Instituição. c) Debater a situação da ciência e tecnologia no país, no Estado e na região de inserção da UESC. d) Discutir, divulgar e avaliar os trabalhos realizados pelos discentes vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROIC/UESC) nas modalidades PIBIC/CNPq, PIBIC/FAPESB, ICB/UESC e ICV/UESC e ao Programa de Iniciação Tecnológica PIBITI. e) Favorecer, ao estudante envolvido com pesquisa, a experiência de apresentar um trabalho científico. f) Fortalecer e divulgar os programas de Pós-Graduação da UESC. 3. Público alvo 3.1. Pesquisadores dos diversos campos do saber da UESC e de outras Instituições. 3.2. Discentes vinculados ao PROIC/UESC (orientados 20010/2011 e 2011/2012). 3.3. Discentes vinculados ao PIBITI (2010/2011 e 2011/2012). 3.4. Estudantes de Pós-Graduação da UESC. 3.5. Estudantes de graduação da UESC e de outras Instituições. 3.6. Comunidade em geral. 4. Cronograma 4.1. Período de inscrição: 08/08/11 a 14/10/11. 4.2. Período de submissão de resumos: 08/08/11 a 16/09/11, até às 15 horas. 4.3. Análise de resumos: 29/08/11 a 05/10/11. a) Em caso de solicitações de correções pelo parecerista, o resumo será enviado novamente ao autor, para que o mesmo as realize em no máximo três dias. b) O autor deve se adequar as sugestões do parecerista. Caso o resumo não seja corrigido, este será recusado. 4.4. Divulgação de resumos aceitos: 11/10/11. 4.7. a) O primeiro autor do resumo deverá retirar a camisa do seminário, no dia 07/11/11, no térreo da Torre Administrativa, sendo a prioridade para os bolsistas de Iniciação Científica. b) A distribuição das datas e horários das apresentações poderá ser acessada no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011. 4.5. Solenidade de premiação: 10/11/11, às 14 horas, no Auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto. 5. Submissão de resumos 5.1. A submissão do resumo será realizada no período de 08/08/11 a 16/09/11, até às 15 horas, no sistema: http://propp.uesc.br/sic2011. 5.2. Os inscritos poderão submeter apenas um resumo como primeiro autor. 5.3. Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágios) eliminam o autor da participação no 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade, independente das responsabilidades civil e criminal que possam advir desse ato. 6. Análise e julgamento dos resumos para aprovação 6.1. Os resumos encaminhados serão direcionados aos pareceristas e terão a aprovação final pela Comissão Organizadora do Evento. 6.2. Os requisitos a serem considerados no processo de avaliação serão: a) clareza e adequação de objetivo; b) coerência entre objetivos e metodologia; c) apresentação de resultados compatíveis com pesquisa em andamento ou finalizada; d) adequação às normas e formatação exigida pela Comissão Organizadora para submissão de resumos. 7. Formas de apresentação dos resumos 7.1. Todos os resumos vinculados a projeto de iniciação científica PROIC/UESC 2010-2011 (Modalidades PIBIC/CNPq, PIBIC/CNPq-AF, PIBIC/FAPESB, ICB/UESC e ICV/UESC), a projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) serão apresentados oralmente. Os coordenadores de cada programa de pós-graduação stricto sensu da UESC, poderão indicar até 3 resumos, por nível oferecido no programa (mestrado e doutorado), para apresentação oral. As normas para apresentação oral estarão disponíveis no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011 7.2. Os demais resumos serão apresentados na forma de pôster. As normas para confecção dos pôsteres estarão disponíveis no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011. 8. Análise e julgamento das apresentações para premiação 8.1. Cada trabalho será avaliado por, no mínimo, dois pareceristas definidos pela Comissão Organizadora, obedecendo aos seguintes critérios: a) formato da apresentação: estrutura, tamanho da letra, adequação do fundo do slide, disposição e quantidade de texto, figuras e/ou tabelas; b) objetividade e clareza na apresentação: poder de síntese do discente, o uso da linguagem técnico-científica. O apresentador deve comunicar com clareza, precisão e consistência o desenvolvimento da pesquisa; c) domínio de conteúdo: domínio do assunto durante a explanação. Como o apresentador articula a teorização e/ou conceitos da área para discutir a pesquisa realizada; d) resultados: articulação dos resultados com os objetivos da pesquisa. 8.2. A distribuição das datas e horários de avaliação das apresentações será enviada por email e também poderá ser acessada no endereço: http://propp.uesc.br/sic2011. 9. Premiações do Evento 9.1. O ranking dos trabalhos será definido pela média das avaliações recebidas por cada trabalho por ocasião do processo de avaliação realizado durante o Evento. 9.2. O cálculo das médias finais considera a soma dos descritores da ficha de avaliação e o número de avaliações. 9.3. Em caso de trabalhos com notas iguais utilizar-se-á como critério de desempate as maiores notas entre os descritores, considerando primeiro a nota de “Resultados”, seguida da nota do “Domínio de conteúdo”, “Objetividade e clareza na apresentação” e “Formato da apresentação”. 9.4. Os dez (10) “Melhores trabalhos de Iniciação Científica da UESC” serão premiados com uma viagem financiada pela UESC para participarem da Jornada Nacional de Iniciação Cientifica durante 64º Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) 2012. A UESC financia passagem e diárias conforme valor estabelecido pelo Decreto nº 5910, de 24/10/96. a) Serão premiados os dois (2) “Melhores trabalhos de Iniciação Científica da UESC”, de cada área (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes), totalizando seis (6) premiados. b) Serão premiados os quatro (4) “Melhores trabalhos de Iniciação Científica da UESC” independente da área. c) Receberão o certificado de “Destaque da Iniciação Científica da UESC” os trabalhos classificados entre 11° e 15° lugar. 9.5. Os três (03) “Melhores trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UESC” receberão o certificado de Destaque da Iniciação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. a) Será premiado um (1) “Trabalho de Iniciação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da UESC”, de cada grande área (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes), totalizando três (3) premiados. 9.6. Os três (03) “Melhores Trabalhos de Pesquisa da UESC” serão premiados com certificados. a) Será premiado um (1) trabalho de cada grande área (Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes), totalizando três (3) premiados. 9.7. Serão concedidos dois prêmios aos trabalhos de pós-graduação stricto sensu: um para o “Melhor trabalho de mestrado da UESC e um para o Melhor trabalho de doutorado da UESC”. O prêmio será a cobertura dos custos (especificados abaixo) de uma viagem para participação em congresso em território nacional, mas que tenha abrangência/escopo nacional ou internacional. Os custos cobertos serão: taxa de inscrição (até o limite de R$ 500,00), diárias (até o limite de sete diárias, conforme valor estabelecido pelo decreto 5910- 24/10/96) e passagem, desde que: i) o congresso ocorra até a data limite de 01 de dezembro de 2012; ii) o discente esteja regularmente matriculado no programa de pós-graduação em questão, na data de ocorrência do evento; iii) o discente seja aceito no congresso com apresentação de trabalho (forma oral ou pôster). Cabe à Coordenação do Programa de Pós-Graduação encaminhar, em data hábil, os dados do congresso à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, enfatizando a abrangência e relevância do mesmo. 9.8. O melhor trabalho de cada programa, em cada nível (mestrado e doutorado), receberá um certificado de “Destaque da Pós-graduação stricto sensu da UESC”. Apenas um certificado será emitido por programa (por nível), de modo que dois dos trabalhos apresentados acumularão o recebimento do certificado e do prêmio (mencionado na alínea 9.7). 9.9. O melhor trabalho de especialização receberá um certificado de “Destaque da Pós-Graduação lato sensu da UESC”. 9.10. A Solenidade de Premiação dos trabalhos apresentados será realizada no dia 10 de novembro de 2011, às 14 horas, no Auditório do Centro de Cultura Governador Paulo Souto. 10. Disposições gerais 10.1. Os compromissos do discente, compromissos do orientador, bem como os itens referentes a submissão dos resumos e as formas de apresentação estão descritos nas normas complementares ao presente Edital e publicadas no endereço http://propp.uesc.br/proic/. 10.2. Esclarecimentos sobre este Edital e informações adicionais sobre 17º Seminário de Iniciação Científica e 11º Semana de Pesquisa e Pós-Graduação - Pesquisa e Sustentabilidade poderão ser obtidas na Secretaria da PROPP/UESC, pelo telefone (73) 3680-5129 ou pelo e-mail: seminarioic@uesc.br. 10.3. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora do evento. 10.4. Informações complementares estarão disponíveis em: http://propp.uesc.br/sic2011. (O anexo está disponível no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/).
FONTE:http://www.egba.ba.gov.br/diario/DO05/DO_frm0.html

Por uma agricultura sem agrotóxicos: ‘O veneno está na mesa’, entrevista com Silvio Tendler


Documentário de Silvio Tendler denuncia os altos níveis de agrotóxicos usados no país e os riscos dessa utilização para a saúde humana e ambiental. Em entrevista exclusiva, diretor convida a construir uma agricultura sem agrotóxicos.
  •  No último dia 25 de julho, foi lançado no Rio de Janeiro o documentário “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler. Em cerca de 60 minutos, o filme mostra como o país facilita o consumo dos agrotóxicos e como movimentos sociais e setores do próprio governo como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) têm tentado, de formas distintas, alertar sobre o problema. Com entrevistas de trabalhadores rurais, pesquisadores da área da saúde e diversos dados e informações inéditas, o documentário denuncia casos de contaminação pelo uso de agrotóxicos, inclusive com a morte de um trabalhador, e mostra como é possível estabelecer outro modelo de produção sem o uso de venenos, baseado na agroecologia. Em estreia lotada, com a presença de mais de 700 pessoas, Silvio Tendler pede que o filme circule por todo o país. Como as cópias não serão vendidas, ele autoriza as pessoas a reproduzirem o documentário para que o sinal de alerta chegue a todos os cantos do país e anuncia que em breve o filme também estará disponível na internet. Antes da sessão, realizada no espaço Oi Casa Grande, Silvio Tendler concedeu esta rápida entrevista à EPSJV/Fiocruz, que foi uma das parceiras na realização do documentário. Confira a entrevista.
    O filme foi construído em constante diálogo com movimentos sociais. Essa experiência foi diferente dos outros filmes?
    Do ponto de vista da produção é o primeiro trabalho junto com os movimentos sociais, mas do ponto de vista da difusão, não. Meus filmes sempre estiveram vinculados aos movimentos sociais – eu filmei a inauguração da Escola Nacional Florestan Fernandes [Enff/MST], projetei meus filmes lá. Eu circulo por esse país apresentando os filmes aos movimentos sociais, então, sempre tive essa vinculação. A produção de um trabalho em conjunto, que para mim é uma coisa muito honrosa, é a primeira vez. E eu acho até que é o resultado natural do processo. Depois de fazer tantas coisas juntos, é normal que a gente pense em fazer um filme juntos. No caso do filme sobre os agrotóxicos, acho que foi um casamento natural que ‘juntou a fome com a vontade de comer’. Há uns dois anos eu estive no Uruguai e conversei com o [escritor] Eduardo Galeano, aí ele me falou que o Brasil é o país que mais usava agrotóxicos. Ele disse isso com uma certa tristeza por ser o Brasil, e, sobretudo, pelas circunstâncias políticas que nós vivemos. Aí eu voltei para o Brasil com a ideia de fazer alguma coisa sobre os agrotóxicos. Pensei em fazer uns spots para colocar no Youtube, conversei sobre isso com o [João Pedro] Stedile [coordenador nacional do MST] e ele deu força, então começamos a conversar. Um dia ele falou: ‘Olha, está surgindo um movimento muito forte contra os agrotóxicos e eu acho que dá para juntar com aquela sua ideia do filme’. Desse casamento, nasceu ‘O veneno está na mesa’.
     A expectativa que você tinha antes de ir a campo realizar as filmagens e entrevistas se confirmou durante o processo?
    O documentário sempre supera as expectativas. Sempre a realidade é mais forte do que a ficção. Eu sou documentarista por isso, porque acho que a realidade é muito forte. Em primeiro lugar pudemos ver que o veneno contido nos agrotóxicos não é um fato teórico, é uma realidade muito dura e muito difícil, mais dramática do que eu imaginava. E segundo que o trabalho e a luta das pessoas que reagem e enfrentam também é muito difícil, então, nesse sentido, é um filme mais completo do que o meu imaginário e muito mais forte. Eu estou muito feliz por estar fazendo esse filme.
    Quanto tempo durou o processo de filmagem?
    Uns seis meses. Começamos no final do ano passado. Fizemos com muito pouco recurso, é um filme muito barato para o que ele é. Fizemos filmagens em Porto Alegre, Ceará, Espírito Santo, envolvemos muita gente, fizemos tudo com muito carinho, com a maior qualidade. Temos três grandes atores narrando o filme – Julia Lemmertz, Caco Ciocler e Dira Paes – além de um diretor de teatro que é um ícone para essa garotada, que é o Amir Haddad. Então, temos um produto com um baita acabamento e muito pouca grana. Muito mais barato do que essa campanha que está no ar hoje de defesa do agrotóxico [a campanha Sou Agro]. A diferença é que fizemos com paixão e com carinho, e não com grana.
    Diante dessa forte propaganda do agronegócio em defesa do modelo de produção que utiliza agrotóxicos, o que você espera da difusão do filme?
    Eu espero esse entusiasmo da juventude, da militância. Na verdade, esse é um filme que de uma outra forma eficaz combate a pirataria, porque na verdade as cópias serão dadas e não vendidas, então, ninguém vai comprar. O filme segue com o selo “copie e distribua”, e eu espero que essa forma de a gente trabalhar funcione, por exemplo, como a eficácia de um blog na internet, pelo qual as pessoas se informam. Esse filme, de uma certa maneira, é um blog em forma de DVD, que será distribuído, vai circular, as pessoas vão assistir e vão criar um movimento de consciência de que realmente o agrotóxico é uma coisa muito ruim para todo mundo. A mensagem é que nós podemos construir uma agricultura sem agrotóxicos. Que, a partir do momento em que a sociedade se organiza e se mobiliza, nós podemos começar a pensar na vida sem agrotóxico, pensar num outro projeto de vida que a gente quer fazer. E essa mudança em relação aos agrotóxicos pode funcionar daqui para frente em relação a tudo o que queremos da vida.
Entrevista concedida a Raquel Júnia – EPSJV/Fiocruz. Fotos: Raquel Torres – EPSJV/Fiocruz
Nota do EcoDebate: Seguem os links e os vídeos do documentário “O veneno esta na mesa” do cineasta Silvio Tendler.
Documentário denuncia a problemática causada pelos agrotóxicos, e fazparte de um conjunto de materiais elaborados pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
fonte: http://www.ecodebate.com.br/2011/08/01/por-uma-agricultura-sem-agrotoxicos-o-veneno-esta-na-mesa-entrevista-com-silvio-tendler/

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