28 de setembro de 2011

Inscrição para alfabetizador do Programa Salvador Cidade das Letras


A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação (MEC), entidades da sociedade civil organizada e universidades, deu início a etapa 2011 do Programa Salvador Cidade das Letras.
O Programa integra a política pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Salvador, que visa atender as pessoas acima de 15 anos de idade não alfabetizadas, garantindo-lhes o término do programa a continuidade dos estudos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Para se inscrever o alfabetizador precisa encaminhar o currículo para o e-mail falecomigo.scl@gmail.com até o dia 07 de outubro. Depois da avaliação do currículo, os participantes irão fazer uma prova escrita, seguida de entrevista. O resultado final sai no dia 25 de outubro. Para ser um alfabetizador é preciso ter o ensino médio completo, preferencialmente o magistério, ou nível superior com experiência em educação de jovens e adultos.
FONTE: TRIBUNA DA BAHIA

Baleia jubarte aparece pela terceira vez em Abrolhos

Da Redação
Uma baleia jubarte foi fotoidentificada pela terceira vez pelo Projeto Baleia Jubarte, num período de 14 anos, no Arquipélago de Abrolhos (BA), área de reprodução da espécie. A descoberta foi feita após análise comparativa das imagens, a partir de fotografias tiradas na última semana.
“Identificar pela 3ª vez uma mesma baleia jubarte, num grande espaço de tempo atesta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao trabalho com a pesquisa destes animais. A fotoidentificação nos permite acompanhar a utilização do Banco dos Abrolhos pelas jubartes. Ver que este animal continua a usar a área é um indicador da importância do Banco dos Abrolhos para a conservação da espécie”, explica o diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.
Essa baleia foi avistada e fotoidentificada pela equipe de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte pela primeira vez, em 1997, em Abrolhos. Ela foi reencontrada em 2004, quando fotografada novamente no local, por uma turista, que enviou a imagem para o Instituto. Este ano foi reavistada pelos pesquisadores.
“A colaboração dos turistas, nos enviando fotos de baleia jubarte, é uma forma de as pessoas ajudarem a conhecermos um pouco mais destes animais e também ajudarem na sua conservação”, afirma Marcondes.
Sobre o perfil do animal, o Instituto Baleia Jubarte acredita que a baleia em questão deve ser um macho, por ter sido flagrada acompanhando uma fêmea com filhote, comportamento típico do macho, e deve ter mais de 18 anos de idade.
O Arquipélago de Abrolhos é o maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. Cerca de 9000 indivíduos da espécie se destinam para lá, anualmente, de julho a novembro, onde permanecem para reprodução.

Seplan apresenta projeto da ponte Salvador-Itaparica à imprensa


O resultado final do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Sistema Viário Oeste (SVO), o qual integra a ponte Salvador-Itaparica, será apresentado pela Secretaria do Planejamento (Seplan), em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (29), às 14h, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, apresentará o projeto do SVO, o cronograma, investimentos e o impacto no desenvolvimento econômico e social, uma vez que servirá como indutor na criação de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além disso, será exibida uma projeção com a concepção da ponte Salvador-Itaparica no que se refere aos aspectos paisagísticos e traçado.


fonte: tribuna da bahia

27 de setembro de 2011

V Simpósio do Papaya Brasileiro

V Simpósio do Papaya Brasileiro
Quando:
31/10 - 04/11
Onde:
Náutico Praia Hotel & Convention Center - Porto Seguro
Categoria:
Eventos

Descrição

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participa da quinta edição do Simpósio do Papaya Brasileiro que será realizada entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro de 2011, em Porto Seguro - BA, cidade que está localizada na maior região produtora de mamão do mundo.

Com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, o objetivo do evento é promover a inovação da tecnologia e o intercâmbio científico-tecnológico entre os agentes da cadeia produtiva do mamão, visando assegurar a hegemonia brasileira na liderança mundial de produção.

Durante os cinco dias, o evento reúne, no Náutico Praia Hotel & Convention Center, pesquisadores, empresários do agronegócio do mamão, produtores rurais, organizações de produtores, empresas de exportação, técnicos dos setores público e privado, professores, estudantes e lideranças rurais.

Os interessados podem submeter trabalhos técnico-científicos, sob a forma de resumos expandidos. As instruções para a elaboração dos textos, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site do evento (www.papayabrasileiro.com.br). O prazo para submissão de trabalho é 31 de agosto de 2011.

Confira a programação.

Local

Local:
Náutico Praia Hotel & Convention Center

Carbono florestal na Bahia é referência para estudo sobre MDL


Flávia Moraes

Papagaio do mangue ou curica, ave da região do Corredor Monte Pascoal-Pau Brasil. Crédito: Enrico Marone
O projeto Corredor Monte Pascoal-Pau Brasil (CMPPB) na região de Porto Seguro/BA, será objeto de análise para um estudo do Governo Japonês, o qual vai verificar que passos ainda teriam que ser dados para que esse projeto entre no padrão MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) para atividades florestais. Atualmente, o projeto, que prevê a recuperação de 4 mil hectares de Mata Atlântica, é voltado para o mercado voluntário de carbono.

O consultor do Instituto BioAtlântica, Beto Mesquita, explica que o problema de participarem apenas do mercado voluntário de carbono está no fato de que “os projetos que não estão no mercado oficial, com padrão MDL, não podem ser computados nos compromissos formais que cada país tem na redução de carbono. O mercado voluntário, do qual já participamos, serve para transações entre empresas, mas não para os compromissos do Protocolo de Kyoto”.


Recuperação da Mata Atlântica na Bahia. Crédito: Enrico Marone
O que dificulta, até hoje, os projetos de carbono florestal a entrarem no MDL são os altos custos. A partir do estudo do governo japonês, a ser realizado entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012, vai se comparar os padrões aplicados no CMPPB com os atuais do MDL para subsidiar uma proposta de revisão deste último. “Dessa forma, seria possível que na segunda fase de Kyoto mais projetos brasileiros de redução de carbono pudessem ser considerados”, afirma Mesquita.

O CMPPB já está em andamento a três anos, período no qual já foi possível recuperar 300 hectares de floresta (aqui pode relacionar com a foto da recuperação da Mata). Ao final, deve-se reconectar dois importantes parques nacionais que têm simbolismo para o Brasil: o Monte Pascoal, que foi o primeiro ponto avistado pelos navegadores no descobrimento do país, e o Pau Brasil, espécie que nomeou o Brasil.

O estudo será realizado através de uma parceria entre o IBio, a consultoria ambiental WayCarbon, e o Centro Japonês Internacional de Cooperação e Promoção da Silvicultura (JIFPRO, sigla em Inglês).



fonte:http://www.oeco.com.br/noticias/25259-carbono-florestal-na-bahia-e-referencia-para-estudo-sobre-mdl

Encontro definirá localização de área marinha protegida na Ilha



Através da intermediação da Organização Socioambientalista Pró-Mar, o projeto SOS Caramuanas realizará nesta quinta-feira (29) um debate para definir a Área Marinha Protegida (AMP) na localidade de Aratuba, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A área de proteção de cerca de dois quilômetros de diâmetro foi idealizada em 2007 após queixas de pescadores nativos que reclamavam da escassez do pescado. Anos de extração predatória com bombas e instrumentos de sucção degradaram a região tradicionalmente rica em biodiversidade. Agora, com a criação da AMP, as organizações ambientais esperam que já nos próximos anos a região recupere parte de seu ecossistema e torne-se novamente viável para as comunidades locais da Ilha. “Já realizamos o diagnóstico de uso, promovemos oficinas preparatórias e a mobilização social. Agora necessitamos da participação da coletividade para elaborar a proposta de criação de uma unidade de conservação a ser entregue ao Poder Público”, afirmou a bióloga Priscilla Malafaia, coordenadora do projeto. O encontro será realizado às 18h30, na escola Aureliano Azevedo Monteiro, em Aratuba.

Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos

Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos
Quando:
10/10 - 14/10
Onde:
Salvador -
Categoria:
Eventos

Descrição

O ProMusa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a International Society for Horticultural Science (ISHS) e a Bioversity’s Plantain and Banana Research and Development Network for Latin America and the Caribbean (MusaLac) tem o prazer de anunciar o “Simpósio Internacional do ProMusa-ISHS: “Bananas e Plátanos - Produção Global Sustentável e Usos Alternativos” a ser realizado na cidade de Salvador, Bahia, Brasil de 10-14 de Outubro de 2011 no Bahia Othon Palace Hotel.

O evento tem como objetivo atualizar os diferentes segmentos do agronegócio de bananeira em relação às novidades da área de pesquisa. “Além dos desafios e das oportunidades para usos alternativos, serão discutidas questões ligadas a práticas culturais, doenças da cultura, diversidade e melhoramento genético, pós-colheita, marketing e comercialização”, explica Edson Perito Amorim, presidente do ProMusa.

O Brasil é o quinto produtor de banana no mundo, com 7 milhões de toneladas produzidas em aproximadamente 500 mil hectares, sendo a segunda fruta mais consumida no país depois da laranja. As variedades mais consumidas são Prata, Pacovan, Maçã, Grande Naine e Terra.

Mais informações no endereço www.promusa.com.br e pelo telefone (71) 2102-6600.

Local

Local:
Salvador

Curso de Extensão Serviço Social na Educação

Curso de Extensão Serviço Social na Educação
Quando:
28/09 - 29/09
Onde:
Biblioteca Municipal de Cruz das Almas -
Categoria:
Eventos

Descrição

O grupo de trabalho de Serviço Social na Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação e Políticas Especiais de Cruz das Almas, promove o primeiro curso de extensão de Serviço Social na Educação. A atividade acontece nos dias 28 de setembro, das 8h às 17h, e 29 de setembro, das 9h às 13h, na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail gtssedusalvador@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O curso é destinado a estudantes e professores das áreas de educação, serviço social e saúde, bem como a membros dos conselhos municipais e de associações religiosas e culturais. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para uma discussão ampla e participativa sobre a realidade local de Cruz das Almas.

Local

Local:
Biblioteca Municipal de Cruz das Almas

Seguidores