23 de agosto de 2011

Cepemar na Bahia também é criticado na sociedade

A Veracel Celulose contratou a Cepemar, empresa capixaba, para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) em um processo duvidoso, previsto para o Estado da Bahia, conforme denuncia do Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (Cepedes). A informação é que o EIA/Rima “está cheio de vícios e ilegalidades”.

A Veracel é uma associação entre a Aracruz Celulose (50%) e a sueco-finlandesa Stora Enso (50%), que produz celulose branqueada de eucalipto em Eunápolis, no sul da Bahia. Em atividade desde 2005, além de graves impactos ambientais, assim como ocorre no Espírito Santo, a empresa também é acusada de prejudicar as comunidades tradicionais da região, mas quer continuar a expandir seus negócios.

A resistência na região é grande, não apenas pelos atropelos na legislação, mas sobretudo pela falta de diálogo com a sociedade e pelas falhas apresentadas no EIA/Rima, que deixam no ar os verdadeiros impactos sofridos na região.

Por exigência da lei e da própria sociedade, os projetos em licenciamento com alta capacidade de degradação devem ser discutidos através de audiências públicas, mas, segundo o Cepedes, por pressão do governo da Bahia, através da Secretaria de Meio Ambiente, até a Lei Administrativa, que permite aos conselheiros opinarem sobre o licenciamento de novos empreendimentos, foi alterada para garantir o sucesso da Veracel na região.

O processo é fraudulento, denuncia o Cepedes. Conta com o EIA/Rima repleto de ilegalidades e com a alteração da lei, que só permite ao secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, opinar sobre a concessão ou não do licenciamento para o empreendimento.

O EIA/Rima baseado em falhas, omissões e ilegalidades, segundo o Cepedes – estudos da Cepemar também já foram duramente criticados no Espírito Santo – deveria, no entanto, apontar os impactos positivos e negativos do empreendimento para a posterior avaliação da viabilidade ou não do empreendimento. Na contramão, o EIA/Rima feito pela Cepemar é na prática objeto de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual (MPE) da Bahia.

Em um cenário de conflito, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) também se mostram descontentes com o processo de discussão, com o EIA/Rima e, sobretudo, com as alterações relativas ao ordenamento jurídico ambiental do Estado da Bahia, que tirou, entre outros, o poder licenciatório do Cepram, órgão colegiado e também superior do Sistema Estadual de Meio Ambiente –(Sisema) e que avaliaria o EIA/Rima encomendado pela Veracel.

O processo se assemelha ao caso do estaleiro Jurong, que, após um EIA/Rima omisso, e um laudo técnico do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEma), sofreu intervenção da diretoria do Iema e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para que o licenciamento não passasse pelo crivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). O licenciamento do empreendimento foi aprovado sob protestos pelo Conselho Regional de Meio Ambiente (Conrema III).

Na ocasião do licenciamento da Jurong, a Cepemar já havia sido retirada de cena, já era o fim dos oito anos do governdo comandado por Paulo Hartung no Espírito Santo. Entretanto, no mesmo momento cresceu meteoricamente a empresa de consultoria CTA, tida entre os ambientalistas como um fruto da própria Cepemar.

Empresas responsáveis por detalhar os impactos que serão gerados por grandes empreendimentos, assim como a Cepemar, contribuíram praticamente para que todas as transnacionais ampliassem seus impactos e ataques a populações tradicionais sem que uma única sanção legal fosse aplicada às empresas, denunciam os ambientalistas capixabas.

Tanto na Bahia quanto no Espírito Santo, as organizações lutam por novas formas de discussão e uma nova avaliação sobre os empreendimentos, mas sem sucesso.

”Assistimos a resistência para não se estruturar uma metodologia de trabalho que pudesse contemplar a real participação das representações, com prazos razoáveis, pedagogicamente mais precisa e de forma a possibilitar a todos os segmentos conhecer e acompanhar as contribuições dos demais”, diz a denúncia feita pelo Cepedes.

Conforme uma carta assinada por oito entidades da sociedade civil organizada, o que se vê, lá e cá, é que entre a implantação ou expansão de um grande empreendimento, há de fato a subtração do direito de participação da sociedade. Um retrocesso das conquistas ambientais, aponta o Cepedes.

”Não queremos sobrepor a autonomia e a responsabilidade do Estado, respeitamos o sistema, reconhecemos que existem iniciativas muito válidas e que precisam ser levadas a efeito. Nossa postura e papel, como representantes de entidades da sociedade civil, neste momento histórico, visam deixar público para as representações vindouras e para a sociedade como um todo, que discordamos do método de construção deste novo regramento e que nossas contribuições e participação foram pouco consideradas”, diz a carta.

O documento foi assinado pela Associação Cabrália Arte e Ecologia (ASCAE); Associação Rosa dos Ventos; ONG Cajá Verde; Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá); Grupo de Defesa e Promoção SOcioambiental (Gérmen); Instituto de Ação Ambiental da Bahia (Iamba); Instituto de Defesa, Estudo e Integração Ambiental (Idea) e Propágulos Prum Ambiente Legal (Papamel)/Grupo Ecológico e Humanista Emídio Barreto Neto.

O papel da Cepemar

Em nome dos planos de um desenvolvimento que só beneficiaram as empresas e seus prepostos, o governo do Estado contou com uma figura chave para formar uma rede de articulações de consultoria, que foi o ex-governador do Estado no regime militar, Arthur Carlos Gerhardt Santos.

Ele tem sido um lobista de grande prestígio desde que deixou o comando das antigas Aracruz Celulose (Fibria) e CST (Arcelor Mittal), passando a presidir, na década de 90, o Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Espírito Santo (Sindiex), que reúne as importadoras do amparadas pelo Fundap. E é ele que compõe, com membros de sua família, a ONG Espírito Santo em Ação, a partir de empresas de engenharia (SerEng) e da Cepemar, empresa de consultoria ambiental responsável por legitimar os grande projetos poluidores no Estado.

Fruto de uma antiga relação que começou na prefeitura de Vitória, com Paulo Hartung, a Cepemar foi fundada por Nelson Saldanha Filho e presidida por Maria da Glória Brito Abaurre, que deixou a empresa para ocupar o cargo de secretária Estadual de Meio Ambiente e, por extensão, a presidência do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Uma estreita relação que permanece até hoje, como constatado até o fim dos oito anos de mandato de PH.

Responsável pela elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima), a Cepemar funcionou como uma espécie de consórcio entre o poder público e o setor privado. Dos inúmeros projetos e expansões licenciados em oito anos, mais de 50% passaram pela análise de seus técnicos, cujos relatórios constatavam mais impactos positivos do que negativos na construção dos empreendimentos.

A capacidade de intervenção de Gerhardt Santos nessa articulação política e empresarial capixaba pôde ser vista no lobby que ele comandou contra as aldeias indígenas de Aracruz ou nos estudos prévios encomendados pelo governo do Estado para a instalação da Siderúrgica de Ubu, da Vale, no município de Anchieta. Além disso, o ex-governador foi um dos coordenadores da equipe que elaborou o Plano Espírito Santo 2025, tido como principal documento orientador do planejamento estratégico do governo de Paulo Hartung.

Neste contexto, nos últimos oito anos a Cepemar legitimou, por meio de seus estudos, a expansão da ex-Aracruz Celulose (Fibria), da então Vale do Rio Doce (CVRD) e ex-CST (Arcelor Mittal), entre outras, e o que antes era um grupo pequeno, enriqueceu formando o conglomerado de empresas constituído pela Cepemar Meio Ambiente, Cepemar Service (criada em 2004 e com sede na Flórida), Marlin Azul e a Fundação Promar, esta última com as atividades focadas em projetos sociais, culturais e científicos.

Entre os ambientalistas é consenso: não importa o tamanho do débito ambiental e social da empresa, quando se trata da Cepemar, lá estão os EIAs/Rimas prontos para serem levados às audiências públicas, e submetidos e aprovados pelo Iema. Entretanto, a imagem da empresa finalmente apareceu mal na fita após inúmeras denúncias e a consultoria ambiental vem deixando espaço para uma nova empresa, a CTA, cuja projeção no mercado durante o governo PH também foi meteórica.

Artigo de de Flavia Bernardes

Gambá e Instituto Bioeste promovem palestra sobre Lei da Mata Atlântica


Quando pensamos na região de Barreiras nem sempre lembramos que esta é uma área que tem presença do bioma Mata Atlântica. Para refletir sobre a aplicação da Lei da Mata Atlântica nessa área, o Instituto de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Oeste da Bahia – Instituto Bioeste e o Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá promovem a palestra: Lei da Mata Atlântica – Áreas de Aplicação na Bahia, na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, 14h. O evento acontecerá Casa do Meio Ambiente de Barreiras, na Sede do INEMA.

A Bahia é o terceiro estado em número de pessoas vivendo em áreas de Mata Atlântica: são mais de 11,3 milhões de pessoas em 329 municípios. Mesmo reduzida a menos de 35% de sua abrangência original (segundo dados de 2006 do MMA/Probio), a Mata ainda contribui de forma decisiva para a qualidade de vida, economia e paisagem, inclusive em Salvador.



Os músicos homenageam as tartarugas marinhas




O clipe/animação da música "Bichos do Mar" é uma parceira do projeto Tamar - Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, representado pelo seu coordenador nacional, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, que no vídeo toca violão de aço, com os músicos baianos Duda e Renato Nunes, vocal e baixo da banda de reggae Diamba.
Em meio às imagens dos músicos cantando e tocando violão no barco do projeto NAVI, surgem filmagens de mergulho submarino nas águas cristalinas da ilha de Fernando de Noronha. Destaque para a letra educativa em prol da preservação da vida marinha, e a historinha em formato de animação, entre as tartaruguinhas apaixonadas.
— "É preciso paciência pra ensinar, é preciso consciência pra poder mudar", diz a letra ecológica

Confira o vídeo "Bichos do Mar":
iBahia - Assista ao clipe da música "Bichos do Mar" com ...
www.ibahia.com

Tags:Diamba, Bichos do Mar, Tamar, Guy Marcovaldi

Edital de Seleção para projeto de Educação do CEAFRO



<http://www.irdeb. ba.gov.br/ evolucaohiphop/ wp-content/ uploads/2011/ 08/ceafro. png>O
CEAFRO é um programa de educação para a igualdade racial e de gênero do
CEAO/UFBA, que desenvolve projetos que inspiram o poder público a
implementar políticas públicas voltadas para a população negra, nas áreas de
educação, mercado de trabalho, sistema de saúde, como medidas de reparação,
*e está selecionando estagiário/a de Cursos de Licenciatura e outros cursos
afins*, para atuar em projetos de educação*.*
**

*
**ESTAGIÁRIO/ A DE CURSOS DE LICENCIATURA E OUTROS AFINS*

**

Carga horária semanal: 20 horas, de 2ª a 6ª feira, turno da tarde

*Perfil desejado*

- Estudante, a partir do 4º semestre, de Cursos de Licenciatura ou outros
cursos afins
- Conhecimento em informática, internet; habilidade no uso de Word, Power
point
- Capacidade de articulação, de trabalho em grupo;
- Boa capacidade de comunicação oral e escrita
- Dinamismo, criatividade e autonomia
- Interesse na temática racismo, antirracismo e educação

*Documentos necessários*

- Comprovante de matrícula
- Currículo com comprovantes
- Carta justificando o interesse na vaga (no máximo uma página).

*Entrega dos documentos*

- Sede do CEAO/CEAFRO/ UFBa, das 14 às 18 horas
- Pelo Correios e Telégrafos, para a sede do CEAFRO

*Endereço para entrega dos documentos*

- Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho. CEP 40.060-180
Salvador/Bahia
Tel. (71) 3283-5520

Pelo Correios e Telégrafos, para a sede do CEAFRO

*Endereço para entrega dos documentos*

- Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho. CEP 40.060-180
Salvador/Bahia
Tel. (71) 3283-5520

PGE convoca sociedade para elaboração do Plano de Gestão Estratégica


A Procuradoria Geral do Estado da Bahia convida todos os segmentos da sociedade civil para participar da elaboração do seu Plano de Gestão estratégica, iniciado em abril deste ano, respondendo a uma pesquisa disponibilizada no site oficial do órgão. O procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz, afirma que projeto é uma construção coletiva e depende da colaboração de todos para obter êxito. O Plano norteará as atividades do órgão ao longo dos próximos 10 anos. “Com sua implantação, a PGE dará saltos de qualidade no cumprimento dos seus fins institucionais. Apresentaremos resultados que vão refletir o nosso compromisso com a administração pública e a sociedade como um todo”, explica o procurador. A idéia é promover uma mudança cultural e estrutural na instituição, visando a prestação de um serviço célere e de qualidade capaz atender satisfatoriamente às demandas da administração pública e da sociedade civil como um todo. Os trabalhos contaram, em sua primeira etapa, com a participação de todos os servidores e procuradores do órgão, que colaboraram voluntariamente na fase de elaboração do diagnóstico, apontando os pontos fortes e fracos da PGE e quais as dificuldades o órgão enfrenta para desenvolver suas atividades. Para isso, foi realizada uma reunião plenária no Hotel Pestana, com o objetivo de reunir procuradores e servidores, “de forma que, juntos e em harmonia, puderam conhecer o projeto e dar sugestões sobre o desenvolvimento do mesmo”, enfatiza. Em um segundo momento foi a vez das secretarias e órgãos da administração pública estadual elencarem quais obstáculos atualmente comprometiam a manutenção de uma boa relação com a PGE. Em um encontro realizado no dia 8 de julho, a PGE apresentou o projeto aos representantes das secretarias de Estado para sensibilizá-los sobre a importância de participarem de todo o processo e coletar informações acerca da visão que eles têm da PGE, enquanto seus clientes, e que tipo de avaliação fazem da atuação da procuradoria junto à administração pública.
rodape-secom Secom - Secretaria de Comunicação Social
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador - Bahia

ANA abre inscrições para seminário internacional sobre água e transdisciplinaridade


Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA
chamada
Carrancas no rio São Francisco
Discutir a relação do homem com a água e os desafios para a educação, promoção da saúde e gestão da água são alguns dos objetivos do 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes, promovido pelo Centro de Estudo Transdisciplinar da Água e coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Senado Federal e a Universidade de Brasília. O seminário acontece na capital federal, entre 9 e 11 de novembro de 2011, e as inscrições seguem abertas até que as 300 vagas ofertadas sejam preenchidas.
O seminário é uma oportunidade de reunir especialistas, estudiosos e interessados no tema água e no debate sobre a atual conjuntura ambiental, social e econômica e os desafios enfrentados com relação à sustentabilidade. O evento é parte das ações no âmbito da Década Mundial da Água (2005 - 2015), instituída pela Organização das Nações Unidas que, entre outras abordagens, promove a discussão e reflexão sobre a relação entre água e cultura.
Na ocasião, os participantes também terão oportunidade de refletir a relação da sociedade com a água e o modelo de gestão mais adequado para a preservação da biodiversidade e da diversidade cultural, por meio da apresentação de artigos e pôsteres, além de conferências, mesas redondas e momentos culturais.
Inscrições e apresentação de trabalhos
Os interessados em participar do seminário podem se inscrever gratuitamente pelo site até que as vagas ofertadas sejam preenchidas. A confirmação das inscrições será solicitada por e-mail e deve ser feita até 20 de outubro de 2011.
Os participantes inscritos que desejarem apresentar trabalhos de sua autoria durante o seminário devem ficar atentos às orientações disponíveis no site e submeter suas propostas até o dia 10 de setembro de 2011.
Uma comissão avaliará os trabalhos inscritos e, a partir de 10 de outubro, divulgará a relação dos selecionados.
A programação do evento e mais informações estão disponíveis no site http://www.ana.gov.br/seminarioIAT
O CET-Água
O Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) é um grupo de trabalho constituído por meio de um acordo de cooperação entre dez instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de somar esforços para o desenvolvimento do saber transdisciplinar sobre água. As frentes de atuação do grupo são variadas e um importante objetivo é fomentar novas tecnologias e conhecimentos relativos às propriedades naturais da água, métodos de conservação ambiental, ética de uso e gestão.
Compõem o CET-Água: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Ararazul - Organização para a Paz Mundial, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, o Instituto Oca do Sol, o Instituto de Saúde Integral (ISI), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e o WWF-Brasil.
Ascom/ANA
Capacitação de professores do ensino fundamental e desenvolvimento de material didático.
O Caminho das Águas é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) para o desenvolvimento de atividades educativas ligadas à temática da água.




O Caminho das Águas é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Fundação Roberto Marinho (FRM) para o desenvolvimento de atividades educativas ligadas à temática da água.












http://www.caminhoaguas.org.br/

Inscrições abertas para o curso Classificação, Enquadramento e Monitoramento de Águas Subterrâneas


Até o dia 25 de agosto estarão abertas as inscrições para o curso Classificação, Enquadramento e Monitoramento de Águas Subterrâneas.

Portal da Capacitação tem novo visual

ANA - Portal da Capacitação tem novo visual

A ANA renovou seu Portal de Capacitação. Com uma interface mais moderna, a nova versão do Portal apresenta melhorias na navegação, na exibição de conteúdo e no sistema de buscas. Visite o novo Portal para conhecer as novidades e obter informações sobre as ações de capacitação para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH)e sobre os cursos oferecidos pela ANA. Fique atento para novas informações, ferramentas e conteúdos que serão disponibilizadas em breve no Portal.
Ascom/ANA

AMPLIE E RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


Guia para o Manejo Florestal Comunitário

Guia para o Manejo Florestal Comunitário

  • Tipo de publicação:cartilha/manual
  • Autor:Paulo Amaral, Tatiana Veríssimo, Claudionisio Souza Araújo e Haroldo de Souza
  • Idioma:Português
  • Ano:2007
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:858621217-8
  • Preço:distribuição gratuita
  • Status:disponível
  • Forma de aquisição:Envie um email para comunicacao@florestal.gov.br para saber sobre a possibilidade de receber esta publicação.
  • Resumo: Este guia mostra como a comunidade pode se beneficiar e se organizar para o manejo florestal, apresentando as etapas do manejo para que a comunidade possa produzir madeira e conservar a floresta. Acesse a versão para leitura no computador. Baixe o arquivo: Guia para o Manejo Florestal Comunitário.
Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira

Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira

  • Tipo de publicação:cartilha/manual
  • Autor:Paulo Amaral, Manuel Amaral Neto, Francy Rosy Nava, Katiuiscia Fernandez
  • Idioma:Português
  • Ano:2007
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:
  • Status:disponível
  • Forma de aquisição:Envie um email para comunicacao@florestal.gov.br para saber sobre a possibilidade de receber esta publicação.
  • Resumo: Na publicação Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira: Avanços e perspectivas para a conservação florestal, são apresentados os avanços do manejo florestal comunitário na Amazônia brasileira, os desafios e as perspectivas e oportunidades para a consolidação dessa modalidade de manejo florestal. Baixe o arquivo: Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível baixar o arquivo em PDF.
Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros

Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros

  • Tipo de publicação:cartilha/manual
  • Autor:Frederico Soares Machado
  • Idioma:Português
  • Ano:2008
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:978–85–908217–0–0
  • Preço:
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: A proposta do Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros: um manual com sugestões para o manejo participativo em comunidades da Amazônia é contribuir em um processo contínuo de aprendizagem, no qual povos, comunidades, técnicos e pesquisadores estejam preferencialmente trabalhando juntos e construindo, de forma cada vez mais sólida, os saberes sobre o manejo de PFNMs. Não havendo, entretanto, o intuito ou pretensão de tratar de indicações definitivas ou de determinar um caminho único para se alcançar bons resultados. Baixe o arquivo: Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível baixar o arquivo em PDF.
Gestão de Florestas Públicas e Comunidades

Gestão de Florestas Públicas e Comunidades

  • Tipo de publicação:cartilha/manual
  • Autor:
  • Idioma:Português
  • Ano:
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: Esta cartilha foi preparada para atender líderes e técnicos que trabalham com comunidades e produtores familiares na Amazônia. Apresenta de forma simples a Lei de Gestão de Florestas Públicas e explica os aspectos diretamente relacionados ao Manejo Florestal Comunitário. Baixe o arquivo: Gestão de Florestas Públicas e Comunidades. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível fazer o dowload do arquivo em PDF.
Perguntas   e   Respostas sobre Concessão Florestal

Perguntas e Respostas sobre Concessão Florestal

  • Tipo de publicação:livreto
  • Autor:
  • Idioma:Português
  • Ano:2008
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:distribuição gratuita
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: Essa cartilha foi elaborada pela equipe do Serviço Florestal Brasileiro a partir das dúvidas que têm chegado até nós por pessoas interessadas em saber mais sobre as concessões florestais. Aqui se encontram reunidas as 25 perguntas mais recorrentes, as quais tentamos responder de forma clara e direta. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, é possível baixar o arquivo em PDF.
Questions and Answers on Forest Concessions

Questions and Answers on Forest Concessions

  • Tipo de publicação:livreto
  • Autor:
  • Idioma:Inglês
  • Ano:2009
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:distribuição gratuita
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: This handbook was developed by the Brazilian Forest Service team, based on queries that have been submitted to us by people who are interested in learning more about forest concessions. It gathers the 25 most frequently asked questions, which we attempted to answer clearly and directly. To online reading, click here. At this link, it's possible to download the document on PDF.
Preguntas e Respuestas sobre Concesiones Forestales

Preguntas e Respuestas sobre Concesiones Forestales

  • Tipo de publicação:livreto
  • Autor:
  • Idioma:Espanhol
  • Ano:2009
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:distribuição gratuita
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: Esta cartilla fue elaborada por el equipo del Servicio Forestal Brasileño a partir de las dudas que han llegado hasta nosotros de personas interesadas por saber más sobre las concesiones forestales. Aquí se encuentran reunidas las 25 preguntas más recurrentes, que intentamos responder de forma clara y directa. Para leer en el ordenador, clique acá. En este link, és posible hacer el download del archivo en PDF.
Análise de Acordos entre Empresas e Comunidades para a exploração de madeira em assentamentos rurais na região da BR 163 e entorno, no Estado do Pará
Análise de Acordos entre Empresas e Comunidades para a exploração de madeira em assentamentos rurais na região da BR 163 e entorno, no Estado do Pará
  • Tipo de publicação:livro/relatório
  • Autor:Organizadores: Manuel Amaral Neto, Marcelo Sampaio Carneiro, Katiuscia Fernandes Miranda
  • Idioma:Português
  • Ano:2011
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:978-85-60443-10-9
  • Preço:
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: A publicação apresenta as relações contratuais para exploração e comercialização de madeira que ocorrem em alguns assentamentos da Amazônia brasileira. O estudo foi realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), contratado pela Cooperação Técnica Alemã – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em parceria com o SFB. Baixe o arquivo: Análise de Acordos entre Empresas e Comunidades para a exploração de madeira em assentamentos rurais. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível baixar o arquivo em PDF.
Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga

Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga

  • Tipo de publicação:cartilha/manual
  • Autor:Organizadores: Maria Auxiliadora Gariglio, Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio, Luis Antônio Cestaro, Paulo Yoshio Kageyama
  • Idioma:Português
  • Ano:2010
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:978-85-63269-04-1
  • Preço:
  • Status:disponível
  • Forma de aquisição:Envie um email para comunicacao@florestal.gov.br para saber sobre a possibilidade de receber esta publicação.
  • Resumo: O livro reúne e disponibiliza o conhecimento armazenado em mais de 25 anos de estudos e pesquisas sobre um dos principais biomas brasileiros – a Caatinga – e o seu potencial para o desenvolvimento da Região Nordeste do Brasil. Baixe o arquivo: Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível baixar o arquivo em PDF.
Florestas do Brasil em Resumo 2010

Florestas do Brasil em Resumo 2010

  • Tipo de publicação:livro/relatório
  • Autor:
  • Idioma:Português
  • Ano:2010
  • Periodicidade:anual
  • ISSN:
  • ISBN:978-85-63269-07-2
  • Preço:distribuição gratuita
  • Status:disponível
  • Forma de aquisição:Envie um email para comunicacao@florestal.gov.br para saber sobre a possibilidade de receber esta publicação.
  • Resumo: A 2ª edição do Florestas do Brasil – Em Resumo proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas, revelando sua importância no cenário nacional e internacional. Com dados revisados e atualizados, apresenta novos temas, como Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal, Crédito Florestal, Sistema Nacional de Parcelas Permanentes e Distrito Florestal Sustentável da BR-163. Download: Florestas do Brasil em Resumo 2010. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, é possível fazer o dowload do arquivo em PDF.
Guia de Financiamento Florestal 2010

Guia de Financiamento Florestal 2010

  • Tipo de publicação:livro/relatório
  • Autor:
  • Idioma:Português
  • Ano:2010
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: Este guia disponibiliza de forma rápida, as principais informações sobre as linhas de crédito, seus beneficiários, limites de valores, taxas de juros, prazos de reembolso e carência, as garantias estipuladas e os agentes financeiros que as operam. Download: Guia de Financiamento Florestal 2010. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível fazer o dowload do arquivo em PDF.
Florestas do Brasil em Resumo 2009

Florestas do Brasil em Resumo 2009

  • Tipo de publicação:livro/relatório
  • Autor:
  • Idioma:Português
  • Ano:2009
  • Periodicidade:anual
  • ISSN:
  • ISBN:978-85-63269-00-3
  • Preço:
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: Florestas do Brasil em Resumo 2009 proporciona uma visão concisa e atualizada sobre as florestas brasileiras, naturais e plantadas, assim como sobre a sua importância para o país. É baseado em dados obtidos de fontes nacionais produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso e conservação de nossos recursos florestais. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, é possível fazer o dowload do arquivo em PDF.
Brazilian Forest at a Glance 2009

Brazilian Forest at a Glance 2009

  • Tipo de publicação:livro/relatório
  • Autor:
  • Idioma:Inglês
  • Ano:2009
  • Periodicidade:anual
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:distribuição gratuita
  • Status:apenas por download
  • Forma de aquisição:
  • Resumo: Brazilian Forest at a Glance provides a concise and updated overview of natural and planted Brazilian forests and their importance for the country. It is based on data gathered from national sources produced by the main stakeholders involved in the management, use and conservation of forest resources. To online reading, click here. At this link, it's possible to download the document on PDF.
Cartilha sobre o Trabalho Florestal

Cartilha sobre o Trabalho Florestal

  • Tipo de publicação:cartilha/manual
  • Autor:Serviço Florestal Brasileiro e Organização Internacional do Trabalho
  • Idioma:Português
  • Ano:2009
  • Periodicidade:
  • ISSN:
  • ISBN:
  • Preço:
  • Status:disponível
  • Forma de aquisição:Envie um email para comunicacao@florestal.gov.br para saber sobre a possibilidade de receber esta publicação.
  • Resumo: Esta cartilha foi feita para ajudar os trabalhadores do setor florestal e outras pessoas interessadas nesta área a entenderem melhor como funcionam as leis trabalhistas que se aplicam à atividade e como acompanhar e contribuir para o seu cumprimento. Baixe o arquivo: Cartilha sobre o Trabalho Florestal. Acesse a versão para leitura no computador. Neste link, também é possível baixar o arquivo em PDF.

Seguidores