1 de junho de 2010

O IPAM está selecionando um(a) profissional recém-formado( a) em algum dos seguintes cursos para auxiliar nas atividades do seu Programa de Mudança Climática:
- Direito
- Relações Internacionais
- Ciência Política
- Biologia
- Ecologia
- Economia
- Engenharia Florestal, Ambiental ou Agronômica
- Jornalismo
Pré-requisitos:

- Inglês e espanhol fluentes;
- Habilidade para trabalho em equipe;
- Disponibilidade para viagens;
- Disponibilidade para residir em Brasília DF;
- Experiência ou interesse em trabalhar com Povos Indígenas e Populações Tradicionais é preferível;
- Desejável conhecimentos e experiência sobre o tema das mudanças climáticas, mercado de carbono e REDD (redução de emissões por desmatamento e degradação florestal).
Atividades a desempenhar:
1. Auxiliar no acompanhamento das negociações no âmbito da Convenção-Quadro de Mudança Climática da ONU; das instâncias bilaterais e multilaterais; dos processos de elaboração de políticas nacional e estadual de mudança climática; no fortalecimento da participação da sociedade civil nos debates sobre o tema, articulando as comunicações e a rede Latina Americana e Caribenha da ONU sobre a questão da compensação por redução de emissões de desmatamento e degradação REDD.
2. Auxiliar nas atividades e projetos do Programa Mudanças Climáticas; na logística de viagens; organizar reuniões, oficinas, seminários e eventos em geral; ajudar na execução de tarefas gerais de escritório.
3. Auxílio em pesquisa técnica, elaboração de artigos a publicar e apresentações sobre o tema.
Documentação exigida - Imprescindível à seleção
- Carta de apresentação, descrevendo sua experiência profissional, aspirações e pretensão salarial;
- Curriculum vitae resumido (máximo 2 páginas);
Envio de CV e documentação:
Os (as) interessados (as) deverão encaminhar os referidos documentos para os seguintes endereços eletrônicos: paulamoreira@ ipam.org. br, andrenahur@ipam. org.br e zanella.rodrigo@ ipam.org. br com o título do e-mail "Seleção Assistente de Pesquisa".
Processo de Seleção:
1. Recebimento de documentação até 08/06/2010;
2.Pré-seleção de currículos - até 10/06/2010;
3.Anúncio dos pré-selecionados por e-mail ou telefone (apenas estes serão comunicados) - até 16/06/2010;
4.Entrevistas e avaliação por escrito entre 21/06/2009 a 24/06/2010
5.Anúncio do selecionado por e-mail ou telefone até 28/06/2010
Contratação imediata, com integração a equipe e início dos trabalhos para o dia 05/07/2010.
Maiores informações sobre o IPAM e sua área de atuação poderão ser pesquisadas na página da Internet www.ipam.org. br
O IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (www.ipam.org. br), é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1995 com a missão de contribuir para um processo de desenvolvimento da Amazônia que atenda as aspirações sociais e econômicas da população e, ao mesmo tempo, mantenha a integridade funcional dos ecossistemas da região. Para tanto, tem como objetivo determinar as conseqüências ecológicas, econômicas e sociais do desenvolvimento da região
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana do Meio Ambiente reúne atividades para todos os públicos

31.05.2010 – Criações de Unidades de Conservação, Congresso, palestras, exposição fotográfica, lançamento de livros ambientais, oficinas ambientais, minicursos, apresentações artísticas. Essas são algumas das atividades promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em comemoração a Semana do Meio Ambiente.

As ações serão realizadas em todo o estado, entre os dias 2 e 11 de Junho, e são promovidas pela Sema, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), além de outros parceiros.

Durante a semana, a Bahia dará um grande passo em relação às políticas ambientais, quando o estado ganhará 60 mil hectares de áreas de Unidades de Conservações (UCs), com cerimônia de assinatura no dia 10 de junho.

A Bahia apresenta um déficit com relação à extensão de Unidades de Conservação de Proteção Integral e diante disso, o Governo realizou estudos e pesquisas para a ampliação e criação de UCs. As Unidades de Conservação Federais do Parque Nacional do Pau Brasil, no município de Porto Seguro, e do Parque Nacional do Descobrimento, em Itamaraju e Prado, serão ampliadas.

Já as UCs Refúgio de Vida Silvestre Boa Nova e do Parque Nacional de Boa Nova (localizadas entre os municípios de Boa Nova, Dario Meira e Manuel Vitório), além do Parque Nacional Serra das Lontras (nos municípios de Una e Arataca) e do Parque Nacional Alto do Cariri (que fica em Guaratinga) serão as criadas.

O lançamento da ordem de serviço do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), também será um dos grandes acontecimentos pela celebração do Meio Ambiente, no Ano da Biodiversidade. A assinatura acontecerá em uma solenidade, no dia 08 de junho.

Feira Ambiental - Em Salvador, uma das principais atrações é a Feira Ambiental, que acontecerá durante todo o dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Jardim dos Namorados, na Pituba. Em parceria com Instituto Röerich, a feira contará com oficinas de educação ambiental, de hortas orgânicas, oficina de cadernos artisticamente ecológicos, apresentações artísticas, entre outras atividades.

No Shopping Iguatemi uma exposição do fotógrafo Rui Rezende. renomado pelas imagens da Chapada Diamantina, mostrará imagens dos diversos biomas existentes no Brasil. O artista, natural de Amargosa, centro sul do estado, mora há sete anos na cidade de Iramaia, na Chapada, onde se dedica a fotografar a natureza silvestre da Bahia.

A exposição será composta por 34 imagens. Entre os locais fotografados, lugares da Chapada, como Morro do Chapéu, e de Amargosa, a exemplo da Região do Timbó. As fotos abordam a fauna e flora das localidades e confronta a riqueza ambiental com áreas ameaçadas pela ação do homem.

A Semana - As comemorações têm início na manhã do dia 02 de Junho, com uma palestra sobre Biosfera e Ecossistema no Parque de Pituaçu. Até o dia 05, serão realizadas, no Parque, palestras, atividades educativas, caminhada ecológica, plantio, jogos ecológicos e coral.

Outro projeto é o lançamento da edição 2010 das “Quintas Ambientais”. Realizado pelo Instituto do Meio Ambiente. O evento tem o tema “Avanços e Perspectivas da Gestão Ambiental Compartilhada da Bahia – GAC”.

Na ocasião será lançado o Mapa do GAC. A ferramenta eletrônica será disponibilizada no site da Sema e no Portal de Informações Ambientais - (Seia) e vai conter dados sobre o programa, a exemplo dos municípios que estão com a estrutura municipal de meio ambiente organizada.

O mapa é uma maneira de divulgar e facilitar as informações aos municípios que aderiram ao programa. O evento acontecerá no dia 10 de Junho, no Auditório da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama).

Ainda na agenda da Semana do Meio Ambiente, entre os dias 07 e 11 de Junho, no hotel Pestana, Salvador vai sediar o XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. Na ocasião, pesquisadores, técnicos e especialistas dos zoológicos brasileiros irão discutir o tema Zoológico, ferramenta para conservação.

Fonte: Ascom/Sema
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COA-BA completa em junho, 25 anos de sua fundação!

O Clube de Observadores de Aves da Bahia, COA-BA, foi fundado em 08 de junho de 1985, durante o 1º Curso de Observação de Aves da Bahia, com o apoio do IBDF (Instituto Brasileiro de Defesa Florestal). O curso foi ministrado por Pedro Scherer, que
era o presidente nacional do COA, com sede em Curitiba, na época. O boletim
informativo do IBDF apresentou uma matéria com a fundação do Clube e uma
entrevista com Pedro Scherer sobre a atividade de observação de aves. Este
boletim é considerado a “certidão de nascimento” do COA-BA.

O COA-BA conta atualmente com 30 membros efetivos e seu coordenador atual é Édson Rui Félix que também foi eleito como delegado do clube em sua fundação. São organizadas viagens regulares aos diversos biomas do Estado, durante as quais se realizam as reuniões ordinárias da entidade.

Como parte das comemorações, os membros do Clube estarão promovendo uma viagem que inclui os municípios de Maracás, Contendas do Sincorá e Ituaçu entre os dias 03 e 06 de junho. Nesta viagem, terão como base a Floresta Nacional Contendas do Sincorá,
importante área de caatinga no Estado e as florestas e campos de altitude de
Ituaçu. Como o IBDF foi parceiro na criação da entidade é simbolicamente
representativo que o COA-BA possa festejar seus 25 anos numa unidade de
conservação federal administrada pelo ICMBio, herdeiro do legado do IBDF.

Longa vida ao COA-BA!
Mais informações no
e-mail aves_da_bahia@ yahoo.com. br ou pelo fone (77) 3416 2435 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3416 2435 end_of_the_skype_highlighting.

Osmar Barreto Borges
ICMBio
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Floresta Nacional Contendas do Sincorá - BA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONCURSO - PROFESSOR DO ESTADO/ BA

Será publicado em breve edital de abertura do concurso que vai selecionar 3.200 professores para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Serão oferecidas oportunidades em todo o Estado. A remuneração inicial é de R$ 801. A carga horária prevista é de 20 horas.
A instituição responsável pela organização do concurso já foi contratada pela Secretaria da Administração (Saeb). O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb) vai elaborar, aplicar e corrigir as provas.
O concurso vai oferecer vagas para candidatos com diploma de licenciatura plena emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A relação de disciplinas e a distribuição de oportunidades por região só serão conhecidas após o lançamento do edital de abertura. A seleção terá três etapas: prova objetiva, redação e avaliação de títulos.
Para que os professores aprovados possam ser convocados ainda este ano, o resultado do concurso terá que ser homologado até 4 de julho, conforme determina a Lei Eleitoral. Como não há tempo suficiente, a responsabilidade pela convocação dos candidatos será repassada para a próxima gestão.
Segundo a assessoria de comunicação da Saeb, órgão responsável pela gestão de recursos humanos na administração estadual, a verba necessária para a contratação dos novos professores já está garantida. Isso pode ajudar a evitar impasse semelhante ao provocado pelo último concurso para coordenador pedagógico da rede estadual, realizado em 2005. Nem todas as 800 vagas oferecidas foram preenchidas até agora. E o prazo de validade do resultado está quase terminando.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Educação Ambiental : Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiental serão discutidas nestas terça e quarta
O INGÁ realiza nestas terça e quarta (1 e 2/6), em Jeremoabo (auditório do Colégio Municipal São João Batista), o ‘I Seminário Saneamento, Recursos Hídricos e Educação Ambiental: integração e fortalecimento de Políticas Públicas para a melhoria da Qualidade de Vida e Ambiental’. Durante o evento, também será ministrada uma 'Oficina de Formação e Capacitação de Educadores Ambientais' para atuarem nos municípios de Pedro Alexandre e Jeremoabo, beneficiados pelas obras de infra-estrutura hídrica do Proágua (Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos). As atividades fazem parte do Peas (Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade).

Os participantes terão oportunidade de conhecer e debater com representantes do Ingá e técnicos da Embasa a Política Nacional e Institucionalização da Educação Ambiental no Brasil e na Bahia, a Teoria e a Metodologia do Peas/Proágua, além da Política de Recursos Hídricos do Estado e as Políticas (Estadual e Nacional) de Saneamento.

A Oficina de Formação de Educadores Ambientais (com duração de 8 horas) pretende evidenciar a rede social local e, a partir e através dela, promover um amplo processo de formação de educadores para acompanhamento e intervenções capazes de promover mudanças na relação da sociedade com o ambiente de forma a construir, conscientemente, novos padrões societários de desenvolvimento e relações sociais.

Os trabalhos de educação ambiental serão conduzidos pela gestora ambiental da Unidade de Gestão de Projetos do INGÁ, Vanja Brito, que ressalta a importância deste encontro para a construção e fortalecimento da Agenda de Compromissos do Peas/Proágua Pedro Alexandre: “Conhecendo a rede poderemos intensificar os trabalhos e conscientizá-los a participarem de maneira efetiva do programa. Cada instituição indicará representantes que serão capacitados como educadores ambientais”, destaca.

O evento é gratuito e o credenciamento será realizado no local. Poderão participar lideranças sociais e ambientais, gestores públicos, professores, agentes de cultura, de saúde e de comunicação, conselhos gestores, agentes de comunicação, ativistas da área de meio ambiente que atuam com políticas públicas ou processos de educação formal ou informal, de educação popular, de mobilização social e de agroecologia, entre outros.

Programação do Seminário

8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h30 - Abertura: Momento Cultural
9h20 às 10h10 - Composição da Mesa de Abertura e Saudação
10h10 às 11h30 – Palestras sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Política Estadual de Saneamento e Apresentações do Projeto do SIAA Pedro Alexandre e do Peas/Proágua
11h30 às 12h - Encerramento: Momento Cultural

Roteiro da Oficina
1/6
14h - Credenciamento
14h30 - Dinâmica de Grupo: A Teia
16h - Rede Social Local

2/6
9h - Apresentação do Peas
10h30 - Avaliação
11h - Encerramento Cultural

Mais sobre o Peas
O Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade pretende garantir o acesso dos atores sociais (comunidades) à instituição e sua inserção na gestão pública das águas de forma a reconhecer a centralidade dos conflitos para o trabalho educativo, vinculando os objetivos de aquisição de conhecimentos à mobilização e articulação de grupos sociais para a intervenção nas políticas públicas.

O programa, que já está sendo implementado nas coordenações do órgão através das discussões sobre as novas diretrizes, os princípios e as metas futuras, tem por objetivo contribuir para a formação de uma gestão democrática e sustentável; e para o fortalecimento e a ampliação da participação e controle social no âmbito da Política de Gestão Participativa das Águas, visando o uso justo e sustentável uso da água e o respeito à diversidade cultural nas Bacias Hidrográficas.

Além disso, visa também fortalecer o controle social e a articulação com outras políticas públicas voltadas para a sustentabilidade; além da inserção da Educação Ambiental na formulação, planejam ento e acompanhamento de ações promovidas por outras coordenações ediretorias do Instituto.

Mais sobre o Proágua
O Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos tem por objetivo consolidar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos por meio da implantação e aprimoramento dos instrumentos de gestão de águas e fortalecimento institucional dos organismos gestores de recursos hídricos, simultaneamente com a expansão e otimização da infra-estrutura hídrica.

São observados os princípios da sustentabilidade, qualidade e viabilidade técnica, ambiental, financeira, econômica e social, de forma que garanta à população oferta sustentável de água em quantidade e qualidade adequada aos usos múltiplos.

O INGÁ, como responsável pela gestão do Proágua Nacional no Estado da Bahia, pretende ampliar o Sistema de Abastecimento de Águas (SIAA) nos municípios de Cafarnaum, Canarana, Lapão, Ibititá e Barro Alto, nas Bacias do Verde e Jacaré; Jacobina, Caem e Saúde, na Bacia do Itapicuru e Pedro Alexandre e Jeremoabo, na Bacia do Vaza Barris.
Ascom/INGÁ

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ano Internacional da Biodiversidade

Ano Internacional da Biodiversidade

As 18 escolas da Fundação Bradesco que possuem miniviveiros estão contribuindo com a campanha global do Ano Internacional da Biodiversidade.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o ano Internacional da Biodiversidade, que se traduz numa campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo. Trata-se de um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores a nível mundial.

O Brasil é o primeiro país em biodiversidade do mundo e nesse contexto, em que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda de habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas, os esforços de conservação são cada vez mais urgentes e necessários.

Desde 2001, a Fundação Bradesco, enquanto instituição educadora e atenta a essas necessidades, tem contribuído por meio de 18 unidades escolares que, estão localizadas no bioma Mata Atlântica, e que possuem miniviveiros implantados a partir da parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, com a disseminação de conhecimentos que contribuam para a preservação do meio ambiente e apoio ao resgate da natureza original. Os miniviveiros são utilizados como espaços de aprendizagem para proporcionar estudos diagnósticos sobre realidades locais e têm instigado a fecundação de projetos e ações significativas relacionadas às questões ambientais, formando professores e alunos para o mapeamento das necessidades de revegetação de áreas urbanas e rurais, bem como matas ciliares, reservas e parques, para que em parceria com municípios e ONGs possam organizar ações de plantio nesses espaços, a partir do cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica de cada região.

Neste sentido, nos meses de janeiro a abril de 2010, essas unidades escolares já doaram 31.208 mudas para órgãos públicos, ONGs, pequenos produtores e pessoas da comunidade de modo geral. Trata-se de uma pequena parcela para incentivar a preservação do meio ambiente e contribuir com a formação da consciência ecológica dos alunos e, consequentemente, da própria comunidade onde essas escolas estão localizadas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital da Fapesb: término das inscrições

TAGS: Eduneb, Fapesb, publicação científica

O quê: edital de apoio à publicação científica e tecnológica, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)
Inscrições: até 14 de junho de 2010, em Savador
Apoio: Editora UNEB (Eduneb)
Detalhe: o edital prevê financiamento à edição de livros e outras publicações (monográficas ou coletâneas), desde que não seriadas, a partir da recomendação de uma editora no perfil da Eduneb, que é vinculada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu).

Clique aqui para acessar edital da Fapesb

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

III Vale Humanas - Educação e Cultura

No auditório do DCH, no Campus III, em Juazeiro
De 9 a 11 de junho de 2010
Realização do Departamento de Ciências Humanas

Clique aqui para acessar programação do evento

UNIME - BA

Direito Ambiental - INSCRIÇÕES ABERTAS

Objetivo
O curso visa qualificar profissionais da área de Direito e afins com a intenção de aplicar as normas legais relacionadas ao meio ambiente e despertar e desenvolver a consciência crìtica ambiental para preservação do meio ambiente.

Dar instrumentos legais para profissionais do Direito e afins com o intuito de proteção do meio ambiente.

Dar instrumentos técnicos para os profissionais do Direito e afins, fazendo um nexo entre estes e a legislação ambiental vigente.


Público Alvo
Em virtude das múltiplas faces da questão ambiental, o curso direciona-se a graduados da área de Direito e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área ambiental e funcionários de empresas preocupados com o meio ambiente.


ESTRUTURA CURRICULAR
Estrutura Curricular
Metodologia da Pesquisa Cientìfica
Introdução ao Direito Ambiental
Direito Constitucional Ambiental
Direito Urbanístico e Estatuto da Cidade
Tutela Jurídica do Patrimônio Cultural
Responsabilidade Civil Ambiental
Responsabilidade Penal Ambiental
Direito Administrativo Ambiental
Direito Processual Ambiental
Direito Sanitário Ambiental
Direito das Águas e Política Nacional dos Recursos Hidrícos
Política Nacional da Biodiversidade
Aspectos Jurídicos da Poluição
Direito Internacional Ambiental
Tributação Ambiental
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Didática do Ensino Superior
TCC
Periodicidade - Turno
Quinzenal - Sexta-Feira: 18h30 às 22h30 e Sábado: 8h às 12h e 14h às 18h

Inscrições

Informações: (71) 3378-8989 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8989 end_of_the_skype_highlighting / Pabx: 3378-8900



Documentação Necessária

Curriculum Vitae, 02 (duas) fotos 3 X 4 e fotocópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência, Diploma de Graduação ou certificado e conclusão de curso superior (frente e verso do documento) e Histórico Escolar do curso de Graduação.



Carga Horária
432h

Duração
18 Meses

Valor da Inscrição
R$ 50,00 (Cinquenta Reais)

Para maiores informações acesse o website da UNIME (www.unime.com.br)

Psicologia Ambiental: O Psicólogo como Agente de Transformação- INSCRIÇÕES ABERTAS

Objetivo
proporcionar um ¿ambiente educador que produza sentido e aguce a subjetividade dos alunos¿. Um curso capaz de despertar, provocar, sensibilizar e formar profissionais muito mais pela ¿implicação¿ (gerando comprometimento ambiental) do que pela ¿explicação¿ (transferência de conhecimentos), dando suporte às mudanças culturais, sejam elas pessoais, cotidianas e/ou institucionais, tão necessárias para sustentabilidade da teia da vida.

Público Alvo

Psicólogos que atuem em quaisquer áreas da Psicologia, ambientalistas, professores acadêmicos e pesquisadores de quaisquer cursos de graduação / pós graduação, profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Geografia, Arquitetura, Jornalismo, Comunicação, Tecnologias, Engenharias, além de empresários, gestores governamentais, políticos, gestores ambientais e representantes da sociedade civil.


A diversidade do público-alvo justifica-se na medida em que o curso visa contribuir positivamente na potencialização da aproximação das diversas áreas citadas acima com as problemáticas ambientais, na perspectiva da sustentabilidade. Abordando temáticas diversificadas e complementares como as Teorias da relação comportamento-ambiente, os conceitos de Cognição e Percepção Ambiental, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Educação e Gestão Ambiental, além das noções de Espaço Pessoal, Territorialidade e as interfaces da Psicologia Ambiental com Arquitetura, Planejamento Urbano e Territorial. Dessa forma, fica claro, o caráter interdisciplinar e transversal do curso em questão e o foco na mudança de hábitos /atitudes frente à vida moderna.



Duração - Carga Horária - Periodicidade
18 meses - 432 h/a - Quinzenal


ESTRUTURA CURRICULAR
Dispiplinas
Imersão nos Estudos Pessoa-Ambiente (Módulo Consensado)
24h
Concepção Dinâmica e Sistêmica da Vida
24h
As Teorias Comportamento-Ambiente (Módulo Condensado)
24h
Metodologia Técnica de Pesquisa I
24h
Cultura, Territorialidade e Processop Identitário
24h
Cognição, Ambiente e Desenvolvimento Humano
24h
Psocologia Social e Suas Interfaces com a Problemática Ambiental
24h
Psicologia Comunitária e Meio Ambiente
24h
Tècnicas de Coordenação de Grupos Operativos: Uma contribuição à formação de Agentes Sociais de Transformação
24h
Distúrbio Cognitivo das Cidades: (Módulo condensado)
24h
Percepção Ambiental: do espaço ao lugar
24h
Políticas Públicas, Gestão do Meio Ambiente e Participação
24h
Formação de Sujeitos Ecológicos: O papel da Psicologia na Educação Ambiental e Nas Políticas Públicas Para construção de uma sociedade sustentável
24h
A Psicologia na Gestão Ambiental: A Gestão do Comportamento Humano nas Organizações
24h
Gestão Social, terceiro Setor e Formação de Redes
24h
Responsabilidade Sócio-Ambiental e Práticas de Consumo Consciente nas Organizações
24h
Metodologia Técnica de Pesquisa II - Elaboração do TCC
48h
Local das Aulas
UNIME - Avenida Luis Tarquínio Pontes, 600 - Lauro de Freitas - BA

Documentação Necessária

Curriculum Vitae, 02 (duas) fotos 3 X 4 e fotocópias dos seguintes documentos ¿ Diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso superior (frente e verso), Histórico Escolar do curso de graduação, Carteira de Identidade e CPF e Comprovante de Residência.




Inscriçõa
Informações: (71) 3378-8989 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8989 end_of_the_skype_highlighting / pabx: (71) 3378-8900 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8900 end_of_the_skype_highlighting

Valor da Inscrição
R$ 50,00 (Cinquenta Reais)

Para maiores informações acesse o website da UNIME (www.unime.com.br)

Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Marinhos - INSCRIÇÕES ABERTAS

Objetivo

Capacitar profissionais com uma base sólida e atual em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Marinhos e respectivas disciplinas de suporte, conferindo simultaneamente conhecimentos teóricos e práticos permitindo aos discentes executar de forma satisfatória serviços técnicos e científicos em ambientes da Zona Costeira.



Público Alvo
Portadores de diploma de curso superior nas seguintes áreas: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Naturais, Biologia Marinha, Oceanografia, Geografia, Geologia, Engenharia de Pesca; Técnicos em Meio Ambiente em exercício da profissão


ESTRUTURA CURRICULAR
Estrutura Curricular
Fundamentos Físicos dos Ambientes Costeiros e Marinhos
24h
Biologia Marinha I
24h
Biologia Marinha II
24h
Biologia Marinha III
24h
Métodos de amostragem e Estatística aplicada à ecologia de ambientes costeiros e marinhos
36h
Ecossistemas Costeiros I
36h
Ecossistemas Costeiros II
36h
Ecossistemas Oceânicos
24h
Geotecnologias e sua aplicação em ambientes costeiros e marinhos
72h
Avaliação de Impacto Ambiental em Ambientes Costeiros e Marinhos
36h
Legislação Ambiental e sua aplicação à Ecologia de Ambientes Costeiros e Marinhos
24h
Elaboração de Programas de Educação Ambiental
24h
Metodologia do Trabalho Científico
24h
TCC1
24h
Duração - Carga Horária - Periodicidade
18 Meses - 432 h/a - Quinzenal

Inscrições
Documentos Necessários: Fotocópia de Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso Superior (frente e verso do documento); Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação; Fotocópia da Carteira de Identidade;Fotocópia do CPF; Fotocópia de Comprovante de Residência;Curriculum Vitae; 02 (duas) fotos 3x4 (recente);

Local das Aulas
Campus UNIME Lauro de Freitas

Av. Luis Tarquínio Pontes, 600 - Lauro de Freitas - BA


Valor da Inscrição
R$ 50,00

Para maiores informações acesse o website da UNIME (www.unime.com.br)

Psicologia Ambiental: O Psicólogo como Agente de Transformação- INSCRIÇÕES ABERTAS

Objetivo
proporcionar um ¿ambiente educador que produza sentido e aguce a subjetividade dos alunos¿. Um curso capaz de despertar, provocar, sensibilizar e formar profissionais muito mais pela ¿implicação¿ (gerando comprometimento ambiental) do que pela ¿explicação¿ (transferência de conhecimentos), dando suporte às mudanças culturais, sejam elas pessoais, cotidianas e/ou institucionais, tão necessárias para sustentabilidade da teia da vida.

Público Alvo

Psicólogos que atuem em quaisquer áreas da Psicologia, ambientalistas, professores acadêmicos e pesquisadores de quaisquer cursos de graduação / pós graduação, profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Geografia, Arquitetura, Jornalismo, Comunicação, Tecnologias, Engenharias, além de empresários, gestores governamentais, políticos, gestores ambientais e representantes da sociedade civil.


A diversidade do público-alvo justifica-se na medida em que o curso visa contribuir positivamente na potencialização da aproximação das diversas áreas citadas acima com as problemáticas ambientais, na perspectiva da sustentabilidade. Abordando temáticas diversificadas e complementares como as Teorias da relação comportamento-ambiente, os conceitos de Cognição e Percepção Ambiental, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Educação e Gestão Ambiental, além das noções de Espaço Pessoal, Territorialidade e as interfaces da Psicologia Ambiental com Arquitetura, Planejamento Urbano e Territorial. Dessa forma, fica claro, o caráter interdisciplinar e transversal do curso em questão e o foco na mudança de hábitos /atitudes frente à vida moderna.



Duração - Carga Horária - Periodicidade
18 meses - 432 h/a - Quinzenal


ESTRUTURA CURRICULAR
Dispiplinas
Imersão nos Estudos Pessoa-Ambiente (Módulo Consensado)
24h
Concepção Dinâmica e Sistêmica da Vida
24h
As Teorias Comportamento-Ambiente (Módulo Condensado)
24h
Metodologia Técnica de Pesquisa I
24h
Cultura, Territorialidade e Processop Identitário
24h
Cognição, Ambiente e Desenvolvimento Humano
24h
Psocologia Social e Suas Interfaces com a Problemática Ambiental
24h
Psicologia Comunitária e Meio Ambiente
24h
Tècnicas de Coordenação de Grupos Operativos: Uma contribuição à formação de Agentes Sociais de Transformação
24h
Distúrbio Cognitivo das Cidades: (Módulo condensado)
24h
Percepção Ambiental: do espaço ao lugar
24h
Políticas Públicas, Gestão do Meio Ambiente e Participação
24h
Formação de Sujeitos Ecológicos: O papel da Psicologia na Educação Ambiental e Nas Políticas Públicas Para construção de uma sociedade sustentável
24h
A Psicologia na Gestão Ambiental: A Gestão do Comportamento Humano nas Organizações
24h
Gestão Social, terceiro Setor e Formação de Redes
24h
Responsabilidade Sócio-Ambiental e Práticas de Consumo Consciente nas Organizações
24h
Metodologia Técnica de Pesquisa II - Elaboração do TCC
48h
Local das Aulas
UNIME - Avenida Luis Tarquínio Pontes, 600 - Lauro de Freitas - BA

Documentação Necessária

Curriculum Vitae, 02 (duas) fotos 3 X 4 e fotocópias dos seguintes documentos ¿ Diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso superior (frente e verso), Histórico Escolar do curso de graduação, Carteira de Identidade e CPF e Comprovante de Residência.


Inscriçõa
Informações: (71) 3378-8989 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8989 end_of_the_skype_highlighting / pabx: (71) 3378-8900 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8900 end_of_the_skype_highlighting

Valor da Inscrição
R$ 50,00 (Cinquenta Reais)


Para maiores informações acesse o website da UNIME (www.unime.com.br)

Português para Concurso

Objetivo
Curso preperatório para concursos públicos: nova regra ortográfica, acentuação,pontuação, figuras de linguagem etc.

Conteúdo
Parte teórica e exercícios para a prática de ítens que estão constantemente presentes nas provas de concursos públicos.

Informações
NEPG Unime (71) 3378-8979 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8979 end_of_the_skype_highlighting.

Dias e Horários
Terças e Quartas das 17h às 18h30.

Manual

ACESSE O MANUAL DO CENTRO DE IDIOMAS


Para maiores informações acesse o website da UNIME (www.unime.com.br)

Inglês Instrumental

Objetivos

Curso com Ênfase na leitura e interpretação de textos diversos da língua inglesa.



Público Alvo
Interessados em compreender textos na língua inglesa, seja para o desenvolvimento de monografias ou preparação pra admissão de mestrado ou dioutorado.

Dias e Horários
Terças e Quintas das 13h às 14h30

Informações e Inscrições
NEPG Unime (71) 3378-8979 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3378-8979 end_of_the_skype_highlighting

Manual

ACESSE O MANUAL DO CENTRO DE IDIOMAS



Para maiores informações acesse o website da UNIME (www.unime.com.br)
FTC

Evento: 'IV Semana Do Meio Ambiente'

Discutir o primeiro século de desenvolvimento de Itabuna e os desafios para a sustentabilidade ambiental do município. Estas são duas das principais questões que serão tratadas durante a IV Semana do Meio Ambiente da FTC.
O evento, que está sendo promovido pelo Programa FTC Verde em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna e o Conselho Municipal do Meio Ambiente, começa na segunda-feira (dia 31) e se estenderá até o sábado (dia 5).
No auditório da Faculdade estarão reunidos especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais da área ambiental, bem como educadores, profissionais de Saúde e de Direito, durante palestras e debates.
Também estão programadas atividades externas, com plantio de mudas de Pau Brasil nas margens do Rio Cachoeira e a execução do Projeto Praça Viva, que consiste na realização do Mutirão de Limpeza da Alameda Beira Rio.
A programação será iniciada na segunda-feira (31), às 19h30, com a conferência da professora Lourdes Bertol Rocha, da Uesc, que falará sobre o tema "Itabuna: 100 anos de desenvolvimento".
Antes da conferência, estudantes de Engenharia Ambiental da FTC farão a apresentação do painel "Proposta de Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrônicos Universitários".
Na sala de artes acontecerá a primeira exibição do "Circuito Tela Verde", projeto desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Os temas "Desafios para a Sustentabilidade Ambiental do Município de Itabuna" e o "Papel do Conselho Municipal de Meio Ambiente - Comam" também serão tratados na primeira noite da IV Semana de Meio Ambiente.

30 de maio de 2010

Transgênico mata uma praga e traz outra

RAFAEL GARCIA
da Reportagem Local
A adoção de uma variedade de algodão transgênico por fazendeiros chineses permitiu controlar as lagartas que são a principal ameaça a essa cultura, mas foi vítima de uma reviravolta ecológica: um percevejo outrora inofensivo virou praga.
Presente na China há mais de uma década e aprovado para uso no Brasil só em 2009, o algodão transgênico Bt desfrutou de algumas boas safras.

Editoria de Arte/Folha Imagem
Agora, porém, a praga emergente afeta a produtividade do vegetal e se espalha também para o cultivo de frutas, afirma um estudo de cientistas da Academia Chinesa de Agronomia.
Em artigo na revista "Science", o grupo mostra que os algodoeiros Bt estão enfrentando problemas pelo motivo inverso ao qual vinham sendo criticados por ambientalistas.
Por muito tempo, transgênicos dessa variedade foram acusados de prejudicar insetos carismáticos, como a borboleta-monarca. Os percevejos mirídeos que viraram praga na China, porém, bem poderiam ter entrado nessa categoria antes.
As plantas Bt são resistentes a algumas pragas porque têm incorporado em seu DNA um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, produtora de toxina letal para certos insetos. Percevejos mirídeos, porém, não são afetados pelos transgênicos.
"Antes da adoção do algodão Bt, um inseticida de amplo espectro contra [a lagarta] Helicoverpa armigera reduzia as populações de mirídeos; plantações de algodão atuavam como armadilhas sem saída", escrevem o cientista Yuyuan Go e seus colegas na "Science".
O grupo, porém, não defende que a solução para o problema seja uma volta ao uso de agrotóxicos químicos do tipo mata-tudo, que costumam gerar danos ambientais mais graves. A solução, dizem, é investir no "manejo integrado de pragas" para não ter de abrir mão dos benefícios que o Bt trouxe, como evitar pragas resistentes.
"No tratamento com inseticidas, às vezes é preciso usar três ou quatro tipos diferentes", afirma Olívia Arantes, geneticista da Embrapa Meio Ambiente especialista em Bt. Segundo ela, é improvável que o Bt também fosse se revelar uma solução para uso solitário.
Antes de ser incorporada aos transgênicos, a toxina da bactéria era borrifada diretamente nas plantas. O receio de as pragas evoluírem criando resistência ao Bt, segundo ela, é pequeno, pois existem muitas variedades da proteína que constitui a toxina, permitindo que os produtores se adaptem.
Na China, o algodão Bt teve tanto sucesso no fim da década de 1990 que se disseminou até conquistar 95% das fazendas dessa cultura. No Brasil, as estatísticas são incertas, porque esse transgênico começou a ser plantado de forma "pirata" antes da aprovação. Agora, as empresas Monsanto e Dow já podem comercializar a planta Bt. A Embrapa desenvolve novas variedades, ainda em teste.
Segundo Arantes, para o país se beneficiar dessa tecnologia, é preciso dar atenção ao estudo de interações ecológicas entre pragas, disciplina que lida justamente com efeitos como o ocorrido na China. "Essa é uma área de pesquisa que já está bastante ampla", afirma.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u735069.shtml

III SEMANA DO MEIO AMBIENTE SEMEIA - Biodiversidade Neotropical

III SEMANA DO MEIO AMBIENTE SEMEIA
Biodiversidade Neotropical
30 de MAIO a 06 de JUNHO de 2010
Universidade Católica do Salvador (Campus Pituaçu), Salvador / Bahia / Brasil
Palestras
Fóruns de Discussão
Minicursos
Oficinas
Trabalhos Científicos (Simples e Expandido)
Concurso de Fotografia (muitos prêmios)
Stands
Exposições
Dia Internacional do Meio Ambiente
Ano da Biodiversidade - 2010
PARCEIROS 2010
Centro de Ecologia e Conservação Animal – ECOA
Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia – NIEZ
Centro de Estudos em Genética e Biologia – CEGBIO
Projeto Pressa Guigó – Lamarão/BA
Countdown 2010 – Save Biodiversity
Universidade Católica do Salvador – UCSAL
Lacerta Consultoria, Projetos e Assessoria Ambiental LTDA
Coordenador( a) de Áreas Protegidas da Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional estão
selecionando um(a) profissional para atuar no Programa de Áreas Protegidas
da Mata Atlântica.

Atividades:
· Coordenar atividades e projetos do Programa de Áreas Protegidas
da Mata Atlântica;
· Elaborar e apresentar novas propostas e projetos às duas
instituições, respeitando os direcionamentos estabelecidos;
· Fazer a gestão de projetos, estudos e demais atividades do
Programa;
· Produzir relatórios técnicos e financeiros;
· Dar suporte às equipes das duas organizações na elaboração,
implantação, execução, solução de problemas, conclusão e avaliação de
projetos;
· Auxiliar o processo de captação de recursos para o
desenvolvimento das atividades do Programa;
· Fazer visitas técnicas de monitoramento dos projetos a campo;
· Representar o Programa em eventos, reuniões técnicas, congressos
e etc.;
· Interagir com os demais membros das duas organizações, buscando
integrar o Programa de Áreas Protegidas da Mata Atlântica com outras
estratégias de conservação das organizações.

Qualificação e Requisitos:
· Graduação em biologia ou áreas afins;
· Mestrado ou outro curso de pós-graduação desejável;
· Experiência prévia na administração de programas e projetos;
· Experiência prévia em projetos com Unidades de Conservação;
· Conhecimento de aspectos de conservação da natureza no Brasil,
preferencialmente com experiência de trabalho ou vivência na Mata Atlântica;
· Conhecimento do SNUC e legislação pertinente às áreas protegidas;
· Habilidade para trabalhar em equipe e espírito de liderança;
· Fluência em comunicação escrita e oral na língua portuguesa,
conhecimento em inglês desejável.
· Dedicação exclusiva, trabalho em período integral com base na
cidade de São Paulo e disponibilidade para viagens.

Os interessados deverão submeter Curriculum Vitae e uma carta de intenções,
por e-mail para alianca-cv@sosma. org.br incluindo pretensão salarial.

Prazo: até 15 de junho de 2010.

Após essa data os candidatos pré-selecionados serão contatados para
entrevistas individuais, na etapa final do processo de seleção.

Autor Anoícone de  ordenação Arquivo

ABORDAGEM MULTICRITERIAL DIFUSA COMO APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE UM REGIME DE VAZÕES ECOLÓGICAS NO BAIXO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO Edilson Raimundo Silva 2010 Baixar

Diretrizes para a integração do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais – CNIR com o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR e sua implicação no processo de averbação da Reserva Legal, no âmbito da Lei nº 10.267/01 Yse Maria Vinhaes Dantas 2009 Baixar

Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental na Cidade da Bahia (2005-2008) Rosely Moraes Sampaio 2009 Baixar

IMPACTO DA ADOÇÃO DE VAZÕES ECOLÓGICAS NO BAIXO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO SOBRE A GERAÇÃO HIDRELÉTRICA Flávia Bezerra Amorim 2009 Baixar

ANÁLISE DOS CONDICIONANTES PARA LICENCIAMENTO DAS ESTAÇÕES RADIOBASE DE TELEFONIA CELULAR NO MUNICÍPIO DO SALVADOR-BA Denize Francisca da Silva 2009 Baixar

Análise da utilização do geoprocessamento na administração municipal: alcances e limitações dos programas governamentais de disseminação das geotecnologias Cássio Marcelo Silva Castro 2009 Baixar

ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS RISCOS DE ACIDENTES AMPLIADOS NO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI E DAS VULNERABILIDADES DO SEU ENTORNO Carlos Silva Thé 2009 Baixar

Gestão de resíduos sólidos – uma discussão sobre o papel das políticas públicas e arranjos institucionais do estado Antônio Alves Dias Neto 2009 Baixar

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DA BAHIA: Análise de Diferentes Modelos Aline Linhares Loureiro 2009 Baixar

Banco de Dados Georeferenciados para Aterros Sanitários de Resíduos sólidos Urbanos (AS-RSU) no Estado da Bahia. José Vilalva Ribeiro Neto 2009 Baixar

ESTUDO PARAMÉTRICO DA CONTAMINAÇÃO NO ENTORNO DE UM ATERRO SANITÁRIO Jacqueline Barbosa de Oliveira 2009 Baixar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NA APA JOANES – IPITANGA Elizete Abreu de Melo 2009 Baixar

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E OS IMPACTOS NA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO IPITANGA Charlene Neves Luz 2009 Baixar

A COLETA SELETIVA PARA RECICLAGEM DE ÓLEO E GORDURA RESIDUAL - Um estudo em unidades comerciais de alimentação de Salvador


Podem obter outras dissertações no site:
http://www.meau.ufba.br/site/publicacoes/dissertacoes

Seguidores