12 de novembro de 2010

CARTILHAS AMBIENTAIS - RECICLE SEUS CONHECIMENTOS

Colegas

Segue uma lista de cartilhas que possam contribuir na disseminação da educação ambiental e outras atividades ambientais.




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Leis de Crimes Ambientais - Untitled

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Esta cartilha realiza algumas abordagens e leituras sobre a Lei dos Crimes. Ambientais, tratando, em especial, da importância de publicações que motivem ...
www.ibama.gov.br/linhaverde/lei_crimes_ambientais.pdf - Similares
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Cartilha Educacao Ambiental - PEA.indd

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Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o lixo. Talvez você nunca .... Fonte: Cartilha do PEA. Iara Cruz. Nos últimos 100 anos, ...
www.aracruz.com.br/doc/pdf/cartilha_eduamb_pea.pdf
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CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL

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O objetivo desta Cartilha de Alfabetização Ambiental é informar as ..... CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL. 37. 2. Lei nº 9.921, de 27 de julho de 1993 ...
www.aipan.org.br/biblio/cartilha-alfabetizacao.pdf - Similares
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Cartilha Clima

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ambientais globais e alcançar soluções que são essenciais a um futuro verde e pacífico. .... Protocolo de Kyoto, o mais ambicioso tratado ambiental. ...
www.greenpeace.org.br/clima/pdf/cartilha_clima.pdf - Similares
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145 USO DA CARTILHA “AVENTURA DA VIDA NAS CAVERNAS” COMO ...

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de RL Ferreira - Artigos relacionados
Palavras-Chave: Bioespeleologia, educação ambiental, cartilhas ..... http://www. sbe.com.br/ptpc/ptpc_v1_n1_057-065.pdf Acesso em 01 de Março de 2008. ...
www.sbe.com.br/ptpc/ptpc_v1_n2_145-164.pdf - Similares
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Manual de Orientação para Prevenção de Crimes Ambientais ...

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Dos Crimes Contra a Poluição e Outros Crimes Ambientais ... prevenção dos crimes ambientais e programas de reeducação ambiental para infratores. ...
www.ibama.gov.br/wp-content/.../maunal_prevencao_crimes_ambientais.pdf


[PDF] PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA A ADVOCACIA - 07:11Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
8 dez. 2009 ... Agora, ao finalizar o ano, lança a cartilha: PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA A. ADVOCACIA, indicando procedimentos ambientalmente corretos para os ...
www.oabrs.org.br/arquivos/cartilha_praticas_ambientais.pdf


PDF] Cartilha Eucalipto1 pDFFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Esta cartilha é uma tentativa de ampliar a discussão sobre os impactos. - sociais, econômicos e ambientais - destes novos latifúndios que hoje expulsam ...
www.sof.org.br/marcha/paginas/publicacoes/cartilhaeucalipto.pdf

Ibama alerta: comerciante de pilhas e baterias é obrigado a receber do consumidor o produto usado

Tendo em vista que o artigo 4º da Resolução Conama n.º 401/2008 entrou em vigor em 5/11, a Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões (Corem/Ibama) informa aos comerciantes de pilhas e baterias que as exigências presentes neste artigo serão objeto de fiscalização por parte dos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Conforme o texto do art. 4º, os estabelecimentos que comercializam determinados tipos de pilha e baterias (bateria de carro, pilhas alcalinas e comuns, pilha botão) deverão receber do usuário as pilhas e baterias usadas para repasse aos respectivos fabricantes ou importadores.

A Corem informa, ainda, que os fabricantes e importadores têm a obrigação de promover a destinação ambientalmente adequada deste tipo de resíduo, ficando sujeitos às sanções legais caso se recusem a receber do comércio o repasse das pilhas e baterias usadas.

Vale ressaltar, que a recente Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, recai sobre todos os tipos de pilha e bateria, conforme seu artigo 33. Desta forma, a logística reversa deverá ser aplicada a todos os tipos de pilha e bateria.

É importante a participação dos consumidores neste contexto, pois as pilhas e baterias não devem ser descartadas no lixo doméstico devido à possibilidade de contaminarem o meio ambiente, visto que algumas destas pilhas e baterias possuem metais pesados em sua composição. A melhor destinação é a reciclagem, pois, além de evitar a contaminação, promovem o uso racional dos recursos naturais, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Corem/Ibama

Seminário Política Nacional de Segurança de Barragens

Início : Quarta 17 de Novembro de 2010 08:30 hs
Fim : Quarta 17 de Novembro de 2010 18:00 hs

O Seminário Política Nacional de Segurança de Barragens é uma iniciativa do Ingá e da Cerb que visa disseminar e avaliar a aplicação da legislação, os instrumentos de gestão e controle das barragens no Estado da Bahia. Tem o apoio do Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB, Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental – ABGE e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS. O evento é voltada para técnicos, gestores públicos, especialistas, empreendedores, projetistas e pesquisadores, com o objetivo de discutir a importância da Lei No. 12.334/2010 como: instrumento de defesa e redução de acidentes em barragens no Brasil; fatores limitantes do arcabouço organizacional e regulatório; e instrumentos para equacionamento de problemas ambientais.

Dia: 17 de novembro

Local: Auditório Paulo Jackson, sede do Ingá

Programação

8h30 - Sessão de Abertura

ANA – Agência Nacional de Águas

SEMA – Secretaria do Meio Ambiente

INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e Clima

CERB - Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia

CBDB - Comitê Brasileiro de Barragens

ABGE - Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental

ABMS - Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

9h – Sessão Técnica I: A Importância da Lei No. 12.334, como Instrumento de Defesa e Redução de Acidentes em Barragens no Brasil e Desafios

Painelistas:

Erton Carvalho – CBDB

Fernando Kertzman - ABGE

Alberto Sayao - ABMS

Antonio F. Andriolo – ITO Engenharia LTDA

Debatedores:

Carlos H. Medeiros – CERB/UEFS

Carlos Carrilo Delgado – ABMS-BA

11h - Coffee break

11h20 – Debate

12h30 – Intervalo de Almoço

14h – Sessão Técnica II: A Lei No. 12.334: Fatores Limitantes Considerando o Atual Arcabouço Organizacional e Regulatório

Painelistas:

Representante - ANA

Maria Quitéria - INGÁ

Julio Rocha - UEFS

Debatedores:

Jorge Amorim - EMBASA/CBDB-BA

Hélio Baptista - ENVGEO

15h20 - Debate

16h - Coffee break

16h20 – Sessão Técnica III: A Importância da Lei No. 12.334, como Instrumento Inibidor e/ou Equacionador de Problemas Ambientais

Inscrições e informações: Cerimonial do Ingá (71) 3116-3011 ou 3116-3009, cerimonial@inga.ba.gov.br

Seminário dos Comitês Afluentes - Agência Única e Cobrança

Início : Quinta 18 de Novembro de 2010 08:30 hs
Fim : Sexta 19 de Novembro de 2010 18:00 hs

O Ingá e a Agência Nacional das Águas (ANA) realizam o Seminário dos Comitês Afluentes - Agência Única e Cobrança, como o intuito de promover a interação e integração das bacias afluentes do Rio São Francisco.

Dias: 18 e 19 de novembro

Local: Hotel Serra do Ouro, Jacobina/BA

FONTE: www.inga.ba.gov.br

10 de novembro de 2010

Plataforma Freire abre pré-inscrição

Os professores da rede pública que não possuem licenciatura ou aqueles que possuem fora da área de atuação já podem realizar a pré-inscrição no Plano Nacional de Formação do Professor da Rede Pública (Plataforma Freire), que oferece cursos gratuitos de graduação e pós-graduação. São 2.970 vagas, na modalidade presencial, para a formação em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica. Para a formação continuada, são 110 vagas para o curso em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida, na modalidade EaD. Pré-inscrição: www.mec.gov.br , até dia 30

ABERTURA DE INSCRIÇÕES – PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
EDITAL UESC Nº 180 – Data: 08/11/2010 –

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições visando o preenchimento de vagas existentes nos cursos de Graduação da UESC, destinadas a alunos oriundos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais, para o 1º período de 2011, nos termos da Resolução CONSEPE nº 92/2007 e em conformidade com o que prescreve o presente Edital. 1. DAS VAGAS




2. DAS INSCRIÇÕES
PERÍODO De 22 a 26 de novembro de 2010.

HORÁRIO Das 08:00 às 12:00 horas, das 13:00 às 16:00 horas e das 17:00 às 20:30 horas, com apresentação dos documentos explicitados no item 3.

LOCAL Protocolo Geral da UESC, no Térreo do Pavilhão Adonias Filho, no Campus da Universidade. Obs. O Protocolo Geral da UESC apenas recebe os documentos. A conferência e validade dos mesmos será verificada pelos colegiados de Curso, em outro momento.

TAXA R$ 80,00 (oitenta reais) recolhidos à conta UESC Nº. 991220-7, AGÊNCIA 3832-6 – BANCO DO BRASIL.


MAIORES INFORMAÇÕES :
http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

Testes e palestras na Semana do Dia Mundial do Diabetes

Felipe Amorim l A TARDE

A caneta de aplicação substitui as seringas de insulina

Cerca de 50% dos portadores de diabetes não sabem que possuem a doença. É para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce que as unidades básicas de saúde da capital iniciaram na segunda-feira a Semana de Comemoração do Dia Mundial do Diabetes.

As atividades vão até o dia 18 de novembro, em unidades de todos os 12 distritos sanitários de Salvador. Nesta terça-feira, 9, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou a programação das sete unidades básicas de saúde (UBS) do Centro Histórico.

Serão feitos testes gratuitos de glicemia e apresentadas palestras voltadas a diversos aspectos da vida do portador de diabetes, como gravidez, qualidade de vida e alimentação saudável, principais sintomas, fatores de risco, importância de exercícios físicos e tabagismo.

Nesta sexta-feira, 12, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) realiza uma palestra sobre o tema Hipoglicemia – como prevenir e tratar. O evento será das 9 às 12 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), e vai reunir pacientes matriculados na unidade, familiares e integrantes de associações de portadores de diabetes.

Prevenção - O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data foi instituída em 1991, devido à constatação do crescimento do diabetes em todo o mundo. Em 2007, a ONU aprovou resolução declarando o diabetes um problema de saúde pública e pedindo que os países tracem políticas de saúde voltadas para o tratamento e a prevenção da doença.

Estima-se que este ano 285 milhões de pessoas no mundo vão sofrer de diabetes, número que em 2030 deverá chegar a 438 milhões. Na Bahia, dados de 2009 apontavam uma prevalência de diabetes autorreferido em 6,5% da população acima de 18 anos, o que representa cerca de 635 mil pessoas.

Os principais sintomas da doença são cansaço, sede e fome excessivas, grande quantidade de urina, perda de peso e visão turva. Os portadores da enfermidade podem viver com qualidade de vida, sobretudo quando o diagnóstico é feito precocemente e são mantidos hábitos como a alimentação saudável, prática de exercícios e evitando-se o estresse.

Programação no Centro Histórico

Gamboa - Teste de glicemia e palestras sobre os sintomas e tratamento. Nesta quarta-feira até sexta, na Unidade de Saúde da Família

Pelourinho - Palestras educativas sobre os diferentes tipos de diabetes e qualidade de vida e alimentação saudável para o portador da doença. Nesta quarta e quinta, na Unidade Básica de Saúde (UBS)

Santo Antônio - Teste de glicemia nos dias 14 e 17. Palestra sobre gravidez e diabetes, no dia 15, e sobre odontologia e diabetes, no dia 18, na UBS do bairro

Carlos Gomes - Teste de glicemia e palestra sobre diabetes e saúde bucal, nesta quarta e quinta, na UBS

Terreiro de Jesus - Palestras sobre prevenção ao pé diabético, tabagismo e diabetes, alimentação e exercícios físicos. Nesta quarta até sexta. Na sexta,
serão oferecidos brindes e café da manhã na UBS do bairro

Ramiro de Azevedo - Teste de glicemia, nesta quarta e quinta, na UBS do Campo da Pólvora

Barbalho - Teste de glicemia e palestras sobre: tipos e sintomas de diabetes, fatores de risco e alimentação. Nesta quarta a sexta, na UBS do bairro

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5648203

9 de novembro de 2010

OPORTUNIDADE

A FTC Salvador iniciou, no dia 08 de novembro, seleção de professores do Ensino Superior para cursos de graduação.

O s pré-requisitos para as vagas são: possuir Graduação em Curso de Nível Superior, de duração plena, realizado em instituições credenciadas com, no mínimo, Curso de Especialização reconhecido e relacionado à área afim em que se dará a admissão.

Período: 08/11 a 30/11 de 2010, no horário das 8h às 18h.
Os interessados deverão enviar Currículo Lattes, devidamente atualizado, para o e-mail: salvador.docente@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Confira abaixo a relação dos cursos e disciplinas:

ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: LIBRAS
Titulação: ESPECIALISTA OU MESTRE

BIOMEDICINA

Disciplinas:

• ANATOMIA NEUROCIÊNCIAS
• IMUNOLOGIA
• EPIDEMIOLOGIA
• HEMATOLOGIA E BANCO DE SANGUE
• MICROBIOLOGIA CLÍNICA
• FÍSICA DAS RADIAÇÕES
• PARASITOLOGIA
• PRIORIDADE PARA BIOMÉDICOS

Titulação: MESTRE

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

Disciplina: LIBRAS
Titulação: ESPECIALISTA OU MESTRE

EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplinas:

• ANATOMIA
• ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
• SAUDE COLETIVA
• FISIOLOGIA

Titulação: ESPECIALISTA OU MESTRE

ENFERMAGEM

Disciplinas:
• ANATOMIA HUMANA
• ANATOMIA AVANÇADA

Titulação: ESPECIALISTA OU MESTRE

FARMÁCIA

Disciplinas:
• PATOLOGIA
• TOXICOLOGIA
• BROMATOLOGIA
• HEMATOLOGIA

Titulação: ESPECIALISTA OU MESTRE

MEDICINA

Disciplinas:
• SAÚDE COLETIVA E MEDICINA SOCIAL
• FISIOLOGIA
• HUMANIDADES
• IMUNOLOGIA
• ORTOPEDIA
• CIRURGIA
• SESSÕES TUTORIAIS.

Titulação: MESTRE OU DOUTOR E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL MÍNIMA DE 5 ANOS

PSICOLOGIA

Disciplina: LINGUA PORTUGUESA
Titulação: ESPECIALISTA OU MESTRE

8 de novembro de 2010

Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

As experiências vivenciadas, o padrão de qualidade, as fontes de financiamento e o impacto na vida profissional dos egressos serão temas abordados no Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, previsto para 18 e 19 de novembro na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições, gratuitas, já estão abertas.

O Seminário, iniciativa da Coordenação de Pós Graduação do Departamento de Ciências Biológicas da Uefs, tem o objetivo de promover o diálogo entre os cinco cursos de pós-graduação da área de Biologia. “Vamos discutir a contribuição desses cursos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Nordeste”, revela a professora doutora Iara Crepaldi, diretora do Departamento de Biologia (DCBio).

O público alvo é composto por docentes e discentes de cursos de Pós-Graduação em Ciências Biológicas de instituições de ensino superior. O prazo para envio de resumos é o mesmo da inscrição: 19 de setembro.

Contato com a organização evento pode ser mantido através dos telefones (75) 3224-8019 e 3224-8243. Confira outras informações no portal do DCBio (www.uefs.br/dcbio).

PROGRAMAÇÃO

18/11/2010

8:30 – 9:30 Conferência de abertura: Histórico e importância do ensino de pós-graduação no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Profª Eneida de Moraes M. Cerqueira (UEFS)

9:30 – 9:45 Intervalo

9:45 – 12:00 Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica do evento

12:00 – 14:00 Intervalo

14:00 – 16:00 Mesa redonda: Estado da Arte do Ensino de Pós-Graduação no DCBio/UEFS

Mediador: Prof. Francisco de Assis R. dos Santos (UEFS)

Palestrantes: Prof. Aristóteles G. Neto (PPGBiotec)

Profª Flora Acuña Juncá (PPGZoo)

Prof. José Raniere F. de Santana (PPGRGV)

Prof. Antônio de O. Costa Neto (EBC)

Prof. Luís Fernando P. Gusmão (PPGBot)

16:00 – 16:15 Intervalo

16:15 – 18:00 Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica.

19/11/2010
8:30 – 9:30 Palestra: A importância da pesquisa e da captação de recursos para a pós-graduação

Profª Ana Maria Giulietti Harley (UEFS)

9:30 – 9:45 Intervalo

9:45 – 11:45 Mesa redonda: A realidade profissional de egressos de PPG do DCBio/UEFS

11:45 – 14:00 Intervalo

14:00 – 15:00 Visitação aos painéis

15:00 – 17:00 Mesa redonda: Sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação

Mediador: Prof.. Luciano P. de Queiroz (UEFS)

Conferências

I. Avaliação de Programa de Pós-Graduação: Do credenciamento à manutenção do status de qualidade. (Prof. Márcio de Castro Silva Filho—CAPES)

II. A realidade dos Programas de Pós-Graduação no eixo sul-sudeste do Brasil (Profª Daisy Maria F. Salvadori – UNESP)

III. A sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação sob perspectiva de um coordenador (Prof. Francisco Carlos R. Barros Júnior – UFBA)

17:00 – 18:00

Conferência de encerramento: Contribuição dos Programas de Pós-graduação para o desenvolvimento científico-tecnológico do Estado da Bahia.

Profª Marluce Maria A. Assis (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação - UEFS)

Informações sobre inscrição e envio de resumo podem ser obtidas em www.uefs.br/dcbio

REALIZAÇÃO
Departamento de Ciências Biológicas
Coordenação de Pós-Graduação


APOIO
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitoria de Administração
Programas de Pós Graduação em: Biotecnologia, Botânica, Recursos Genéticos Vegetais e Zoologia

Toxinologia / Capes

Objetivo Geral
Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no país utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior - IES, institutos de pesquisa, empresas e/ou demais instituições associadas enquadráveis nos termos deste edital, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos pós-graduados e, de forma complementar, em nível de graduação.

Público-alvo:
Instituições públicas e privadas brasileiras que possuam em seus programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu área (s) de concentração ou linha (s) de pesquisa dirigida (s) aos temas contemplados no edital. Grupos de pesquisa de instituições que atuem na área poderão ser incluídos nos projetos consorciados e outras instituições que apresentem projetos viáveis.

Benefícios
As bolsas, com prazo de implementação e duração vinculados ao tempo de vigência do projeto nas modalidades doutorado no país; mestrado no país; pós-doutorado no país e no exterior; graduação-sanduíche no país e no exterior; mestrado sanduíche no país; e doutorado sanduíche no país e no exterior, estão entre os itens financiáveis.

Outros benefícios concedidos são auxílio-moradia no país; auxílio-instalação e seguro saúde para bolsistas, estudantes e pesquisadores em missão de estudo no exterior; bolsa de professor ou pesquisador visitante, para especialistas provenientes do exterior; auxílio-instalação, seguro-saúde e bolsas-manutenção de graduação-sanduíche no exterior, para alunos de graduação vinculados aos projetos contemplados; passagens aéreas; diárias para missões de pesquisa e docência no país e no exterior; e despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto.

Informações pelo e-mail cii@capes.gov.br e pelos telefones (61) 2022-6310.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots.
Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Inscrições: até 8 de dezembro de 2010

MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.capes.gov.br/editais/abertos/4183-toxinologia-capes

Projeto Atlas de Saneamento Rural do Recôncavo da Bahia seleciona bolsista

O projeto ATLAS DE SANEAMENTO RURAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (5843/2010), aprovado no Edital 019/2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, abre seleção para Bolsista de Apoio Técnico 02. Mais informações na Chamada Pública - Projeto ATLAS DE SANEAMENTO RURAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (5843/2010).

MAIORES INFORMAÇÕES: http://ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/2079-projeto-atlas-de-saneamento-rural-do-reconcavo-da-bahia-seleciona-bolsista

VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos

A Comissão Organizadora do VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos divulga a todos os interessados a programação oficial do evento com datas, horários e locais dos mini-cursos selecionados, simpósios e mesas redondas.

Esperamos todos dia 7 de novembro em Ilhéus!

Atenciosamente,

A Comissão Organizadora

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.ufrb.edu.br/vicbc/index.php/noticias/49-divulgada-a-programacao-por-data-e-local

ABERTURA DE INSCRIÇÕES: Curso AVANÇADO de Fotografia Digital

EDITAL UESC Nº 175
A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o Curso AVANÇADO de Fotografia Digital, promovido pela ação de extensão Fotografia: Imagem e Representação – DLA.

1. DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO De 03 a 10 de novembro de 2010.
HORÁRIO Das 08:00 às 21:00 horas.
LOCAL Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho, Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900.
VAGAS 50 vagas por ordem de chegada.
TAXA/PAGAMENTO R$ 15,00 alunos da UESC, R$ 30,00 os demais. Depósito identificado no Banco do Banco do Brasil, Conta corrente. 991220-7, Agência. 3832-6.

2. DO CURSO:
PERÍODO/HORÁRIO Dia 18 de novembro de 2010, das 19h às 22h.
Dia 19 de novembro de 2010, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h30.
LOCAL Sala 2203 – DLA – 2º andar do Pavilhão Adonias Filho, Campus Soane Nazaré de Andrade.
CARGA HORÁRIA 12 horas.
PROFESSOR
COORDENAÇÃO Thales Trigo
Joliane Olschowsky da Cruz

3. CLIENTELA/ REQUISITOS
Podem participar Participantes nos cursos anteriores de Extensão em Fotografia da UESC com Certificado.
Graduados e estudantes da UESC que tenham obtido crédito nas disciplinas Oficina de Fotografia e Iluminação I e II.

Informações: Laboratório de Fotografia da UESC, 3680-5289.

3. DOS CERTIFICADOS: Serão emitidos certificados àqueles que obtenham mais de 75% de presença.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 19 de outubro de 2010.

ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA EM EXERCÍCIO

I Curso de verão em Genética e Biologia Molecular

EDITAL UESC Nº 179
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o Evento de Extensão: I Curso de verão em Genética e Biologia Molecular

1. DO EVENTO:
DATA Dia 14/02/2011 – Palestras; de 14 a 18/02/2011 – Minicursos; de 21 a 25/02/2011 - Estágio em pesquisa em uma das linhas de pesquisa do Programa de pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular
HORÁRIO Das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30
LOCAL Sala de aula da Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular – Sala 3009 do Térreo do Pavilhão Jorge Amado e Laboratório de Bioquímica – Sala No 33 do 2º Andar do Pavilhão Manoel Nabuco
CLIENTELA Palestras: alunos, professores, pesquisadores e público interessado. Minicursos e Estágio: discentes de graduação de último ano, graduados, discentes de mestrado e mestres.
VAGAS Mini-cursos Teórico-Práticos: até 20 vagas por minicurso (Candidatos serão selecionados a partir de dados das fichas de inscrição, histórico escolar e Curriculum vitae Lattes).
Estágio de pesquisa de uma semana: de 1 a 4 vagas por linha de pesquisa (Candidatos serão selecionados a partir de dados das fichas de inscrição, histórico escolar e Curriculum vitae Lattes)
DOCUMENTAÇÃO Mini-cursos Teórico-práticos com ou sem o estágio:
a) Formulário para candidatos aos minicursos, devidamente preenchido (disponível no endereço: http://www.uesc.br/genetica/).
b) Histórico escolar da graduação (para discentes e graduados) Histórico escolar de graduação e mestrado (para mestres ou mestrandos).
VALORES DE TAXA DE INSCRIÇÃO Não há taxas de inscrição
CERTIFICADO Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem no mínimo 75% de freqüência. Haverá dois tipos de certificados: minicursos; estágio.

2. DAS INSCRIÇÕES AOS MINICURSOSE E ESTÁGIO
Data para preenchimento de formulário para candidatos ao mini-cursos teórico-práticos De 01/12/2010 a 30/12/2010
PROCEDIMENTOS para candidatar-se aos mini-cursos teórico-práticos e ao estágio em pesquisa Preencher o formulário disponível em: http://www.uesc.br/genetica/ e enviar para cvguesc_inscricao@yahoo.com.br Serão aceitos os formulários recebidos até as 23h00 do dia 30/12/2010

Data para divulgação da lista de candidatos selecionados em (formulário disponível em: http://www.uesc.br/genetica/ De 14/01/2011
OBS: Candidatos poderão ter inscrição aceita para somente o mini-curso teórico-prático ou para o mini-curso teórico-prático e estágio em pesquisa.

3. LINHAS DE PESQUISA E TÍTULOS DOS MINICURSOS
Linha de pesquisa Minicurso
1A Citogenética e Evolução de Espécies da Mata Atlântica 1. Utilização de marcadores citogenéticos e moleculares aplicados a estudos evolutivos
1B Genética Molecular Aplicada à conservação da Biodiversidade e ao Melhoramento Genético 2. Como desenvolver e desenhar primers SSR para estudos genéticos?
3. Genética Molecular Aplicada à Conservação da Biodiversidade e ao Melhoramento Genético.
1C Genética Humana e médica 4. Diversidade genética humana: implicações e aplicações.
1D Biologia e Fisiologia Molecular de Organismos de Clima Tropical Úmido -
2A Genômica Estrutural e Funcional 5. Utilização da Engenharia Genética e da Bioinformática no estudo de genes.
2B Bioquímica e Proteômica 6. Proteômica: extraindo e caracterizando proteínas – traga seu spot, conheça a sua proteína!
2C Bioprospecção de Organismo, Genes e Moléculas 7. Metagenômica e prospecção de genes
2D Biotecnologia, Biocatálise e Genética Toxicológica 8. Engenharia genética de plantas
1. Área de concentração em Genética e Biologia Molecular; 2. Área de concentração em Genômica e Biotecnologia.

Informações adicionais: acesse http://www.uesc.br/genetica, ou tire dúvidas pelo Tel: (73)36805183 ou e-mail cursogeneticauesc@yahoo.com.br


Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, em 25 de outubro de 2010.


ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA EM EXERCÍCIO


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Km 16 – Rodovia Ilhéus/Itabuna
Tel: Reitoria (73) 3680-5003/5017/5311/5002 – Fax: (73) 3689-1126
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E-mail: reitoria@uesc.br

Simpósio Internacional: Clima, planejamento urbano e saúde pública

Simpósio internacional
18/11/2010, 9:00 – 17:00 h
19/11/2010, 9:00 – 17:00 h

Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA
Entrada franca

71-3338-4700
progr@salvadorbahia.goethe.org

As mudanças climáticas e um contínuo aumento da temperatura global são problemas urgentes no mundo contemporâneo. As suas conseqüências, especialmente para a saúde humana, são sérias, mas se dão lentamente, de modo quase imperceptível. Não obstante, são cumulativas e provavelmente irreversíveis. O aumento geral de temperatura, especificamente nas cidades, é multiplicado por processos aparentemente inerentes à ação de urbanização. Entretanto, na realidade é provocado por um determinado modelo de planejamento urbano e arquitetônico que consiste em sua própria causa intrínseca. Este modelo, que é acompanhado por um aumento da motorização, implica a destruição de áreas verdes, impermeabilização da superfície do solo, verticalização e adensamento construtivo. Em virtude disso, torna-se imperativo conscientizar a opinião pública sobre as consequências das transformações climáticas e a necessidade de medidas imediatas para combater os efeitos de um planejamento urbano equivocado. Caso contrário, o problema poderá provocar desde efeitos negativos diretos até a grave deterioração da saúde de largas faixas da população.

É com este intuito que se realizar o simpósio, que conta com a participação de especialistas internacionais (Michael Bruse, Universidade de Mainz/Alemanha, Stefan Willich, Hospital Charité, Berlim), nacionais (Eleonora Sad de Assis, UFMG), e pesquisadores locais do Laboratório de Conforto Ambiental (LACAM - UFBA), Instituto de Saúde Coletiva (UFBA), Curso de Urbanismo (UNEB), além de especialistas em planejamento da PMS e SEDUR e representantes de outras instituições co-organizadoras do evento, como a SECTI, GAMBA, ABEBA e Goethe-Institut/ICBA.

Pretende-se promover o diálogo entre a área científica e os diversos agentes promotores da urbanização sobre as conseqüências para o clima e a saúde pública da cidade de Salvador.

Programação

Quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sensação Térmica no Espaço Urbano
Coordenação: Arno Brichta, ABEBA

9:00
Abertura

10:00
Causas e Efeitos do Superaquecimento Urbano, Wilhelm Kuttler, Universidade de Duisburg-Essen, Campus Essen/Alemanha

11:30
Debate com o público

Sensação Térmica no Espaço Urbano
Coordenação da mesa: Roberto Franke, ABEBA

14:00
Clima Urbano e Sensação Térmica na Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Eleonora Sad de Assis, UFMG

15:00
Clima Urbano e Sensação Térmica na Cidade de Salvador, Bahia, Jussana Nery/Telma Andrade, SECTI

16:00
Ferramentas de Avaliação Humano-biometeorológicas para as Condições Térmicas no Espaço Urbano, Wilhelm Kuttler, Universidade de Duisburg-Essen, Campus Essen/Alemanha

17:30
Debate com o público

Sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Doenças Causadas pelo Aumento da Temperatura
Coordenação da mesa: Iguaracyra Barreto Araujo, Fac. de Medicina (UFBA)

9:00
Efeitos das Mudanças Climáticas na Saúde, Stefan Willich, Charité de Berlim/ Alemanha

10:30
Temperatura, Aquecimento e Mortalidade Urbana nos Países em Desenvolvimento, Mauricio Barreto, Instituto de Saúde Coletiva (UFBA)

11:30
Alterações Climáticas e Efeitos à Saúde: Algumas Evidências, Helena Ribeiro, Fac. de Saúde Pública (USP)

12:30
Debate com o público

Clima, Ambiente e Planejamento Urbanos
Coordenação da mesa: Sylvio Bandeira, UCSAL e UFBA

14:00
Diretrizes e Estratégias para uma Cidade Saudável, Virgínia Maria Dantes de Araujo, Professora Titular Pró-Reitora de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN

15:00
Mesa Redonda – responsáveis/técnicos da área de planejamento urbano:
Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Liana Viveiros, SEDUR
Fábio Viveiros, Vice-Presidente do INSADES (Inst. Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável)
Carl von Hauenschild, arquiteto

17:00
Debate com o público

Colóquio Portos e Cidades

O Grupo de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (GPEADA), do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em colaboração com o Grupo de Pesquisa da UERJ Brasil e o Mundo Atlântico: portos, negócios e cidades e em associação com professores do Instituto de Geociências da UFBA, realizará o Colóquio Portos e Cidades: movimentos portuários, Atlântico e diáspora africana, nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório Jorge Amado.

O evento pretende promover o contado dos discentes da UESC e dos professores da Educação Básica – sobretudo aqueles professores-estudantes vinculados ao PARFOR dos cursos de 1ª Licenciatura em História e em Geografia – com discussões, perspectivas e experiências que contribuam para suas percepções da realidade regional, levando-os a uma reflexão crítica dos problemas, demandas e soluções encontradas na região Sul Baiana. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas, no dia 24 de novembro, mediante envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail coloquioportosecidades@yahoo.com.br. As inscrições para os mini-cursos acontecerão no local do evento no momento do credenciamento.

Trata-se de um colóquio interdisciplinar que discutirá três aspectos importantes: a) crucial função de desenvolvimento de redes comerciais; b) a relação com as cidades onde se situam e c) a influência do movimento de mercadorias em portos brasileiros, em particular os da Região Sul Baiana, que se relacionam por rotas comerciais entre si e com o mundo Atlântico, desde o período colonial até os dias de hoje. Veja a programação do evento.

Estas questões são fundamentais para a análise, o planejamento e o desenvolvimento econômico, social, político e educacional da região cacaueira. Recentemente, a UESC aprovou a criação e implantação, em 2011, de 04 novos cursos de Engenharia, que têm como uma de suas finalidades formarem mão-de-obra qualificada para atender os novos investimentos previstos para a Região Cacaueira. Entre eles, a implantação de um Terminal Portuário no município de Ilhéus que tem gerado expectativas e partidarismos que torna necessário dar visibilidade e acesso às pesquisas e discussões sobre os aspectos ambientais, econômicos e sociais vinculados aos espaços portuários, de modo crítico e aprofundado.

O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), da Fundação Pedro Calmon, do Projeto Educação Básica e Universidade: diversidade, práticas e saberes – PRODOCÊNCIA/UESC 2008 e do Plano Nacional de Formação de Professores na UESC (PARFOR/UESC).

FONTE:http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=2085

Minicurso propõe análise de coleções científicas

Curso oferece um crédito e tem duração de 17 horas

A Profa. Alda Heizer, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ministra no período de 16 a 19 de novembro o minicurso “Coleções científicas, práticas de campo e representações em espaços de história e de memória”. A atividade, no Instituto de Física da UFBA, se propõe a apresentar elementos teóricos e estudos empíricos que permitam a análise de questões relacionadas à trajetória de objetos, à constituição de coleções científicas e à criação de museus na América Latina e no Brasil, em particular, bem como dos projetos das Grandes Exposições da segunda metade do século XIX e início do século XX. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA e UEFS.


FONTE: http://www.ufba.br/noticias/minicurso-prop%C3%B5e-an%C3%A1lise-de-cole%C3%A7%C3%B5es-cient%C3%ADficas

CONCURSOS

Secretaria da Educação do Estado
BA 3200 vagas até R$ 858,34
Professores
Superior Prorrogado até 14/11/2010


UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
BA 35 vagas
Professores
Superior 08/11/2010


UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
BA 46 vagas
Professores
Superior 18/11/2010


FONTE: WWW.PCICONCURSOS.COM.BR

UEFS - MESTRADO

EDITAL 2011

1. ABERTURA

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia com ênfase em Recursos Naturais da Região Nordeste (Mestrado/Doutorado) estarão abertas no período de 08/11 a 07/12/2010, destinados aos portadores de Diploma/Certificado de Conclusão de Curso Superior de Plena Duração ou de Mestrado nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Agrárias e áreas afins.

2. INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, LABIO, Sala 06 – Campus Universitário, de 08h30m às 17h30m, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento da taxa de R$ 100,00 (cem reais), via depósito identificado na Conta Corrente 991530-3, Agência 3832-6, Banco do Brasil ou na Tesouraria da UEFS (GEFIN/PROAD – Prédio da Administração Central).

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, via correios ou por representante. No caso de documentação enviada pelo correio, a data limite de postagem será de 03/12/2010, via sedex.

Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor pago nas inscrições. Todos os documentos deverão ser ENTREGUES em cópias autenticadas em cartório ou com os respectivos originais. Não serão aceitas inscrições fora do prazo, com documentação incompleta, pendente ou com fotocópia ilegível.

Os processos de inscrição serão analisados, quanto à sua homologação, pelo Colegiado do PPGBiotec-UEFS/FIOCRUZ-BA.

Para a inscrição no processo seletivo será exigido:

MESTRADO

• Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) e por um(a) professor(a) orientador(a) credenciado(a) no Programa (adquirida no endereço eletrônico do Programa: http://www2.uefs.br/ppgbiotec/portugues/pt_downloads.htm);

• Curriculum Vitae extraído da Plataforma Lattes/CNPq;

• Documentos comprobatórios do currículo ordenados na mesma seqüência dos itens da Plataforma Lattes/CNPq;

• Diploma/Certificado de Conclusão de Curso Superior de Plena Duração. Alunos concluintes de Cursos de Graduação poderão se inscrever desde que apresentem Atestado de Conclusão da IES e, em sendo aprovados, deverão apresentar Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso na data da matrícula;

• Histórico Escolar;

• Projeto de Dissertação conforme roteiro disponível no endereço eletrônico do Programa. Entregar 03 (três) vias impressas e uma em meio digital gravada em CD;

• Documentos Pessoais: Certidão de Nascimento ou Casamento (obrigatório para estado civil casado), Documento de Identidade (RG ou Carteira Profissional), CPF, Título de Eleitor com Comprovante da última eleição/referendo (ou Certificado de Quitação com a Justiça Eleitoral) e Certificado de Reservista (sexo masculino);

• Uma foto 3x4;

• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

DOUTORADO

• Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) e por um(a) professor(a) orientador(a) credenciado(a) no Programa (adquirida no endereço eletrônico do Programa: http://www2.uefs.br/ppgbiotec/portugues/pt_downloads.htm);

• Curriculum Vitae extraído da Plataforma Lattes/CNPq;

• Documentos comprobatórios do currículo ordenados na mesma seqüência dos itens da Plataforma Lattes/CNPq;

• Diploma/Certificado de Curso de Graduação e de Mestrado (reconhecido pela CAPES);

• Histórico Escolar de Graduação e de Mestrado;

• Projeto de Tese conforme roteiro disponível no endereço eletrônico do Programa. Entregar 03 (três) vias impressas e uma em meio digital gravada em CD;

• Documentos Pessoais: Certidão de Nascimento ou Casamento (obrigatório para estado civil casado), Documento de Identidade (RG ou Carteira Profissional), CPF, Título de Eleitor com Comprovante da última eleição/referendo (ou Certificado de Quitação com a Justiça Eleitoral) e Certificado de Reservista (sexo masculino);

• Uma foto 3x4;

• Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3. NÚMERO DE VAGAS

São oferecidas 15 (quinze) vagas para o Nível de Mestrado e 15 (quinze) vagas para o Nível de Doutorado, a serem disponibilizadas por orientador (quadro em anexo), conforme aprovado pelo respectivo Colegiado.

O preenchimento das vagas disponíveis seguirá a ordem de classificação dos candidatos aprovados, de acordo com suas respectivas médias finais. Em caso de empate, serão consideradas as notas individuais de cada etapa da seleção, obedecendo a ordem em que as mesmas estão dispostas no item 4 deste edital, com exceção dos itens eliminatórios para cada nível (mestrado e doutorado).

4. SELEÇÃO

A seleção será realizada no período de 13 a 17/12/2010, de acordo com os critérios abaixo relacionados. Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, nota 7,0 (sete) nas respectivas provas eliminatórias e média 7,0 (sete) no Resultado Final: média aritmética simples das notas finais das etapas não eliminatórias da seleção: Entrevista, Projeto de Dissertação ou Tese e Análise de Curriculum vitae e Histórico Escolar). A ausência do candidato ou de qualquer item referente a qualquer uma das etapas da seleção implicará em sua automática desclassificação.

MESTRADO

1. Prova de Bioquímica (eliminatória);

2. Compreensão de texto científico em inglês (eliminatória);

3. Entrevista;

4. Projeto de Dissertação;

5. Análise de Curriculum vitae e Histórico Escolar;

DOUTORADO

1. Compreensão de texto científico em inglês (eliminatório);

2. Entrevista com defesa do projeto;

3. Projeto de Tese;

4. Análise de Curriculum vitae e Histórico Escolar;

5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados as 10:00hs do dia 20/12/2010. Os eventuais recursos contra os resultados deverão ser encaminhados pelos candidatos ao Colegiado do PPGBiotec-UEFS/FIOCRUZ-BA até 48 horas após a divulgação, conforme modelo disponível no endereço eletrônico do Programa: http://www2.uefs.br/ppgbiotec/portugues/pt_downloads.htm.

6. EXAME MÉDICO

Para realização da matrícula (item 7 deste edital), será exigido dos candidatos aprovados o Atestado/Declaração de Realização de Exame Médico expedido pelo Serviço de Saúde da UEFS – SESU, localizado no Módulo VI do Campus UEFS, mediante comparecimento do candidato nesta unidade, munido de Raio-X do Tórax e respectivo Laudo, para realização da inspeção de saúde. O atendimento deve ser previamente agendado pelo telefone do SESU: 75.3224.8090.

7. MATRÍCULA

As matrículas serão realizadas na Divisão de Assuntos Acadêmicos da UEFS (Prédio da Reitoria, Ala A – 1º andar), em data e horário a ser divulgado junto com o resultado final. A matrícula será feita pessoalmente ou por representante, com procuração do candidato e acompanhado de cópia de RG do procurador. Perderá o direito à vaga aquele que não apresentar a documentação completa e correta até a data definida para matrícula. Não será aceita matrícula com documentação rasurada, com divergência de datas, de dados ou com qualquer outra divergência e/ou estado que comprometa sua legibilidade.

Os documentos necessários para matrícula são:

• Formulário de Matrícula Inicial devidamente preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) aprovado(a) e respectivo(a) professor(a) orientador(a) (adquirido no endereço eletrônico do Programa: http://www2.uefs.br/ppgbiotec/portugues/pt_downloads.htm);

• Ficha de Cadastro devidamente preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) aprovado(a) (adquirida no endereço eletrônico do Programa);

• Atestado/Declaração de Realização de Exame Médico expedido pelo Serviço de Saúde da UEFS (conforme disposto no item 6 deste edital);

• Diploma/Certificado de Curso de Graduação e de Mestrado (reconhecido pela CAPES);

Obs.: Para os alunos que, no ato da matrícula, apresentarem Certificado de Conclusão de Curso, informamos que este tem validade de 1 (um) ano a partir da data de sua expedição, devendo o aluno, neste prazo, apresentar o diploma;

• Histórico Escolar de Graduação e de Mestrado;

• Documentos Pessoais: Certidão de Nascimento ou Casamento (obrigatório para estado civil casado), Documento de Identidade (RG ou Carteira Profissional), CPF, Título de Eleitor com Comprovante da última eleição/referendo (ou Certificado de Quitação com a Justiça Eleitoral) e Certificado de Reservista (sexo masculino);

• Uma foto 3x4;

Diplomas, históricos e todos os documentos pessoais deverão ser ENTREGUES em cópias autenticadas em cartório ou com os respectivos originais.

Os candidatos aprovados poderão efetuar sua matrícula em uma das duas matrículas subseqüentes ao processo seletivo.

Feira de Santana, 04 de novembro de 2010.

José Carlos Barreto de Santana-Reitor

VAGAS DISPONÍVEIS POR ORIENTADOR



Docente


Doutorado


Mestrado



Alexsandro Branco


2


2



Ana Paula Trovatti Uetanabaro


2


2



Antonio Azeredo


2


2



Aristóteles Góes Neto


2


1



Carlos Augusto Rosa


1


-



Cássio van den Berg


2


-



Claudinéia Regina Pelacani Cruz


1


-



Domingos Lázaro de Souza Rios


2


-



Elisa Esposito


1


1



Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira


1


2



Eraldo Medeiros Costa Neto


-


1



Giovani Brandão Mafra de Carvalho


-


1



Heiddy Márquez Alvarez


-


2



João Carlos Teixeira Dias


2


1



Jorge Maurício David


1


-



José Raniere Ferreira de Santana


1


-



Juceni Pereira de Lima David


1


1



Lenaldo Muniz de Oliveira


1


-



Marcos André Vannier dos Santos


-


1



Marcelo Santos Castilho


2


1



Milena Botelho Pereira Soares


2


1



Rachel Passos Rezende


2


-



Ricardo Ribeiro dos Santos


1


1



Sandra Aparecida de Assis


1


2



Silvia Lima Costa


1


1



Simone Garcia Macambira


1


2








PROVA DE BIOQUÍMICA

TEMAS PARA A PROVA DE CONTEÚDO

1 Estrutura e função das biomoléculas: proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos

2 A água: estrutura, funções e importância para os organismos vivos

3 Fundamentos de Bioenergética e Metabolismo: Autotrofismo, Heterotrofismo, Anabolismo, Catabolismo, reações exo e endotérmicas, ATP e NADPH, visão geral das principais vias metabólicas

LITERATURA RECOMENDADA

STRYER, L. Bioquímica. 5ª Edição. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2004. 1059p.

LEHNINGER, A.; NELSON, D. L. e COX, M. M. Princípios de Bioquímica. Editora Savier, São Paulo, 2006. 1052p.

VOET, D.; VOET, J. G.; PRATT, C. W. Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level. 2nd ed. John Wiley & Sons: New York, 2005. 1264p.

MORAN, L. A.; SCRIMGEOUR, G.; PERRY, M.; RAWN, D. Principles of Biochemistry. 4th ed. Prentice Hall: New York, 2005. 896p.

FONTE: http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

CONVITE - Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga

Prezados(as) Senhores(as),


Convocamos Vossa(s) Senhoria(s) para participar(em) da reunião para
composição do Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga, a ser realizada no dia
*09 de novembro de 2010 (terça-feira), das 08h30min às 13:00h* *no auditório
I da Faculdade UNIME, situado à Avenida Luiz Tarquínio, Lauro de Freitas.* A
reunião contará com a seguinte pauta:
i) Abertura;
ii) Credenciamento;
iii) Leitura do edital e relação dos habilitados;
iv) Abertura da plenária;
v) Formação dos grupos segundo os segmentos;
vi) Escolha das instituições por segmento/município e indicação a votação;
vii) Votação em plenária das instituições indicadas com seus respectivos
representantes (titular e suplente);
viii) Homologação do resultado;
ix) O que ocorrer.
Ressaltamos que a falta de documentação ainda pendente nesta data, assim
como a ausência dos representantes indicados acarretará no descredenciamento
da instituição/ entidade pleiteante.


Contamos com a presença de todos.


Atenciosamente,


--
Geneci Braz de Sousa
Especialista em Meio Ambiente
MSc. em Desenvolvimento Sustentável - UnB/CDS
Gestor da APA Joanes-Ipitanga
Secretaria de Meio Ambiente da Bahia
Estrada do Coco, Km 2,5, Shoping Litoral Norte, Sala 09, Posto do SAC
42.700-000 - Lauro de Freitas - BA
Tel: 71 - 3287-2627 e 3287-2626

7 de novembro de 2010

EVENTOS - UNEB

XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia (SBPP)
De 14 a 17 de novembro.
Local: Fiesta Bahia Hotel, na Pituba, em Salvador.
Inscrições
Investimento: entre R$ 100 e R$ 260. Sócios da Associação Latino-Americana de Paleobotânica e Palinologia (ALPP), promotora da iniciativa, têm desconto.
Informações: secretaria@xiiisbpp.com.br.
Programação
Realização: pesquisadores da UNEB e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

15 a 20 de novembro

Semana de biologia – Barreiras

III Semana de Biologia do Oeste (Sembio)
De 15 e 20 de novembro.
Local: no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IX, e no Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (Cetep), em Barreiras.
Inscrições abertas até o dia 15 de novembro. Os interessados devem apresentar ficha de inscrição e RG no DCH do campus.
Investimento: entre [...]

16 a 20 de novembro

Semana Odeere – Jequié

Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas, VI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e I Encontro de Educação, Cultura Popular e Sustentabilidade

A Semana Odeere congrega os três eventos e vai reunir pesquisadores, educadores e pessoas interessadas pelos temas educação, relações étnicas e culturas afro-brasileiras, com o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre [...]

IV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (Sipe)
Dias 17, 18, 19 de novembro.
Local: Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIV, em Conceição do Coité.
Inscrições (online): prorrogadas até o dia 15 de novembro.
Investimento: R$ 20 (estudantes) e R$ 30 (pós-graduandos, professores e outros profissionais). Para o público ouvinte, o investimento também varia entre R$ 10 e [...]

O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica) está com inscrições abertas para o Fórum Nacional de Crítica Cultural.
De 18 a 21 de novembro.
Local: Campus II da UNEB, em Alagoinhas.
Inscrições (on-line) prorrogadas: até o dia 18 de novembro, no site do evento.
Investimento: de R$ 10 a R$ 50.
Realização: Pós-Crítica.

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBV) da UNEB está com inscrições abertas para seleção de aluno regular 2011 do curso de mestrado.
Local: Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso.
Inscrições: até o dia 19 de novembro. O candidato deve apresentar ficha de inscrição e os documentos detalhados no edital da seleção, na secretaria do [...]

V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação
Entre os dias 22 e 26 de novembro.
Local: Campus III da UNEB, em Juazeiro.
Inscrições (gratuitas) para apresentação de trabalhos, até o dia 10 de novembro.
Informações: (71) 3117-2474
Programação

Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex)
De 22 a 27 de novembro.
Local: Campus III da UNEB, em Juazeiro.
Inscrições até o dia 12 de novembro, [...]

Encontro objetiva desenvolver atividades que valorizem o potencial e aumentem a autoestima dos servidores da instituição.
Dias 24 e 25 de novembro.
Local: Hotel Stella Maris Resort e Conventions, em Salvador.
Inscrições (online): até 25 de outubro.
Informações: (71) 3371-0148 e 3117-2428
Realização: Reitoria, por meio da Proex e da PGDP.


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