25 de janeiro de 2013

CAB vai reciclar lâmpadas fluorescentes

  Ascom - Saeb

O Estado irá adotar, para todas as 57 unidades do Centro Administrativo da Bahia (CAB), novas práticas de preservação ambiental. Foi lançado no dia16, no prédio da Secretaria da Administração (Saeb), o plano estadual para o descarte responsável de lâmpadas fluorescentes. Realizado em parceria com o  Recicle Já Bahia, da Superintendência de Construções Administrativas (Sucab), o projeto é desenvolvido pela Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, iniciativa da Saeb.

Ao longo de um ano, o projeto pretende recolher o total de 20 mil lâmpadas fluorescentes queimadas de todo o CAB. O objetivo é fomentar práticas sustentáveis dentro da administração pública estadual, reduzindo o impacto provocado no meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes serão armazenadas em 15 coletores especiais, fabricados com carvão ativo para absorção de metais pesados, a serem instalados em pontos estratégicos do CAB, para a estocagem adequado do produto.

Cabe à Sucab a descaracterização do material, que será recolhido e tratado por empresa contratada pela autarquia. O serviço será prestado periodicamente, de acordo com o volume de lâmpadas descartado por cada unidade participante. Considerada um resíduo perigoso à saúde e ao meio ambiente, as lâmpadas fluorescentes utilizam mercúrio em sua formulação, substância que, em contato direto com o meio ambiente, pode causar poluição do ar, do solo e dos lençóis freáticos, além de prejudicar os animais e o próprio homem.

Entre os benefícios da ação, além da preservação ambiental, está a redução dos custos por lâmpada descartada, oriundos do espaço para armazenagem, redução da exposição ao vapor de mercúrio por eventual quebra, facilidade para o descarte das lâmpadas e reciclagem dos seus componentes, como o vidro, alumínio e mercúrio.

O projeto atende as regras estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, e será implementado gradativamente em todo o CAB. A entrega do próximo coletor acontece nesta quinta-feira (17) e irá atender Casa Civil, Governadoria, Sucab e as secretarias de Comunicação Social (Secom), do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Relações Institucionais (Serin).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores