Ibama devolve cerca de 400 aves apreendidas à natureza na Bahia |
O processo de preparação para o retorno à vida selvagem ocorreu em uma área de preservação ambiental. Segundo o analista ambiental Josiano Torezani, responsável técnico pelo trabalho de readaptação das aves à natureza, “os pássaros foram levados para a área de soltura escolhida pela equipe do Cetas, localizada no município de Ribeira do Pombal, no dia 04/06. Lá, foram soltos no viveiro de descanso e aclimatação, receberam água e alimentação e foram soltos no dia 06/06, no horário da manhã”.
Os pássaros que retornaram à natureza eram das espécies: cardeal, papa-capim, papa-capim-de-peito-branco, papa-capim-de-cruz, azulão, brejal, caboclinho, chorão, canário-da-terra, tiziu, ferreirinha, tico-tico-rei, tico-tico, papa-arroz, sabiá laranjeira, sabiá branca, sanhaço-cinzento, saíra-amarela, sofrê, cuiubinha, rolinha-caldo-de-feijão, cancã, chapéu-de-couro, guriatã e cambacica. “Após os trabalhos do Ibama, desde o início do ano, através de ações de fiscalização, soltura de aves e educação ambiental, uma boa parte da população de Ribeira do Pombal está engajada na preservação ambiental, onde os moradores do entorno da área de soltura de aves proíbem a caça e apanha de animais silvestres”, comentou Josiano.
Ele cita como exemplo dessas atitudes de respeito por parte da população local, o caso de um casal de canários que foram anilhados e soltos em abril desse ano. “Eles resolveram nidificar numa caixinha em cima de gaiola velha a qual está a muito tempo vazia, mas ficava ainda pendurada na casa. Os moradores da casa evitam chegar perto para que os pássaros possam ter seus filhotes com tranquilidade e ainda podem curtir o som harmonioso e totalmente livre dos canários. Isso prova que é possível você ter os pássaros cantando para você sem ser necessário aprisioná-los em uma gaiola”, conclui.
Carlos Garcia
Ascom - Ibama/BA
Foto: Ibama/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário