Começam estudos de sondagem
para ponte Salvador-Ilha de Itaparica
Com o ‘Alerta aos Navegantes’,
divulgado pela Marinha, a Geofort Fundações iniciou ontem os estudos de
sondagem na Baía de Todos-os-Santos (foto) e potenciais locais das
fundações da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, para identificar rochas
sedimentares, trechos de lama e outras especificidades do solo e subsolo.
Entre as 16 perfurações previstas, 12 serão no mar, ao longo do
traçado previsto do empreendimento, que terá 12 quilômetros de
extensão.
O secretário estadual do
Planejamento, José Sergio Gabrielli, destaca os procedimentos seguidos
para garantir segurança e modificar o mínimo possível as atividades nas
regiões do estudo. "Buscamos a permissão tanto do Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] quanto da Marinha do
Brasil, que, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, recebeu um plano
de sondagem com data e local das atividades, a fim de orientar outras
embarcações."
Embarcações – O
responsável técnico e engenheiro de segurança do trabalho, Edirailton
Filho, explica que a sondagem consiste em furos de apenas 75 milímetros
de diâmetro, que podem chegar a até 120 metros de profundidade, a partir
do piso de apoio da sonda. "A sondagem não causa qualquer transtorno
à população e à navegação. É apenas uma perfuração, sem o uso de
produtos químicos, que preserva o ecossistema local."
A balsa com as equipes e os
equipamentos ficará em cada ponto de estudo por aproximadamente cinco
dias. As embarcações foram subcontratadas pela Geofort junto à Belov
Engenharia, empresa baiana com vasta experiência em atividades na Baía
de Todos-os-Santos. O último furo de sondagem está previsto para
novembro deste ano e o resultado completo dos estudos deve ser entregue no
mês seguinte.
Dinamização do eixo
litorâneo sul baiano
A ponte Salvador-Ilha de
Itaparica é parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico da
Bahia, que objetiva dinamizar o eixo litorâneo sul, permitindo o
surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região
Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso
(estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do
Porto de Salvador).
O cronograma de ações deste
ano inclui ainda a contratação de estudos de engenharia e impactos
ambientais (EIA-Rima) e urbanísticos, que estão em processo final de
licitação. Além disso, nas próximas semanas, deve ser firmado um
convênio para estudos hidráulicos marítimos, além de licitação para
estudos culturais e imateriais.
O lançamento do edital para
construção e concessão da ponte está previsto para o primeiro
trimestre de 2014. O investimento estimado é de R$ 7 bilhões, e todas as
intervenções serão concluídas entre 48 e 60 meses. Mais informações
estão disponíveis no site www.pontesalvadorilhade itaparica.ba.gov.br.
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