28 de maio de 2013

Inema realiza operação pássaros silvestres em Amargosa

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Policia Militar da Bahia realizaram, entre os dias 06 e 10 de maio, uma operação de fiscalização na região de Amargosa. A ação teve por meta coibir o comércio e o cativeiro de espécimes de pássaros da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória.

Foram encontradas cerca de 200 aves em condições críticas de alojamento que estavam sendo criadas para comercialização em cativeiros não autorizados situados na zona rural do município.

De acordo com o técnico do Inema, Leandro Anjos, entre os pássaros resgatados estavam espécies como tico-tico, papa-capim, azulão, trinca-ferro, canário-da-terra, pintassilgo-do-nordeste, esta última sob ameaça de extinção. “Após a apreensão, as aves foram transportadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), no bairro de Mata Escura, em Salvador, onde receberam os cuidados necessários e serão avaliados para uma possível reintegração à natureza”, pontuou.

Lei – De acordo com o artigo 29 da Lei Federal 9.605, de 1998, regulamentado pelo artigo 24 do Decreto 6.514, de 2007, manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença e/ou autorização do órgão competente é crime. Se houver resistência por parte do violador, a multa pode variar de R$ 500 à R$ 5 mil por espécie e o infrator poderá ainda responder administrativa e criminalmente.

FONTE: http://www.inema.ba.gov.br/noticias/inema-realiza-operacao-passaros-silvestres-em-amargosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores