1 de março de 2013

Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica

EDITAL Nº 023/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura das inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica, autorizado pela Resolução nº 959/2013 do CONSU, publicada no Diário Oficial de 15/02/2013, a ser oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XVII, Bom Jesus da Lapa, conforme abaixo discriminado:
1. DO CURSO
1.1. Serão oferecidas 60 vagas.
1.2. O curso terá carga horária de 465 horas, a serem cumpridas no período de 13 (treze) meses.
1.3. Poderão concorrer às vagas, constantes deste Edital, Graduados em Pedagogia, portadores de Diploma de Licenciatura, que atuam na Educação Básica; Profissionais que atuam na gestão ou coordenação de processos pedagógicos em instituições formais e/ou promotora de ações sócio-educativas, portadores de diploma tanto de bacharelado quanto de licenciatura.
1.4. Considerando que o curso é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVII- da Universidade do Estado da Bahia, serão ofertadas 06 bolsas integrais das quais 03 (três) serão destinadas a técnicos-administrativos e 03 (três) a egressos do Campus, de acordo com a Portaria UNEB 2094/2001, de 30/10/2001.
1.5. De acordo com a Resolução 468/2007 40% das vagas serão destinadas para negros optantes e 05% das vagas para indígenas optantes.
2. DO LOCAL DE INSCRIÇÃO
2.1. As inscrições deverão ser efetivadas: a) no Colegiado de Pedagogia - Campus XVII, no período de 11/03/2013 a 05/04/2013 de segunda a sexta-feira no horário das 08h às 12h e das 14h às17h, fone (77) 3481-5088/ 3481-6159; b) ou via correios (SEDEX), sendo a data limite para postagem da documentação o dia 01/04/2013.
2.2. Serão aceitas inscrições por procuração com firma reconhecida e com todos os documentos do item subsequente. 
3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
3.1. a) Formulário de inscrição devidamente preenchido (o formulário encontra-se no Colegiado de Pedagogia e no endereço http://nupelapa.blogspot.com.br/), b) Carta de intenção justificando suas razões pessoais, sociais e científica no sentido de contribuir para o bom desempenho do curso, bem como para a qualidade da educação pública, c) Fotocópia e original do diploma de graduação plena (ou declaração de conclusão de curso superior, indicando que o diploma está em andamento), d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação autenticada ou acompanhado do original e) Curriculum Vitae acompanhado de documentação comprobatória, f) uma foto 3x4, g) Fotocópia e original da carteira de identidade e do CPF, h) Fotocópia do título de eleitor seguido de comprovação de quitação com a justiça eleitoral (acompanhada do original ou autenticada) e, i) comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Observação: Em hipótese alguma, serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
4. DAS TAXAS ACADÊMICAS
4.1. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais) para subsidiar os custos operacionais do processo de seleção.
4.2 Taxa de matrícula no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).
4.3 O curso é autofinanciável e terá uma mensalidade de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), durante 13 (treze meses), a ser recolhida até o dia 10 (dez) de cada mês via depósito identificado na Conta Corrente: 991824-8, Agência: 3832-6, Banco do Brasil.
5. DO INÍCIO DO CURSO
5.1 O início das atividades acadêmicas está previsto para o dia 10/05/2013.
5.2 O curso será realizado na modalidade presencial. As aulas acontecerão sempre aos finais de semana, nos dias de sexta-feira, sábado e domingo, das 08h às 18h, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVII, localizado na Av. Agenor Magalhães, s/n – Amaralina, CEP: 47600-000 - Bom Jesus da Lapa - BA.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1 A seleção dos candidatos será realizada por uma banca composta por 03 (três) docentes do “Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas para a Educação Básica”, no período de 08/04/2013 a 11/04/2013, sendo dia 08/04/ 2013 às 8h e 30min a Prova Escrita dissertativa e o período de 09 a 11/04/2013 as entrevistas no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XVII.
6.2 Para ser admitido como estudante regular, o candidato deverá ter concluído o curso de graduação e ser selecionado através de: 1) análise do Curriculum Vitae avaliado pelos seguintes critérios: 1.a) formação acadêmica; 1.b) atuação profissional que demonstre alguma ligação com a área pretendida; 1.c) participação em eventos: 1.d) participação em cursos, workshops, etc. de capacitação em áreas afins 2) Carta de Intenção; 3) Análise da prova dissertativa elaborada pelo candidato e avaliada pelos seguintes critérios: 3. a) relação com o tema proposto, 3. b) coerência, 3. c) domínio de conteúdo; e 4) Análise do candidato na entrevista. Será utilizado o seguinte barema para pontuar e classificar os candidatos: serão atribuídas notas de 0 a 05 pontos para os itens 1.a, 1.b, 1.c e 1.d totalizando 20 pontos; 0 a 25 pontos para o quesito 02; 0 a 10 pontos para os quesitos 3.a, 3.b.e 3.c totalizando 30 pontos; e 0 a 25 para o item 04.
6.3 O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 17 de abril de 2013, no Campus XVII – Bom Jesus da Lapa e no endereço http://nupelapa.blogspot.com.br/.
6.4 Os selecionados efetivarão a matrícula através da entrega dos seguintes documentos: a) Ficha de inscrição devidamente preenchida, b) Fotocópia do diploma de graduação plena (ou declaração de conclusão de curso superior, indicando que o diploma está em andamento), c) Fotocópia do Histórico Escolar, d) uma foto 3x4, e) fotocópia da identidade e CPF autenticadas, e) Fotocópia do título de eleitor seguido de comprovação de quitação com a justiça eleitoral, e f) comprovante de pagamento de matrícula.
7. DA MATRÍCULA
O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida) no Colegiado de Pedagogia - Campus XVII, no período de 19/04/2013 a 25/04/2013, no horário de 08h as 12h e 14h as 17h. O candidato selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga. Nesse caso, será procedida nova chamada, respeitando-se a ordem de classificação para efetivar a matrícula nos dias 29 e 30 de abril/2013.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
Para a obtenção do título de especialista, os cursistas deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso TCC, individual, enfocando temáticas referentes aos assuntos abordados.
As datas informadas acima poderão sofrer mudanças a depender das ações e decisões da UNEB. Não serão cabíveis recursos nem pedido de reconsideração por parte dos candidatos, quando se tratar de matéria de mérito, em nenhuma das etapas do processo seletivo. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Curso de Pós Graduação. MAIS INFORMAÇÕES: Procurar o Colegiado do curso de Pedagogia pelos telefones: (77) 3481-5088 / (77) 3481-6159.
Gabinete da Reitoria, Salvador 28 de fevereiro de 2013.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

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