EDITAL UESC Nº 200
Data:
23/09/2013 –
ABERTURA DE INSCRIÇÕES – SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO A Reitora da Universidade
Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a
abertura das inscrições para a seleção de candidatos ao PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA – NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO.
1. DAS VAGAS E REQUISITOS
DOS CANDIDATOS 1.1. A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente
Edital, objetiva o preenchimento, de até 15 (quinze) vagas do curso acima
citado. Os candidatos deverão se enquadrar em uma das duas linhas de pesquisa
do curso: 1) Fisiologia e Morfologia Vegetal e 2) Botânica Aplicada. 1.2. Podem
candidatar-se profissionais portadores de diploma ou concluintes de curso de
graduação plena em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e outras áreas de
conhecimento consideradas afins à temática central do programa. 1.3. Haverá um
quantitativo de vagas destinado a demanda interna que é estabelecida pela
RESOLUÇÃO CONSU 08/2007, conforme disposição a seguir: “Art. 92 - Todos os
cursos de Pós-Graduação da UESC deverão abrir vagas para atender a demanda
interna, denominada de Vaga Institucional no percentual mínimo 10% (dez por
cento) sobre as vagas oferecidas para cada curso. Parágrafo Único – Só poderão
candidatar-se à vaga Institucional os docentes e demais funcionários do quadro
efetivo da UESC.” 1.4. Os candidatos às vagas institucionais submeter-se-ão a
todas as etapas do processo seletivo, porém serão classificados em lista
específica. 1.5. Caso o número de vagas disponibilizado para demanda interna da
UESC não seja preenchido, parcialmente ou em sua totalidade, as vagas poderão
ser aproveitadas por candidatos aprovados que se encontrem na lista de
excedentes, de acordo com a disponibilidade do Programa.
2. DAS INSCRIÇÕES:
2.1. Período: 01/10/2013 a 29/11/2013 2.2. As inscrições poderão ser feitas
diretamente no Protocolo Geral da UESC, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00
pelo candidato, pelo seu procurador, ou pelo serviço dos correios, via SEDEX
(data máxima de postagem de 29/11/2013, endereçadas ao Programa de
Pós-Graduação em Botânica, Protocolo Geral da UESC, Pavilhão Adonias Filho,
Térreo, Rodovia Jorge Amado, km 16, Ilhéus, BA, CEP 45.662-900. 2.3. A
inscrição será efetivada somente quando for apresentada a documentação completa
exigida e de uma só vez. Caso sejam enviadas mais de uma inscrição, será
considerada válida a última. 2.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos
desse edital e da regulamentação da UESC que o disciplina inviabilizará a
continuidade da participação do candidato no processo de seleção. 2.5.
Informações adicionais, podem ser encontrados na home page do curso
http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/
3. DA
DOCUMENTAÇÃO 3.1. Apresentar fotocópia dos documentos abaixo relacionados,
ENCADERNADOS E NA SEGUINTE ORDEM: 1. Formulário de inscrição preenchido e
assinado (Anexo I). 2. Documento oficial com foto (carteira de identidade,
carteira nacional de habilitação, carteiras expedidas pelos órgãos
fiscalizadores de exercício profissional) e CPF; passaporte para candidatos
estrangeiros. 3. Título eleitoral (para candidatos brasileiros). 4. Certidão de
casamento (caso os títulos e documentos estejam com o nome de solteira e a
portadora seja casada); 5. Diploma de graduação, certificado de colação de grau
ou declaração de concluinte de curso de graduação até o segundo semestre de
2013. 6. Histórico escolar do curso de graduação. 7. Duas fotografias 3 x 4
recentes, originais e coloridas. 8. Declaração e termo de compromisso do
candidato de que concorda com as normas previstas neste edital (Anexo II). 9.
Documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa (apenas para
candidatos estrangeiros). 10. Duas cartas de referência emitidas por professor
ou pesquisador com título de Doutor ou equivalente, enviado em envelope lacrado
para o endereço do Programa de Pós-graduação em Botânica da UESC (Anexo III).
11. Curriculum vitae no formato Lattes completo, atualizado e cadastrado no
banco de dados do CNPq em uma via, devidamente comprovado, restrito ao período
de atuação dos últimos cinco anos. As fotocópias dos documentos que comprovem
devidamente as informações contidas no Curriculum vitae deverão ser
apresentadas na mesma sequência do barema (Anexo IV) e ENCADERNADAS. 12. Resumo
da proposta de Pesquisa em 300 palavras (Anexo V) com indicação do possível
orientador conforme lista no Anexo VI.
4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 4.1 A
Comissão de Seleção analisará a documentação apresentada e decidirá sobre a
homologação dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado na página da
UESC (www.uesc.br) até o dia 10/12/2013, sendo de inteira responsabilidade do
candidato a obtenção desta informação. 4.2 O candidato que se julgar
insatisfeito com o resultado da homologação da inscrição no processo seletivo poderá
encaminhar recurso (Anexo VII) à Comissão, por e-mail (ppgbotanica@uesc.br), no
prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação estipulada no
item anterior.
5. DA SELEÇÃO: 5.1. Data: 17/12 a 19/12/2013 Locais de aplicação
das provas: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Estadual
Norte Fluminense (UENF) Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Universidade de
São Paulo (USP) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Informações
adicionais sobre local específico de aplicação das provas, podem ser
encontrados na home Page do curso
http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgbotanica/.; Dia 17/12:
8:00h – Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa 13:00h –
Prova escrita de avaliação da habilidade de leitura na língua inglesa. Dia
18/12 e 19/12: 8:00 – 16:00h – Prova oral de conhecimentos gerais. 5.2. O
processo seletivo para ingresso no curso constará de: Pontuação Caráter Análise
de Curriculum vitae (itens a serem considerados no Anexo IV) 0-10 Classificatório
Prova escrita de conhecimento relativo às linhas de pesquisa 0-10
Classificatório e eliminatório Prova escrita de avaliação da habilidade de
leitura na língua inglesa 0-10 Classificatório Prova oral de conhecimentos
gerais 0-10 Classificatório 5.3. A prova escrita constará de questões relativas
aos temas listados no Anexo VIII e terá 3 horas de duração. 5.4. O candidato
que alcançar nota inferior a sete pontos na prova escrita de conhecimento
relativo às linhas pesquisa será desclassificado. 5.5. A prova de inglês terá
duração de 3 horas e será permitido o uso do dicionário. 5.6. O candidato que
obtiver nota inferior a sete na prova escrita de avaliação da habilidade de
leitura na língua inglesa, cursará a disciplina sobre leitura e interpretação
de textos científicos em inglês na área de Botânica. Caso não alcance nota
igual ou superior a sete será desligado do programa. 5.7. A prova oral de
conhecimentos gerais para os candidatos que realizarem a prova escrita na UENF,
UESPI, USP e UFMG será realizada por vídeo-conferência nestas Universidades.
6.
DA AVALIAÇÃO: 6.1. A cada candidato será atribuída uma nota final, entre zero e
10, dada pela expressão (3C+5P+2I)/10, em que: ‘C’ é a nota obtida na análise
de Curriculum vitae e histórico escolar; ‘P’ é a nota obtida na avaliação de
conhecimento (prova escrita), e ‘I’ é a nota obtida na prova de Língua Inglesa.
6.2. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das
médias obtidas respeitando-se o número máximo de vagas e as prioridades
estabelecidas. Os casos de empate serão decididos pela nota obtida na análise
de prova escrita e currículo, nesta ordem.
7. RESULTADO FINAL: Até o dia
10/01/2014.
8. DA MATRÍCULA 8.1 Os candidatos aprovados serão convocados de
acordo com a disponibilidade de vaga e ordem de classificação. Caso o aprovado
não compareça para matricular-se, será convocado o seguinte na ordem de
classificação. 8.2 O candidato selecionado deverá efetuar matrícula no início
de cada semestre, para garantia da continuidade dos seus estudos, segundo o
calendário acadêmico da UESC, divulgado no sítio www.uesc.br. 8.3 Caso o
candidato apresente a certidão de conclusão ou declaração de concluinte do
curso de graduação no ato da matrícula, será de sua inteira responsabilidade
apresentar à Secretaria de Pós-Graduação (SEPOG) cópia autenticada do seu
diploma no prazo de 12 meses. 8.4 Os candidatos diplomados no exterior deverão
entregar cópia autenticada do diploma de graduação, assim como diploma
revalidado por universidade brasileira ou comprovante da tramitação desse
documento visando seu reconhecimento por instituição de ensino superior no
Brasil. 8.5 Candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de estudante ou
comprovante de tramitação para obtenção do documento. Data Seguirá o calendário
acadêmico da UESC aprovado pelo CONSEPE Horário De 08h00 as 12h00 e de 13h30 as
15h30 Local SEPOG na Torre Administrativa - 1o andar Documento Ficha de
matrícula devidamente preenchida e assinada 8.8 As aulas serão iniciadas em
data definida no Calendário Acadêmico da UESC.
9. DO RECURSO 9.1 Após a
divulgação do resultado do processo seletivo, caso o candidato se julgue
prejudicado, poderá interpor recurso no prazo máximo de um dia útil, utilizando
o formulário específico (Anexo VII).
10. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 O não
comparecimento do candidato, impreterivelmente no dia, horário e local
estipulados inviabilizará a continuidade de sua participação no processo de
seleção. 10.2 Para a realização das provas é imprescindível a apresentação de
documento oficial de identidade com fotografia. 10.3 O resultado final do
processo seletivo do Programa somente terá validade legal após homologação e
publicação pela Reitoria. 10.4 Os candidatos que não apresentarem a média
mínima 7,0 (sete) no processo seletivo serão eliminados. 10.5 Os candidatos
aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas,
respeitando-se o número máximo de vagas estabelecido no presente Edital. 10.6 O
candidato não aprovado terá até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado
final, para retirar seus documentos na secretaria do programa. Ao prescrever o
prazo, estes não estarão mais disponíveis. 10.7 Os casos omissos serão
definidos pelo Colegiado do Programa. 10.8 Caso haja um número de candidatos
aprovados superior ao número de vagas disponibilizado por Programa, será
publicada uma lista de excedentes. 10.9 Os candidatos não selecionados terão
prazo até o dia 10/02/2014 para retirar os documentos apresentados na
inscrição. Os documentos serão devolvidos na Secretaria do Programa, após esse
prazo, os documentos serão incinerados. (Os anexos estão disponíveis no sítio
da Universidade: http://www.uesc.br).
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