EDITAL Nº. 137/2013
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
- UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual
n.o 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as
inscrições para a seleção de alunos especiais para o Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP),
nível mestrado acadêmico, com área de concentração em “Ensino de Ciências e
Matemática”, no Campus Universitário de Jequié, que se regerá pelas disposições
que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e 035/2010 do
CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias
03 a 05 de julho de 2013 e acontecerão exclusivamente pelo e-mail:
ecfp@uesb.edu.br até as 24 horas da referida data.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se profissionais com diploma ou
certificado de conclusão de curso superior nas áreas de Biologia, Física, Matemática,
Química e Pedagogia.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar ao
e-mail os seguintes documentos em PDF:
a) cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes –
CNPq);
b) cópia do histórico de graduação.
1.4. DO NÚMERO DE VAGAS
1.4.1. Cada candidato poderá se inscrever apenas em
uma disciplina, entre aquelas constantes da tabela abaixo:
Disciplina
Carga
horária
Vagas
|
Análise
de Dados Qualitativos
30h
Até 06
vagas
|
Pesquisa
e Formação
de
Professores de Ciências e Matemática
60h
Até 06
vagas
|
Desenvolvimento
profissional de professores de Ciências e
Matemática
30h
Até 06
vagas
|
Estratégias
para o ensino de Botânica
30h
Até 06
vagas
|
Tendências
da Pesquisa em Educação Matemática
30h
Até 06
vagas
|
1.4.2. A disciplina Tendências da Pesquisa em Educação
Matemática será ministrada no Campus de Vitória da Conquista.
1.4.3. Os horários das aulas serão divulgados
oportunamente.
1.4.4. O candidato deverá indicar no e-mail a
disciplina que pretende cursar.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado pelos professores
de cada disciplina em etapa única e constará de análise do Histórico de
Graduação e do Curriculum Lattes.
3. DO RESULTADO FINAL
O resultado da seleção será divulgado dia 16/07/2013,
por meio do site da UESB e publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
4. DA MATRÍCULA
4.1. O candidato selecionado deverá matricular-se
pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), nos dias 22 e
23/07/2013, na Secretaria Setorial de Cursos - Módulo Administrativo –
UESB/Jequié-BA, devendo apresentar dos seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido
pela Secretaria Setorial de Cursos);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e
cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de
Graduação (original e cópia);
d) Histórico de Graduação (original e cópia);
e) Carteira de Identidade, C.P.F., Carteira de
reservista (original e cópia);
f) Título de Eleitor e Comprovante de votação nas
últimas eleições (original e cópia);
g) 02 (duas) fotos 3x4.
4.2. O candidato que não apresentar a documentação
exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e
ingresso no curso.
5. DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início no dia 05 de agosto de 2013.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O discente especial poderá cursar no máximo uma
disciplina por semestre, totalizando 02 (duas) disciplinas no total, observando
o Regimento do PPG-ECFP (Resolução CONSEPE 035/2010).
6.2. São considerados alunos especiais aqueles
matriculados apenas em disciplinas isoladas do Programa, e que, portanto, não
estão vinculados diretamente ao PPG-ECFP; ou que estejam vinculados a outros programas
de pós-graduação que conduzam ao grau de mestre.
6.3. A aceitação do aluno especial fica a critério do
Colegiado de Curso, em anuência com o docente responsável pela disciplina.
6.4. Os alunos especiais farão jus a um certificado de
aprovação em disciplinas, expedido pela Secretaria de Curso, com anuência da
PPG/UESB.
6.5. Os critérios de avaliação do aproveitamento e
apuração da assiduidade em disciplinas cumpridas pelo aluno especial são os
mesmos adotados para os alunos regulares do Programa.
6.6. A participação em regime especial não desobriga o
aluno de submeter-se ao processo de seleção para o efetivo ingresso no
Programa.
6.7. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de
que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as
condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer
título, época ou pretexto.
6.8. A inexatidão das declarações, as irregularidades
de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências
deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da
Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula,
anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
6.9. Quaisquer informações poderão ser obtidas no
Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) Educação Científica e Formação
de Professores (PPG-ECFP), do Departamento de Ciências Biológicas, Campus
Universitário de Jequié, através do telefone (73) 3528-9600 – Ramal: 9647,
e-mail: ecfp@uesb.edu.br, sites: www.uesb.br e www.uesb.br/ppgecfp/index.php.
Vitória da Conquista, 27 de junho de 2013.
JOSÉ LUIZ RECH - REITOR EM EXERCÍCIO
EDITAL Nº. 138/2013
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
- UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual
nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as
inscrições para a seleção de alunos especiais no Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGED), nível mestrado acadêmico, com área de concentração em Educação,
no Campus Universitário de Vitória da Conquista, que se regerá pelas
disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e
30/2012 do CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias
03 e 04 de julho de 2013, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em
Educação - PPGED, no horário das 14:00 às 17:00 horas, podendo as informações
serem obtidas, por meio do telefone (77) 3424-8703 ou pelo e-mail: ppged@uesb.edu.br.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se profissionais com diploma ou
certificado de conclusão de curso de graduação, em qualquer área.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar:
a) Cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes –
CNPq);
b) Cópia do histórico de graduação;
c) Diploma de nível superior ou atestado de conclusão
do Curso;
d) Carta de exposição de motivos (1 a 3 páginas);
e) Ficha de inscrição (disponível na Secretaria do
Programa);
f) Carta do Orientador, para alunos de outros
Programas.
1.4. DO NÚMERO DE VAGAS
1.4.1. Cada candidato poderá se inscrever, no máximo,
em 02 (duas) disciplinas, dentre aquelas constantes da tabela abaixo:
DISCIPLINA
|
CARGA
HORÁRIA
|
VAGAS
|
Seminário
Temático (com ênfase em Método em Immanuel Kant e Pierre Bourdieu)
|
30
|
5
|
Seminário
temático (com ênfase em Relações Etnicorraciais e Educação)
|
30
|
5
|
Seminário
Temático (com ênfase em Saberes Experienciais)
|
30
|
5
|
Tópicos
de História da Educação Brasileira
|
30
|
5
|
1.4.2. Das vagas existentes, 04 (quatro) são
destinadas aos discentes de outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu,
sendo uma vaga por disciplina. O candidato deve especificar, no ato de
inscrição, que deseja concorrer como aluno de outro Programa. Caso não haja
candidatos com esse perfil, as vagas serão destinadas aos demais candidatos.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado, pelos
professores de cada disciplina, em etapa única e constará da análise do
Histórico de Graduação, do Curriculum Lattes e da Carta de Exposição de
motivos.
3. DO RESULTADO FINAL
O resultado da seleção será divulgado até o dia
10/07/2013, por meio do Diário Oficial do Estado, site da UESB e afixado no
mural do Programa.
4. DA MATRÍCULA
4.1. O candidato selecionado deverá matricular-se,
pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), no dia 12 de julho de
2013, na Secretaria Geral de Cursos – Módulo Acadêmico – UESB, Campus
Universitário de Vitória da Conquista-BA, devendo apresentar os seguintes
documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido
pela Secretaria Setorial de Cursos);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e
cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de
Graduação (original e cópia);
d) Histórico de Graduação (original e cópia);
e) Carteira de Identidade, CPF e Carteira de
Reservista (original e cópia);
f) Título de Eleitor e comprovante de votação nas
últimas eleições (original e cópia);
g) 02 (duas) fotos 3x4.
4.2. O candidato que não apresentar a documentação
exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e
ingresso no curso.
5. DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início no dia 15 de julho de 2013.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O discente especial poderá cursar no máximo 04
(quatro) disciplinas optativas do fluxo curricular do Programa, sendo duas por
semestre.
6.2. São considerados alunos especiais aqueles
matriculados apenas em disciplinas optativas do Programa, e que, portanto, não
estão vinculados ao PPGED como alunos
regulares.
6.3. A aceitação do aluno especial fica a critério do
docente responsável pela disciplina.
6.4. Os alunos especiais farão jus a um certificado de
aprovação em disciplinas, expedido pela Secretaria de Curso, com anuência do
PPGED.
6.5. Os critérios de avaliação do aproveitamento e
apuração da assiduidade em disciplinas cumpridas pelo aluno especial são os
mesmos adotados para os alunos regulares do Programa, conforme apreciação pelo
professor responsável pela disciplina.
6.6. A participação em regime especial não desobriga o
aluno de submeter-se ao processo avaliativo da disciplina.
6.7. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de
que o candidato conhece as exigências do presente Edital, das Resoluções
CONSEPE 81/2011 e 30/2012 e de que aceita as condições da Seleção, não podendo
invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
6.8. A inexatidão das declarações, as irregularidades
de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências
deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da
Seleção ou, se identificadas posteriormente serão anulados todos os atos e
efeitos decorrentes da sua inscrição.
Vitória da Conquista, 27 de junho de 2013.
JOSÉ LUIZ RECH - REITOR EM EXERCÍCIO
RESUMO DE EDITAIS – UESC
EDITAL UESC Nº 131 – Data: 26/06/2013 – ABERTURA DE
INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SISTEMAS AQUÁTICOS TROPICAIS. A Reitora da
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso das suas atribuições, torna
pública a abertura das inscrições para a seleção de alunos especiais para
disciplinas do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sistemas Aquáticos Tropicais.
A modalidade de ingresso como aluno especial permite ao profissional, portador
de diploma de curso superior, cursar disciplinas de pós-graduação (visando
aprofundar conhecimentos específicos), observada a existência de vaga e o
cumprimento das exigências constantes neste edital e nos regimentos específicos
do programa citado. As inscrições estão circunscritas às seguintes normas: 1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A seleção, cujas inscrições são abertas pelo
presente Edital, objetiva o preenchimento de vagas para alunos especiais, para
a disciplina apresentada no Anexo II, a ser oferecida no primeiro semestre de
2013, de 22 a 26 de julho de 2013. Podem candidatar-se os profissionais que
sejam portadores de diploma de curso de graduação plena nas áreas afins do
programa. A inscrição poderá ser feita diretamente pelos interessados ou por
procuração, no endereço citado no item 2, ou pelo serviço dos Correios, via
SEDEX ou equivalente, com data de chegada até o fim do período de inscrição e
somente será efetivada quando a documentação for recebida completa e de uma só
vez, conforme disposto no quadro abaixo. 2. DAS INSCRIÇÕES Período De 03 a 10
de julho de 2013 Horário Das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 16:00 horas
Local PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho Rodovia Jorge
Amado, Km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BA CEP: 45662-900 Programa de Pós-Graduação
em Sistemas Aquáticos Tropicais Documentação Formulário de inscrição preenchido
(disponível em Anexo I). Fotocópia do
diploma de curso de graduação plena e reconhecido, ou certidão, ou certificado
de conclusão ou de concluinte (no 2° semestre de 2012), de curso de graduação
plena e reconhecido. Fotocópia do Histórico Escolar do curso de graduação.
Curriculum vitae, no formato Lattes disponível no sítio do CNPq na Internet.
Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF. Fotocópia do Título de Eleitor.
3. DA SELEÇÃO 3.1. A seleção será realizada sob a coordenação do curso, com
base na análise do Curriculum vitae (peso 4), histórico escolar (peso 3) e
justificativa escrita do interesse do candidato (peso 3), considerando o número
de vagas disponíveis na disciplina. A entrega de documentação INCOMPLETA ou em
formato diferente do requerido implicará na desclassificação automática do
candidato. 3.2. A cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média
ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado, sendo exigida uma
média mínima de sete para aprovação. 3.3. Os candidatos aprovados serão
selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número
máximo de vagas disponível por disciplina. 3.4. Na hipótese de empate, será
classificado o candidato que obtiver a maior nota no Curriculum vitae;
prevalecendo o empate, será classificado o candidato que apresentar a maior
nota no histórico escolar. 4. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO 4.1. O
resultado do processo de seleção para a disciplina oferecida no primeiro
semestre será divulgado no dia 16 de julho de 2013 e estará disponível no site
da UESC: http://www.uesc.br/publicações/portarias 4.2. A documentação dos
candidatos não-selecionados, entregue no ato da inscrição, estará disponível
para devolução na secretaria do respectivo curso, até 30 dias após a data de
divulgação do resultado final; findo esse período, os documentos serão
incinerados. 5. DOS RECURSOS Após a divulgação do resultado final do processo
seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no
prazo máximo de dois dias úteis utilizando o formulário específico (Anexo IV).
O recurso sobre a homologação das inscrições terá prazo de 01 dia útil após a
divulgação. 6. DA MATRÍCULA 6.1 A matrícula deverá ocorrer na data, local e
horário indiciado no quadro abaixo: Data Dia 22 de julho de 2013 Horário De
09h00min às 12h00min e de 13h30min às 15h30min Local Secretaria do PPGSAT –
Pavilhão Max de Menezes, 1º andar, sala 1 EA 6.2 O não comparecimento para
matrícula incorrerá na perda da vaga. (OS ANEXOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO SÍTIO DA
UNIVERSIDADE: http://www.uesc.br).
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