1 de julho de 2013

MATRICULA ESPECIAL - UESB

EDITAL Nº. 137/2013
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.o 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), nível mestrado acadêmico, com área de concentração em “Ensino de Ciências e Matemática”, no Campus Universitário de Jequié, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e 035/2010 do CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias 03 a 05 de julho de 2013 e acontecerão exclusivamente pelo e-mail: ecfp@uesb.edu.br até as 24 horas da referida data.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se profissionais com diploma ou certificado de conclusão de curso superior nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar ao e-mail os seguintes documentos em PDF:
a) cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes – CNPq);
b) cópia do histórico de graduação.
1.4. DO NÚMERO DE VAGAS
1.4.1. Cada candidato poderá se inscrever apenas em uma disciplina, entre aquelas constantes da tabela abaixo:
Disciplina

Carga horária

Vagas
Análise de Dados Qualitativos


30h

Até 06 vagas
Pesquisa e Formação
de Professores de Ciências e Matemática

60h

Até 06 vagas
Desenvolvimento profissional de professores de Ciências e
Matemática

30h

Até 06 vagas
Estratégias para o ensino de Botânica

30h

Até 06 vagas
Tendências da Pesquisa em Educação Matemática

30h

Até 06 vagas

1.4.2. A disciplina Tendências da Pesquisa em Educação Matemática será ministrada no Campus de Vitória da Conquista.
1.4.3. Os horários das aulas serão divulgados oportunamente.
1.4.4. O candidato deverá indicar no e-mail a disciplina que pretende cursar.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado pelos professores de cada disciplina em etapa única e constará de análise do Histórico de Graduação e do Curriculum Lattes.
3. DO RESULTADO FINAL
O resultado da seleção será divulgado dia 16/07/2013, por meio do site da UESB e publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
4. DA MATRÍCULA
4.1. O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), nos dias 22 e 23/07/2013, na Secretaria Setorial de Cursos - Módulo Administrativo – UESB/Jequié-BA, devendo apresentar dos seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Secretaria Setorial de Cursos);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (original e cópia);
d) Histórico de Graduação (original e cópia);
e) Carteira de Identidade, C.P.F., Carteira de reservista (original e cópia);
f) Título de Eleitor e Comprovante de votação nas últimas eleições (original e cópia);
g) 02 (duas) fotos 3x4.
4.2. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e ingresso no curso.
5. DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início no dia 05 de agosto de 2013.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O discente especial poderá cursar no máximo uma disciplina por semestre, totalizando 02 (duas) disciplinas no total, observando o Regimento do PPG-ECFP (Resolução CONSEPE 035/2010).
6.2. São considerados alunos especiais aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas do Programa, e que, portanto, não estão vinculados diretamente ao PPG-ECFP; ou que estejam vinculados a outros programas de pós-graduação que conduzam ao grau de mestre.
6.3. A aceitação do aluno especial fica a critério do Colegiado de Curso, em anuência com o docente responsável pela disciplina.
6.4. Os alunos especiais farão jus a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Secretaria de Curso, com anuência da PPG/UESB.
6.5. Os critérios de avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade em disciplinas cumpridas pelo aluno especial são os mesmos adotados para os alunos regulares do Programa.
6.6. A participação em regime especial não desobriga o aluno de submeter-se ao processo de seleção para o efetivo ingresso no Programa.
6.7. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
6.8. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
6.9. Quaisquer informações poderão ser obtidas no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), do Departamento de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Jequié, através do telefone (73) 3528-9600 – Ramal: 9647, e-mail: ecfp@uesb.edu.br, sites: www.uesb.br e www.uesb.br/ppgecfp/index.php.
Vitória da Conquista, 27 de junho de 2013.
JOSÉ LUIZ RECH - REITOR EM EXERCÍCIO

EDITAL Nº. 138/2013
O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos especiais no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), nível mestrado acadêmico, com área de concentração em Educação, no Campus Universitário de Vitória da Conquista, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando as Resoluções 81/2011 e 30/2012 do CONSEPE.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições para alunos especiais ocorrerão nos dias 03 e 04 de julho de 2013, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, no horário das 14:00 às 17:00 horas, podendo as informações serem obtidas, por meio do telefone (77) 3424-8703 ou pelo e-mail: ppged@uesb.edu.br.
1.2. PÚBLICO-ALVO
Podem candidatar-se profissionais com diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, em qualquer área.
1.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar:
a) Cópia do currículo Lattes (Plataforma Lattes – CNPq);
b) Cópia do histórico de graduação;
c) Diploma de nível superior ou atestado de conclusão do Curso;
d) Carta de exposição de motivos (1 a 3 páginas);
e) Ficha de inscrição (disponível na Secretaria do Programa);
f) Carta do Orientador, para alunos de outros Programas.
1.4. DO NÚMERO DE VAGAS
1.4.1. Cada candidato poderá se inscrever, no máximo, em 02 (duas) disciplinas, dentre aquelas constantes da tabela abaixo:
DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

VAGAS

Seminário Temático (com ênfase em Método em Immanuel Kant e Pierre Bourdieu)

30

5

Seminário temático (com ênfase em Relações Etnicorraciais e Educação)

30

5

Seminário Temático (com ênfase em Saberes Experienciais)

30

5

Tópicos de História da Educação Brasileira

30

5


1.4.2. Das vagas existentes, 04 (quatro) são destinadas aos discentes de outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo uma vaga por disciplina. O candidato deve especificar, no ato de inscrição, que deseja concorrer como aluno de outro Programa. Caso não haja candidatos com esse perfil, as vagas serão destinadas aos demais candidatos.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado, pelos professores de cada disciplina, em etapa única e constará da análise do Histórico de Graduação, do Curriculum Lattes e da Carta de Exposição de motivos.
3. DO RESULTADO FINAL
O resultado da seleção será divulgado até o dia 10/07/2013, por meio do Diário Oficial do Estado, site da UESB e afixado no mural do Programa.
4. DA MATRÍCULA
4.1. O candidato selecionado deverá matricular-se, pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida), no dia 12 de julho de 2013, na Secretaria Geral de Cursos – Módulo Acadêmico – UESB, Campus Universitário de Vitória da Conquista-BA, devendo apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (fornecido pela Secretaria Setorial de Cursos);
b) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
c) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (original e cópia);
d) Histórico de Graduação (original e cópia);
e) Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Reservista (original e cópia);
f) Título de Eleitor e comprovante de votação nas últimas eleições (original e cópia);
g) 02 (duas) fotos 3x4.
4.2. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula, no período estabelecido, perderá o direito à vaga e ingresso no curso.
5. DO INÍCIO DAS AULAS
As aulas terão início no dia 15 de julho de 2013.
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. O discente especial poderá cursar no máximo 04 (quatro) disciplinas optativas do fluxo curricular do Programa, sendo duas por semestre.
6.2. São considerados alunos especiais aqueles matriculados apenas em disciplinas optativas do Programa, e que, portanto, não estão vinculados  ao PPGED como alunos regulares.
6.3. A aceitação do aluno especial fica a critério do docente responsável pela disciplina.
6.4. Os alunos especiais farão jus a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Secretaria de Curso, com anuência do PPGED.
6.5. Os critérios de avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade em disciplinas cumpridas pelo aluno especial são os mesmos adotados para os alunos regulares do Programa, conforme apreciação pelo professor responsável pela disciplina.
6.6. A participação em regime especial não desobriga o aluno de submeter-se ao processo avaliativo da disciplina.
6.7. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital, das Resoluções CONSEPE 81/2011 e 30/2012 e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
6.8. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente serão anulados todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
Vitória da Conquista, 27 de junho de 2013.
JOSÉ LUIZ RECH - REITOR EM EXERCÍCIO
 

RESUMO DE EDITAIS – UESC
EDITAL UESC Nº 131 – Data: 26/06/2013 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SISTEMAS AQUÁTICOS TROPICAIS. A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de alunos especiais para disciplinas do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sistemas Aquáticos Tropicais. A modalidade de ingresso como aluno especial permite ao profissional, portador de diploma de curso superior, cursar disciplinas de pós-graduação (visando aprofundar conhecimentos específicos), observada a existência de vaga e o cumprimento das exigências constantes neste edital e nos regimentos específicos do programa citado. As inscrições estão circunscritas às seguintes normas: 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de vagas para alunos especiais, para a disciplina apresentada no Anexo II, a ser oferecida no primeiro semestre de 2013, de 22 a 26 de julho de 2013. Podem candidatar-se os profissionais que sejam portadores de diploma de curso de graduação plena nas áreas afins do programa. A inscrição poderá ser feita diretamente pelos interessados ou por procuração, no endereço citado no item 2, ou pelo serviço dos Correios, via SEDEX ou equivalente, com data de chegada até o fim do período de inscrição e somente será efetivada quando a documentação for recebida completa e de uma só vez, conforme disposto no quadro abaixo. 2. DAS INSCRIÇÕES Período De 03 a 10 de julho de 2013 Horário Das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 16:00 horas Local PROTOCOLO GERAL da UESC - Térreo do Pavilhão Adonias Filho Rodovia Jorge Amado, Km 16 – Salobrinho – Ilhéus/BA CEP: 45662-900 Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais Documentação Formulário de inscrição preenchido (disponível em Anexo I).  Fotocópia do diploma de curso de graduação plena e reconhecido, ou certidão, ou certificado de conclusão ou de concluinte (no 2° semestre de 2012), de curso de graduação plena e reconhecido. Fotocópia do Histórico Escolar do curso de graduação. Curriculum vitae, no formato Lattes disponível no sítio do CNPq na Internet. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF. Fotocópia do Título de Eleitor. 3. DA SELEÇÃO 3.1. A seleção será realizada sob a coordenação do curso, com base na análise do Curriculum vitae (peso 4), histórico escolar (peso 3) e justificativa escrita do interesse do candidato (peso 3), considerando o número de vagas disponíveis na disciplina. A entrega de documentação INCOMPLETA ou em formato diferente do requerido implicará na desclassificação automática do candidato. 3.2. A cada candidato será atribuída uma nota correspondente à média ponderada dos pontos obtidos em cada parâmetro considerado, sendo exigida uma média mínima de sete para aprovação. 3.3. Os candidatos aprovados serão selecionados por ordem decrescente das médias obtidas, respeitando-se o número máximo de vagas disponível por disciplina. 3.4. Na hipótese de empate, será classificado o candidato que obtiver a maior nota no Curriculum vitae; prevalecendo o empate, será classificado o candidato que apresentar a maior nota no histórico escolar. 4. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO 4.1. O resultado do processo de seleção para a disciplina oferecida no primeiro semestre será divulgado no dia 16 de julho de 2013 e estará disponível no site da UESC: http://www.uesc.br/publicações/portarias 4.2. A documentação dos candidatos não-selecionados, entregue no ato da inscrição, estará disponível para devolução na secretaria do respectivo curso, até 30 dias após a data de divulgação do resultado final; findo esse período, os documentos serão incinerados. 5. DOS RECURSOS Após a divulgação do resultado final do processo seletivo, caso o candidato se julgue insatisfeito, poderá interpor recurso no prazo máximo de dois dias úteis utilizando o formulário específico (Anexo IV). O recurso sobre a homologação das inscrições terá prazo de 01 dia útil após a divulgação. 6. DA MATRÍCULA 6.1 A matrícula deverá ocorrer na data, local e horário indiciado no quadro abaixo: Data Dia 22 de julho de 2013 Horário De 09h00min às 12h00min e de 13h30min às 15h30min Local Secretaria do PPGSAT – Pavilhão Max de Menezes, 1º andar, sala 1 EA 6.2 O não comparecimento para matrícula incorrerá na perda da vaga. (OS ANEXOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO SÍTIO DA UNIVERSIDADE: http://www.uesc.br).

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