15 de fevereiro de 2012

Centros de pesquisa do ICMBio definem metas para 2012

Priscila Galvão priscila.galvao@icmbio.gov.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Brasília (13/02/2012) – Durante a reunião dos chefes dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), aberta nesta segunda (13), no auditório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília, a chefe do Cepam (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica), Liliam Patricia Pinto, anunciou para agosto deste ano a inauguração da sede do centro. Das 11 unidades de pesquisa do Instituto, o Cepam é a mais nova.“Em 2011, retomamos a construção da sede, que está prevista para ser inaugurada agora em 2012, provavelmente em agosto. Além disso, no ano passado, criamos a nossa identidade visual e formalizamos parcerias com outros centros, unidades de conservação e universidades.

Para este ano, já temos programados também sete projetos a serem submetidos à Diretoria de Biodiversidade na chamada 2012, duas oficinas de avaliação de peixes amazônicos e oficinas paralelas com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta)”, afirmou Liliam.Gestores de outros centros também fizeram uma avaliação positiva do trabalho do Instituto. O chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), Ronaldo Morato, disse que a sua equipe avançou bastante do ano passado para cá. “Em 2011 atingimos a meta de avaliar os carnívoros. Para 2012 e 2013 temos a meta de concluir a avaliação de todas as ordens de mamíferos de médio e grande porte”, afirmou.Ronaldo disse também que os Planos de Ação Nacionais (PAN), documentos que definem uma série de medidas de proteção para espécies ameaçadas, estão sendo cumpridos de acordo com o cronograma estabelecido. “Ano passado completamos o plano de ação da onça parda e demos início ao cachorro vinagre”, frisou.


A reunião dos chefes dos centros prossegue em Brasília até quarta-feira (15). O objetivo é fazer um balanço das atividades realizadas em 2011 e definir as metas para 2012. Nesta segunda, as apresentações dos chefes dos centros foram divididas em dois turnos, manhã e tarde. Na terça (14), será apresentado o regimento interno e, na quarta, os chefes voltam a fazer avaliações do trabalho.O diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, Marcelo Marcelino, participou da abertura do encontro e destacou o trabalho desenvolvido pelas chefias dos centros.


Comunicação ICMBio(61) 3341-9291

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores