10 de março de 2011

UFBA - EVENTOS E OUTROS

Politécnica seleciona Professor substituto de Saneamento

Incrições terminam no dia 11

A Escola Politécnica seleciona candidatos a Professor Substituto (20 horas) para a matéria de Saneamento - uma vaga. A seleção será no dia 15 de março com entrevista dos aprovados no dia 16. A matéria tem como componentes curriculares "Obras Hidráulicas" e "Instalações Hidráulicas Sanitárias e prediais". São exigidos Curriculum Vitae atualizado com cópia e comprovantes, cópia de documento de identidade e CPF, além de pagamento de taxa. As inscrições, iniciadas no dia 18 de fevereiro, terminam no próximo dia 11. Podem ser feitas na secretaria do DEA, 4o andar da Politécnica, na Cardeal da Silva. Mais informações: 71-3283-9780.


Citecs seleciona candidatos para vagas de pesquisador de nível superior

Bolsa da pesquisa terá duração de doze meses


O Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (Citecs) inscreve candidatos para seleção de bolsistas para as vagas de pesquisadores de nível superior. Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para o e-mail pecs@ufba.br, colocando na mensagem o título "Seleção de pesquisadores Citecs". As inscrições ficam abertas até o dia 18 de março. Os candidatos que tiverem o currículo selecionado realizarão uma avaliação escrita: elaboração de um texto acadêmico, com no máximo 30 linhas, sobre um tema na área de Gestão, Avaliação de Tecnologias e Inovação em Saúde. Os candidatos aprovados na avaliação escrita participarão de entrevista. As datas da avaliação escrita e da entrevista serão informadas por e-mail. A bolsa de pesquisa terá a duração de 12 meses.
Os interessado devem observar os seguintes pré-requisitos: possuir graduação nas áreas de ciências econômicas, sociais, da saúde ou administração; possuir título de mestrado, para as vagas de pesquisador, nas referidas áreas – caso o curso tenha sido realizado no exterior, deverá ser reconhecido pela Capes; ter sido autor e/ou co-autor de no mínimo dois artigos científicos publicados nos últimos três anos nas referidas áreas; possuir alguma experiência comprovada em pesquisa e/ou ensino no campo da saúde coletiva; habilidade no trato interpessoal, facilidade para lidar com pesquisadores, professores, funcionários e alunos; disponibilidade de dedicação integral; não possuir vínculo empregatício; e não ser beneficiário de outra bolsa.
Os bolsistas terão estas atribuições básicas: auxiliar na construção, execução e desenvolvimento dos projetos de pesquisa na área de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde; realizar levantamento em bancos de dados (artigos, patentes, entre outros); redigir relatórios e manuscritos científicos para publicação; preparar apresentações dos projetos e seus resultados para eventos científicos; participar de projetos de cooperação técnica com instituições públicas e redes de pesquisa; e atuar em atividades práticas de ensino presencial e a distância.



Docente da UnB faz palestra no Instituto de Química

“Uma abordagem contextualizada do ensino de Química por meio do livro Química e Sociedade” é o título da palestra que o Prof. Wildson Luiz Pereira dos Santos profere no dia 18 de março na Sala 217 do Instituto de Química da UFBA (Campus de Ondina), às 8h. Wildson Santos é docente do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB.

ISC lança editais para contratar professores substitutos


Informações completas estão em www.isc.ufba.br

O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ICS) lançou dois editais para contratação de professores substitutos no Departamento de Saúde Coletiva I. O primeiro deles oferece uma vaga para a matéria Epidemiologia e o outro dispõe duas vagas para as disciplinas Saúde Coletiva e Saúde Coletiva com Concentração em Ciências Sociais em Saúde. O processo seletivo será realizado por Banca Examinadora devidamente designada em reunião do Departamento de Saúde Coletiva I. As inscrições ficam abertas até o dia 18 de março, das 10 às 17h. O candidato deve requerer sua inscrição na secretaria do citado departamento (prédio do ISC, no Campus do Canela), bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$20,00 (vinte reais). O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de Guia de Recolhimento da União (GRU – simples), a ser obtida no site www.supac.ufba.br. Os editais estão publicado no site www.isc.ufba.br.


Reunião discutirá articulação de ações no Semiárido

Evento visa preparar seminário sobre a região

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ações Integrados no Semiárido da UFBA (NIEAIS), convida pesquisadores e extensionistas com atuação no semiárido baiano para uma reunião, que será realizada no dia 30 de março, das 17h às 19h, no Instituto de Letras, Ondina. O evento tem como objetivo, discutir e formatar proposta de realização de Seminário sobre o Semiárido, programa previsto para a segunda quinzena de maio próximo. Esse Semiário visa a articulação das intervenções da UFBA assim como elaborar e propor subsídios para definição de políticas públicas do governo do Estado da Bahia, de outros órgãos municipais e federais para o semiárido.

Inicialmente, o grupo de pesquisa NIEAIS apresenta, sob o lema SEGURANÇA ALIMENTAR E SUSTENTABILIDADE, os seguintes tópicos:

1. Educação Contextualizada e à Distância e Formação de Agentes Locais

2. Cultura, Expressões Artísticas Populares e Expressões Identitárias

3. Agricultura Familiar de Sequeiro e Irrigada:

4. Remuneração da Multifuncionalidade da Agricultura Familiar

5. Criação Animal

6. Dessedentação e Alimentação Animal

7. Processamento e Conservação de Alimentos

8. Bioma Caatinga

9. Princípios Ativos de Espécies da Caatinga

10. Recursos Hídricos

11. Energias Alternativas

12. Tecnologias Sociais e Ambientais

13. Culinária

14. Turismo

15. Rede Semiárido.

Os contatos devem ser feitos pelo e-mail semiarido@ufba.br dirigidos ao prof. Aurélio Lacerda, coordenador do NIEAIS.


Edital 2011 dos programas de extensão universitária vai ser lançado no proximo dia 11


Propostas devem ser enviadas até 11 de abril

No próximo dia 11 de março será lançado edital para o desenvolvimento de Programas e Projetos de extensão universitária, pelo Ministério da Educação, por intermédio da SESu/DIFES, e em parceria com os ministérios da Cultura, da Pesca e Aqüicultura, Saúde, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, do Trabalho e Emprego e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

O PROEXT 2011 será um instrumento que abrangerá programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Os projetos e linhas temáticas deverão se enquadrar em uma das dez linhas temáticas: Educação Cultura e Arte Pesca artesanal e aqüicultura familiar Promoção da Saúde Desenvolvimento Urbano Desenvolvimento Agrário Redução das desigualdades sociais e promoção da inclusão produtiva Geração de Trabalho e Renda por meio da Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro Garantia de Direitos das Mulheres em situação de violência e

Acesso aos serviços da rede de atendimento às Mulheres As propostas deverão ser elaboradas via Internet pelo SIGPROJ - disponibilizado no endereço http://sigproj.mec.gov.br O PROEXT 2011 - MEC/SESu terá vigência até 31/12/2012, sendo que o prazo de execução dos programas e projetos será de, no máximo, 12 meses. O formulário para submissão de propostas estará disponivel no site http://sigproj.mec.gov.br a partir de 11 de março. O prazo para submissão de propostas é 11 de abril.


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